Como Planejar Uma Viagem Com Crianças Sem Complicações

Fazer uma viagem com crianças é uma grande experiência, porém, para muitos pais/responsáveis, planejá-la é um verdadeiro desafio.

Por isso, pensando nesse contexto que nós produzimos o artigo de hoje! Nele, você irá conferir os principais pontos para avaliar e considerar ao planejar uma viagem com crianças.

Planejar Uma Viagem Com Crianças

Então, acomode-se na cadeira (ou onde estiver sentado) e vamos as informações!

*A maioria das dicas serve para crianças dos 3 aos 12 anos.

Pontos importantes ao planejar uma viagem com crianças

Orçamento

O primeiro e principal ponto para você levar em consideração ao planejar uma viagem com crianças é o orçamento.

Isso porque, você e sua família precisam escolher um destino que caiba no bolso e claro, que proporcione momentos incríveis, de muito entretenimento, aprendizado e diversão.

Sendo assim, antes de fazer qualquer reserva ou compra referente a viagem, estabeleça um orçamento para ela.

Coloque todos os possíveis gastos que vocês vão ter e não esqueça de separar uma quantia extra para imprevistos/emergências, pois, como sabemos, elas podem acontecer.

Dessa forma, a partir disso, vocês já podem seguir para o próximo item.

Destino

Ok, vocês estabeleceram um orçamento para a viagem. Agora é hora de começar a pesquisar e avaliar os possíveis destinos.

E para isso, é importante considerar se será um destino nacional ou internacional, quantos dias vocês ficarão nele, se há passeios, atrações e lugares que as crianças vão gostar e claro, se está de acordo com o orçamento de vocês.

Tenha em mente que vocês precisam escolher um destino que agrade tanto vocês (pais/responsáveis) quanto a criançada.

Uma viagem em família deve ser pensada para que todos possam aproveitar.

Passeios, atrações e atividades

Após vocês terem definido o orçamento e escolhido o destino, chegou o momento de fazer pesquisas para encontrar os melhores passeios, atrações e atividades disponíveis no destino.

Vejam, juntos, quais lugares mais valem a pena conhecer e, ao fazerem isso, vão anotando em um papel ou no computador para partirem para o próximo ponto…

Roteiro

Montar um roteiro ao planejar uma viagem com crianças é fundamental, isso porque, ele é um item de suma importância para que vocês possam se organizar e se guiar quando estiverem no destino.

Portanto, não deixem de fazer um bom roteiro para a viagem de vocês, de maneira bem pensada e realista para que vocês possam segui-lo sem complicações.

E para isso, é importante que vocês o dividam em períodos: manhã, tarde e a noite, e também que anotem todos os horários de funcionamento, bem como os endereços.

Assim, vocês já ficam bem informados e evitam surpresas desagradáveis.

Alimentação

Tanto em uma viagem de carro quanto em uma viagem de avião para outro país, a alimentação é um ponto essencial para se preocupar.

Sendo assim, sempre que for sair para um passeio, para visitar algum lugar, etc., tenha sempre na mochila alguns lanchinhos, bolachas, biscoitos, frutas, entre outros alimentos e, claro, água ou suco para ninguém ficar com sede.

Além disso, quando forem comer em um restaurante, em um lugar novo, tenha cuidado para que as crianças não comam algo “muito diferente” ou que possa não cair muito bem depois, pois, caso contrário, vocês precisarão do item a seguir.

Kit de medicamentos

Em qualquer viagem, as crianças podem adoecer, comer algo que não faz bem para o organismo ou cair, ralar o joelho e se machucar.

Por isso, ao fazer uma viagem com crianças, tenha sempre um kit de medicamentos e alguns curativos, para caso haja necessidade.

Hospedagem

Se você e sua família pretendem ficar em um lugar que tenha uma cara mais de lar e que seja mais tranquilo/reservado, o recomendado é que vocês aluguem uma casa ou um apartamento para se hospedar.

Porém, se vocês não se preocupam tanto com isso e querem um lugar mais destinado a turistas e que tenha um contato maior com outras pessoas, vocês podem ficar, por exemplo, em um hotel ou em um resort.

Lembrem-se sempre de avaliar isso juntos para encontrar a hospedagem que mais atende a vontade/necessidade de vocês.

E quando forem fazer essa pesquisa, não deixem de conferir os comentários e avaliações de outros hóspedes. Assim, vocês já podem ter uma boa noção sobre o lugar.

Transporte

Por conta da comodidade e praticidade, muitas famílias preferem alugar um carro quando vão viajar. Porém, há quem use os serviços de um Uber ou táxi também.

Por isso, quando estiver planejando a sua viagem com crianças, veja qual é a melhor maneira para se locomover no destino.

De repente, até mesmo o transporte público pode ser uma alternativa.

Estacionamento

Muitas famílias, por conta da quantidade de pessoas e também por conta da comodidade, preferem ir com o próprio veículo até o aeroporto no dia da viagem.

E para garantir mais tranquilidade neste aspecto, é fundamental que antes seja reservada uma vaga em um estacionamento, seja ele o do aeroporto ou algum que fica bem próximo.

Isso porque, é muito mais seguro deixar o seu carro em um local desses do que na rua.

Então, por exemplo, se você é de São Paulo, antes de viajar pesquise por um estacionamento aeroporto de Guarulhos e reserve uma vaga para o seu veículo, ok?

Cuidado redobrado

Por fim, uma dica básica, mas que é muito importante: em qualquer lugar que vocês estiverem ou que vocês forem no destino, mantenha sempre a atenção nas crianças.

Isso porque, nessa fase da vida, é comum que elas corram para lá e para cá, mexam onde não devem e assim por diante.

Portanto, para evitar qualquer problema ou prejuízo, jamais se descuide delas. Mantenha-as sempre por perto.

Ah! E quando for viajar, seja para um destino nacional ou internacional, não esqueça de levar toda a documentação necessária, tanto sua quanto das crianças.

Esperamos que as dicas e informações apresentadas neste artigo tenham sido úteis para você. Até a próxima!

Postagem Anterior Próxima Postagem