Saúde feminina e o trabalho

Saúde feminina e o trabalho: saiba organizar seu tempo

Sua vida é corrida e você precisa saber o que fazer para não ter sua saúde prejudicada. Fique tranquila, neste artigo vou falar um pouco sobre saúde feminina e o trabalho.

Então, não deixe de ler este artigo na íntegra, pois tenho além de falar sobre sua saúde, e ainda te ajudar a planejar melhor o seu tempo.

Sei que toda mulher não pára um minuto, e que nosso dia deveria ter não ter apenas 24 horas, mas sim, 48 horas, pois fazemos coisas além do normal.

E pensando em tudo isso, separei informações importantes para que seu dia seja o menos estressado possível.

E se você, por algum motivo perdeu seu emprego, ou quer ganhar uma renda extra trabalhando em casa, saiba que existem várias opções para trabalhar online da sua casa.     

Alguns exemplos são trabalhar como Afiliada Digital, Assistente Virtual, Redatora, Social Media e até mesmo fazer seu próprio curso online.

Mas nunca se esqueça de que, para trabalhar, mesmo que de casa, e ter uma vida saudável, você precisa ser extremamente regrada, e seguir à risca todos os horários que trabalharia fora.

PLANEJAMENTO DO TEMPO E A SAÚDE FEMININA E O TRABALHO

Para isso, você precisa organizar seu tempo, e saber até aonde pode chegar.

Separei alguns pontos, que podem te ajudar a montar seu planejamento de uma forma assertiva e que poderão lhe ajudar muito para sua saúde.

  • COLOQUE NO PAPEL TODAS AS OBRIGAÇÕES DO DIA, E ISSO INCLUI ACORDAR, TOMAR BANHO, PREPARAR O LANCHE DOS FILHOS E TUDO MAIS – é importante que coloque tudo mesmo que precisa ser feito durante o dia. Em alguns casos, você vai descobrir que tem tempo sobrando e que por falta de organização não conseguia finalizar.
  • DETERMINE PRIORIDADES – isto é muito importante, pois em algum momento de nossas vidas acabamos seguindo rumos, ou fazendo escolhas que acreditamos ser prioridades, mas que quando avaliadas, percebemos, que existem outras coisas mais importantes.
  • ESCOLHA O QUE PODE SER DIVIDIDO COM AS PESSOAS A SUA VOLTA – se você tem um companheiro, filhos, pode dividir suas obrigações. Por exemplo, os filhos dependendo da idade, podem ajudar a guardar os brinquedos.
  • COLOQUE LIMITES EM OBRIGAÇÕES QUE NÃO SÃO SUAS – às vezes pegamos obrigações que podem ser delegadas, mas que acabamos fazendo por acreditar que não farão como nós. Entenda que as pessoas precisam fazer cada uma a sua obrigação.
  • APRENDA A DIZER NÃO – isso mesmo, dizer não, e por não saber dizer não, acabamos nos responsabilizamos por coisas que não é nossa obrigação, e isso causa um estresse e uma instabilidade em nossa saúde desnecessária.
  • SE NECESSÁRIO, COLOQUE UM CELULAR PARA DESLIGAR – talvez no começo seja difícil de seguir pontualmente os horários, então, coloque seu celular para despertar, e coloque limite em suas atitudes, para que não se sobrecarregue em uma determinada função e deixe outra para depois.

E consequentemente ficando estressada por não conseguir fazer oque precisa ser feito.

Depois de tudo isso separado, crie uma planilha que preencha tudo certinho, imprima e deixe em um local que poderá ver com frequência.

Se necessário, pinte de tons diferentes as atividades de trabalho e as atividades pessoais, visualmente ficaria algo bem mais claro para seguir no seu dia a dia.

Mas ainda assim, existe um vilão que causa um problema na saúde feminina, e eu vou te contar agora.

CONHEÇA O VERDADEIRO VILÃO – ESTRESSE

Isso mesmo, o estresse, pois você mulher entende que precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Dar conta dos filhos, trabalhar fora, limpar casa, cuidar do marido, e tudo um pouco mais.

Enfim, precisamos ser super mulheres, e temos que dar conta de tudo.

E por não darmos conta, nos sentimos julgadas pela sociedade que aponta em querer que seja feito tudo de uma vez, e por tentar fazer tudo, acaba que a saúde fica lá embaixo, e o estresse bate na porta…

E eu separei algumas dicas importantes mas ao mesmo tempo simples, que poderão te auxiliar muito em evitar o estresse.

  1. Tente entender o que causa seu estresse – muitas pessoas acabam tendo que sair do local de trabalho e trocar radicalmente sua carreira, pensando apenas em sua saúde. Mas veja bem, às vezes seu caso é algo mais simples, pode ser apenas que esteja tendo alguma atitude que não esteja fazendo bem.
  2. Respeite seus limites – entenda que você é uma, e tem limites físicos e psicológicos que precisam ser respeitados.
  3. Aprenda a se conhecer – busque ajuda profissional e faça um teste comportamental se necessário.
  4. Não leve trabalho para casa – deixe o trabalho no local de trabalho, e ao bater o ponto, desligue o botão e ligue faltando apenas alguns minutos ao voltar no horário de trabalho.
  5. Separe o pessoal do profissional – te complementa o de cima. Tente não misturar as suas atividades com as da sua vida profissional.
  6. Planeje suas atividades – use e abuse de agendas, elas ajudam muito.
  7. Faça algum tipo de exercício, uma aula de dança, artesanato ou algo assim – isso mesmo, isso faz com que nosso foco seja outro por algum determinado momento, além de nos fazer bem para a saúde, o estresse vai embora.
  8. Procure sorrir, tente olhar tudo com outros olhos – uma cara fechada atrai mais ainda olhares fechados e maldosos. De um bom dia, mesmo que as pessoas não o respondam, pense que fará bem a você.
  9. Aprenda a dormir melhor – cientificamente dormir é muito bom, e precisa ser respeitado, uma pessoa normalmente precisa dormir oito horas por noite.
  10. Tente não pegar o celular sempre – o celular é algo que nos tira a atenção, e acaba fazendo com que a gente perca o foco rapidamente, tente então, deixar o celular de lado pelo o menos um pouquinho, e aproveite a companhia da pessoa que esta ao seu lado.

Tenho certeza de que com todas estas dicas você poderá ter uma vida mais saudável, e assim, conseguirá colocar tudo que precisa em prática, sem se perder nas tarefas diárias fazendo tudo que for preciso.

Este artigo, mudará sua vida profissional e pessoal, e sua saúde com seu trabalho andarão lado a lado, sem criarem um estresse em sua vida.