Descubra como o seu sorriso afeta na sua autoestima

O cuidado com a estética dos dentes é muito importante para manter a boa autoestima. Isso não é por menos, afinal, muitas pessoas consideram que os dentes e o sorriso são o cartão de visita para bons relacionamentos.

Por isso o sorriso e autoestima estão diretamente relacionados.

Para isso, existem muitas formas de poder cuidar dos dentes, como a higienização periódica e até mesmo recorrer ao que chamamos de procedimentos odontológicos estéticos, que são variados, como a lente de contato dental, aparelho ortodôntico, entre outros.

No presente artigo entenderemos a relação entre autoestima e cuidado com os dentes, além de falar sobre alguns procedimentos odontológicos que podem ser feitos e que aumentam de forma considerável a qualidade do sorriso.

Sorriso, saúde bucal e autoestima

Quem possui alguma disfunção na boca e no sorriso quase sempre possui alguma restrição/receio quanto a sorrir e até mesmo socializar, e assim a autoestima e a visão de si acabam sendo prejudicadas.

Segundo o estudo da Universidade Federal de Goiás, a UFG, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que tinha como objetivo identificar os aspectos da beleza, estima-se que 40% da beleza corresponde exclusivamente ao sorriso.

Ter um sorriso bonito não está apenas condicionado a ter um dente branco ou alinhado, muitas vezes é preciso realizar os cuidados adequados para a manutenção da saúde bucal e até a recorrer aos tratamentos como com os famosos aparelho dental invisível.

Assim, o sorriso também corresponde às gengivas saudáveis, língua limpa, entre outros aspectos que podem ser conseguidos com uma boa higienização.

Quando a pessoa possui uma boa saúde bucal, esta tem mais confiança na sua própria imagem, e com isso sorri mais, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e se sente mais feliz, além de servir como uma válvula de escape para o estresse.

Isso permite que o corpo tenha maior produção de serotonina e endorfina, o que garante uma maior disposição, foco e sensação de bem-estar.

Por isso investir na higienização cotidiana, boas práticas diárias e até mesmo em procedimentos estéticos odontológicos como o clareamento dental é necessário para uma maior autoestima para enfrentar a vida.

Agora que compreendemos a relação entre saúde bucal e autoestima, abordaremos alguns procedimentos estéticos que podem ser feitos e que ajudam de forma significativa a melhorar o sorriso e seu impacto na autoestima e na confiança, bem como sobre quais são os problemas mais comuns e que afetam a estética do sorriso.

Os problemas bucais mais comuns

Alguns problemas bucais interferem mais na autoestima do que outros e, por isso, abaixo falaremos sobre quais são os problemas que mais afetam a estética dos dentes, o sorriso e que, consequentemente, interferem na autoestima.

1- Dentes amarelos

Um dos problemas que afetam consideravelmente a estética dos dentes é o amarelamento que pode ser causado por uma série de fatores, sendo as mais comuns a idade e o consumo exagerado de alimentos pigmentados como café, vinho, chá, além do tabagismo.

2- Dentes tortos

Os dentes tortos, também chamados encavalados, ou apinhados afetam de forma significativa a estética da boca e por conta disso impedem as pessoas de sorrir de forma mais adequada ou com tranquilidade.

São variados os fatores para os dentes desalinharam, como uma dentição maior do que o comum, espaço insuficiente ou mesmo o desenvolvimento de hábitos não saudáveis como:

  • Chupar os dedos;
  • Usar mamadeiras ou chupetas na infância;
  • Roer as unhas;
  • Morder objetos duros;
  • Forçar a língua contra os dentes.

No tópico abaixo abordaremos alguns procedimentos estéticos que podem ser feitos e que melhoram esses problemas bucais, como o uso do aparelho invisível.

Procedimentos estéticos odontológicos

Existem alguns procedimentos estéticos odontológicos que se relacionam de forma precisa com a aparência dos dentes. Abaixo abordaremos sobre alguns desses tratamentos.

1- Profilaxia

A profilaxia é uma limpeza profunda feita de forma periódica nos consultórios e que garante a higiene da boca e dentes mais bonitos e brancos, removendo placas que prejudicam a beleza e saúde dental.

Essa limpeza também retira tártaros e cuida de cáries, sendo fundamental para um sorriso bonito, maior autoestima e qualidade ao sorrir – sem receio ou incomodos.

2- Clareamento

O clareamento dental visa restaurar os tons do dente que ficaram amarelados ou escurecidos com o decorrer do tempo ou maus hábitos, conforme mencionado anteriormente.

O tratamento pode ser feito nos consultórios ou em sua forma caseira, com moldeira de silicone e substância clareadora.

Para atingir um resultado de qualidade, a condição dental será avaliada, bem como o melhor método de aplicação do tratamento.

3- Implante dentário

Já o implante dentário visa a recolocação de peças que representarão dentes perdidos, seja por meio de próteses de cerâmica ou porcelana, que são colocadas sob uma base de titânio.

Assim, vimos que a autoestima se relaciona diretamente com o sorriso e existem variadas formas de manter um sorriso bonito, proporcionando mais felicidade e bem-estar.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

você pode gostar também