Conheça as vantagens de cuidar da criança em casa em relação à uma creche

Um dos momentos mais complicados para pais e mães é o momento de deixar os seus filhos aos cuidados de terceiros, o que acontece quando eles precisam trabalhar fora de suas casas.    

Assim, é necessário muito cuidado para que os pais ou responsáveis possam escolher da forma certa no momento em que precisam adequar a rotina deles de trabalho com a educação dos seus filhos.

O ato de cuidar de uma criança em casa envolve diversos fatores, como dar amor, saber quando colocar limites e ainda educar, o que pode ser feito com maestria e muito melhor do que deixando o filho em uma creche.

Trabalhar fora ou cuidar das crianças em casa?

Quando acaba a licença maternidade ou a licença paternidade, então existe uma enorme angústia por parte dos pais ao separar-se do bebê, que ainda é bastante pequeno.

É nesse momento que costumam surgir diversas perguntas na cabeça deles que precisam trabalhar fora, mas que ao mesmo tempo não desejam deixar os seus filhos aos cuidados de uma creche.

Há algumas alternativas, como é o caso da contratação de uma babá ou mesmo deixar os filhos em casa com os avós, ou ainda optar pelo home office.

Os pais precisam, então, fazer aquela escolha que seja a melhor para os seus filhos, garantindo que eles estão sendo protegidos, educados e amados, e que ao mesmo tempo, isso não irá interferir na rotina de trabalho.

Deixar o filho ao cuidado das avós

Uma das opções é deixar os filhos com as avós, pois os pais e as mães costumam confiar cegamente em suas mães, e já há um dito popular que diz que a “avó é mãe duas vezes”.

As avós são cheias de sabedoria, muito pacientes e possuem a dose certa para fazer muito bem às crianças, mas que também sabem ser firmes quando preciso.

A questão é que muitas vezes as avós também trabalham, e o que fazer quando isso acontece?

Procurar uma babá para cuidar do filho

A segunda opção é encontrar uma babá que seja de confiança para então cuidar dos seus filhos, mas essa não é uma tarefa fácil.

Não pode ser a babá alguém que tenha uma aparência muito rígida, muito menos que seja descuidada.

Ela deve ter suficiente maturidade para estar educando e cuidando das crianças com alegria, mas não podem ser manipuladas por elas e nem destratá-las.

Assim, é preciso uma busca mais aprofundada para achar uma boa babá para os seus filhos pequenos.

Trabalhar em casa adequando as agendas

A última opção é trabalhar de casa e já há diversas funções que permitem que se trabalhe com home office, adequando então o trabalho com os cuidados com os pequenos.

Casa um dos pais tenha condições, ou ainda os dois, é possível adequar as agendas para que cada um possa ficar um dia com o bebê ou mesmo um deles trabalhe totalmente de casa, enquanto o outro sai.

Trabalhando de casa

Por último, uma opção é a mãe ou o pai abrir mão de trabalhar fora de casa e dividir o espaço do trabalho com o da família dentro de casa.

Para isso, torna-se muito importante organizar os horários de trabalho, para que eles não choquem com as horas que são mais ativas dos filhos, nas quais eles necessitam de 100% de atenção.

Além disso, é preciso preparar bem a casa para trazer maior segurança, conforto e aconchego para as crianças, como usar grades de proteção nos locais mais perigosos ou ainda protetores de tomada.

Durante o período da tarde, quando as crianças estão dormindo, o melhor a se fazer é estar colocando o trabalho em dia, jamais esquecendo de que quando os pequenos estão acordados, é hora de aprendizado, brincadeira e testar novas experiências.

Você deve lembrar que abriu mão de trabalhar fora de casa para proporcionar tudo isso aos seus filhos, então não adianta ficar em com elas se não acompanha, dia a dia, o crescimento deles e não participa ativamente desse período, o que é um problema, não há dúvidas.

você pode gostar também