Data Driven veja como os dados podem ajudar as mulheres empreendedoras

Data Driven: veja como os dados podem ajudar as mulheres empreendedoras

Você já conhece o Data Driven? Veja como essa estratégia baseada em dados pode beneficiar o negócio das empreendedoras.

Pessoas que trabalham e têm contato com o marketing no seu dia a dia, sabem o quanto os dados são importantes. Eles são fundamentais para fazer análises, realizar planejamentos e executar ações. E, para isso, surgiu o Data Driven.

Para você entender melhor sobre essa nova tendência mundial, preparamos esta matéria exclusiva, com foco em vocês, mulheres empreendedoras.

Então, continue a leitura para entender mais!

O que é Data Driven?

O Data Driven é uma estratégia de marketing orientada a dados. Sendo assim, com ela, você pode obter informações, projeções e tendências.

Esses dados são gerados pela empresa ou pelo mercado. Então, você pode usar as informações como base para o objetivo de melhorar o desempenho de suas campanhas, planejamentos e o crescimento do seu negócio.

Para que serve o Data Driven?

O Data Driven, em sua tradução literal, significa “orientado a dados”. Ou seja, as estratégias e decisões tomadas são embasadas em dados científicos, e não, na base do achismo.

Sendo assim, podemos dizer que sua função é reduzir os erros. Você pode evitar o desperdício da verba investida no marketing, com o estudo dos padrões das tendências e ser mais preciso nas estratégias e ações.

Com base em pesquisas, foi provado que as empresas possuem um aumento de 10 a 20% em seu ROI (retorno sobre investimento), após começarem a usar o Data Driven.

Quais são os benefícios do Data Driven?

Os benefícios do Data Driven costumam ser bem atrativos, porque segmentam seu público de maneira correta, controlam melhor sua verba e os dados que podem ser captados.

Então, confira agora, alguns benefícios do Data Driven:

Segmentação do seu público

Um dos melhores benefícios do Data Driven, é a melhora na segmentação do seu público.

Com a análise correta dos dados, as empresas conseguem conhecer melhor seus consumidores. O horário que mais acessa a internet e qual canal em específico.

Com isso, você pode ter mais efetividade nas suas ações de marketing.

Conteúdos que são relevantes

Os conteúdos relevantes são cada vez mais importantes para as campanhas de marketing. Ainda mais, em um mercado tão competitivo como o que vivemos hoje em dia.

Dessa forma, com o Data Driven e a coleta de dados, você consegue identificar os conteúdos que são relevantes ou não para o seu público.

Existem ferramentas que monitoram a conduta dos usuários nas redes sociais, além de armazenarem informações.

Ou seja, você pode analisar quais são os conteúdos mais relevantes naquele momento para o seu público. Mas, lembre-se de que eles são variáveis, seja de pessoa para pessoa ou de tempos em tempos.

Sendo assim, procure sempre se atualizar e estar por dentro das tendências atuais.

Testes A/B

Com os Testes A/B você também tem mais precisão nas suas estratégias de marketing.

Essa ação é bastante usada no marketing e nas redes sociais. Ela permite que você faça dois testes, mudando só uma variável. Dessa forma, você consegue avaliar qual gerou melhor resultado.

Com o Data Driven, você consegue fazer os testes sem suposições, e sim, com dados assertivos, diminuindo as chances de erro. Opte por lançar conteúdos em redes sociais distintas, usando diferentes textos e horários para serem lançados.

Após algum tempo, verifique os resultados. Quais geraram mais cliques, mais conversões, likes, entre outras coisas. Sendo assim, a partir daí, passe a usar o método que obteve melhores resultados.

Melhor experiência do consumidor

Com a ajuda do Data Driven, você pode melhorar a experiência do consumidor quando entra em contato com seu negócio. Com a coleta de dados, você consegue ter acesso às taxas de rejeição e de conversão.

Sendo assim, é possível corrigir os erros cometidos, a fim de melhorar e otimizar a experiência de todos os seus consumidores.

Além disso, o impacto no número de retenção e de atração de clientes é alto.

Como aplicar esse método na sua empresa?

Para você aplicar o Data Driven na sua empresa e ter todos esses resultados que foram citados aqui, é preciso de profissionais adequados e qualificados.

Eles saberão como coletar esses dados, como analisá-los, e trabalhar com precisão. Apesar de parecer fácil realizar esse trabalho, não é.

As ferramentas corretas precisam ser usadas. Leads serem criados, clientes mantidos, novos consumidores conquistados, e todos precisam ser bem tratados.

Agências Especializadas

Com uma agência especializada, você terá a garantia de que o trabalho com o Data Driven será feito da maneira mais adequada possível.

Elas têm profissionais preparados e com experiência no ramo. Mas, procure por uma agência séria.

Além disso, lembre-se de que essa estratégia é o futuro dos negócios e, quanto mais cedo você adotá-la, melhor será para seu negócio.

Este texto foi escrito pela agência Beatz, uma agência Localizada na Região Metropolitana de Campinas que atua com o Marketing Digital.

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