Como saber se estou grávida: veja os primeiros sintomas

Como saber se estou grávida? Se estiver com essa dúvida, continue a leitura, vamos esclarecer isso para nunca mais ter essa dúvida.

Como saber se estou grávida

Estar grávida nem sempre é um acontecimento esperado, muitas mães e pais são pegos de surpresa nos mais diferentes momentos, mas ter uma relação sexual, mesmo com proteção como camisas e pílulas anticoncepcionais, é um risco de gravidez. Claro que ter um filho é um período lindo e encantador, mas nem sempre é o momento certo, por isso saber se você está ou não grávida é fundamental.

Mas como saber se estou grávida então? Nesse texto explicaremos alguns dos sintomas mais frequentes durante a gravidez, confira abaixo e tire de uma vez suas dúvidas!
 

Quais os principais sintomas da gravidez?


Se estás com a dúvida, como saber se estou grávida, saiba que a gravidez pode apresentar diferentes sintomas que podem não estar relacionados um ao outro.

Os sintomas podem ir de um simples enjoo até o aumento do desejo sexual ou surgimento de corrimentos diferentes. Veja abaixo os principais sintomas de quem está grávida:
 

Dor e sensibilidade nas mamas


Geralmente este sintoma é um dos primeiros que a mulher percebe, suas mamas crescem e incham um pouco, causando desconfortos e maior sensibilidade. Isso acontece porque as glândulas mamárias estão se desenvolvendo para proporcionar o leite materno, junto com as alterações hormonais que também ajudam nesse desenvolvimento.
 

Sensibilidade nas gengivas


Durante a gravidez o fluxo sanguíneo corporal da mulher aumenta muito, o que pode causar um inchaço nas gengivas. Esse inchaço provoca alta sensibilidade nessa região, o que resulta em dores e em casos mais extremos, infecções.
 

Amenorreia


Esse é sempre o primeiro sintoma notado pelas mulheres: a ausência de menstruação. Como a menstruação é a descamação do endométrio, um tecido de sustentação uterino, quando estamos grávidas ela não acontece. Isso acontece, pois quando se está grávida o feto fica alojado no útero e, portanto, não é possível descamar o endométrio.
 

Corrimento vaginal cor de rosa


É importante saber que quando estamos grávidas temos um fluxo maior de corrimento, na verdade, quanto mais o útero se expande mais a quantidade desse líquido viscoso. Geralmente o corrimento pode apresentar uma coloração rosa, indicando a entrada do espermatozoide no óvulo.

Vale ressaltar: essa coloração pode aparecer depois do ato sexual ou até em três dias, pois esse é o tempo de vida de um espermatozoide no útero feminino.
 

Corrimento branco


Assim como o corrimento rosa, o corrimento branco também é normal, mas ele pode acontecer durante todo o período da gestação. Ele é causado pelo aumento do nível de hormônio de progesterona, um nível geralmente mantido até o parto.
 

Espinhas e pele oleosa


Durante a gravidez é normal as alterações hormonais causarem grande parte dos sintomas, isso acontece com o aparecimento de espinhas e de uma pele oleosa. Esse sintoma acontece pelos altos níveis de dois hormônios: progesterona e estrogênio, responsáveis pelo cuidado e bem-estar do feto.

Contudo ele apresenta seus efeitos colaterais, causando aumento nas glândulas sebáceas e proporcionando uma pele mais deteriorada.
 

Cólica


Um sintoma extremamente comum é a cólica, a qual acontece principalmente pelo crescimento do útero durante o começo da gravidez. Mas mesmo depois de meses a cólica pode continuar e ficar mais forte, isso porque as alterações hormonais também causam esses desconfortos.
 

Inchaço abdominal e gases


Esse sintoma é mais comum e forte durantes os primeiros dois meses de gestação, porque é nesse período em que há um acúmulo de sangue concentrado no útero, causando um inchaço a mais. Mas o culpado pelos gases são, novamente, as alterações hormonais que relaxam a maioria dos músculos do corpo, incluindo o sistema digestivo e intestinal.

É importante ressaltar: esse relaxamento pode também acumular gases, o que traz como consequência o inchaço de novo.
 

Como saber se estou grávida observando o desejo sexual


Uma das maiores felicidades do casal na gravidez, com certeza, é esse sintoma, o desejo sexual aumenta exponencialmente nesse período. O primeiro motivo é pelo aumento do hormônio estrogênio no organismo feminino.

Mas esse desejo também pode ser estimulado pela melhor vascularização e desenvolvimento da vulva, o que confere mais lubrificação. O resultado é simples: mais excitação.
 

Mudança na aparência dos seios


Uma forma comum de responder a dúvida como saber se estou grávida é observando que durante a gestação a mudança nos seios é muito visível, eles ficam maiores, mais sensíveis e podem escurecer um pouco.

Novamente, o culpado são os hormônios, suas alterações no organismo estimulam o desenvolvimento tanto das glândulas quanto do órgão, o que não só pode como muda fisicamente.
 

Como saber se estou grávida pelos enjoos


Os enjoos também são sintomas mais comuns, geralmente mais fortes no período matinal. Isso acontece porque o hormônio HCG estimula uma área do cérebro que influencia diretamente nos enjoos, mas é necessário levar em consideração também que esse período é um momento de muito estresse e pressão, o que pode amplificar esse sintoma.

Os níveis de açúcar também são culpados, pois na gravidez eles tendem a diminuir, o que acarreta indiretamente nesse sintoma.
 

Vômitos e maior salivação


A maioria das pessoas afirma que os vômitos e o excesso de saliva são causados pelo estresse de uma gravidez. Claro que esse é um aspecto que influência, entretanto é o desenvolvimento da placenta que induz esse sintoma. Não é sem razão que os vômitos geralmente acontecem até os três meses de gestação, pois é exatamente o mesmo tempo de formação da placenta.
 

Aumento da frequência da urina


Claro que os hormônios também têm sua parcela de culpa nesse sintoma, suas alterações interferem diretamente na capacidade de armazenamento de urina. Contudo existe um fator mais importante: o crescimento do útero. Com o útero aumentando, ele pressiona fisicamente a bexiga, o que consequentemente resulta em menos capacidade de segurar o xixi.
 

Como confirmar a gravidez


Ter alguns desses sintomas pode, na maioria dos casos, representar uma gravidez, mas também pode mostrar outros problemas, como a falta de menstruação ser um problema de ovário policístico ou o corrimento branco ser propiciado por uma infecção por fungos. Então, como ter certeza de que estou grávida?

Simples, faça os testes à sua disposição. Primeiramente compre o teste de urina, acessível, fácil e ágil de fazer, simplesmente é necessário urinar em cima de um palito de plástico a sua primeira urina da manhã. Se o teste for negativo, não fique triste ou aliviado ainda, repita-o depois de 5 dias e confirme o resultado.

Se nos dois testes de urina o resultado foi positivo, é hora de ir a sua ginecologista e pedir o exame de sangue. Claro que o seu médico analisará seus sintomas e fará testes físicos como o teste de toque, para verificar a altura do colo do útero, mas é necessária uma confirmação concreta.

Portanto, é no exame de sangue o veredito final, pois é nele em quem é verificado o nível do HCG, um hormônio liberado pela placenta. Se estiver alto, parabéns, você está grávida!

Não se esqueça: durante toda a gravidez é necessário acompanhamento médico para assegurar o bem-estar dos envolvidos, acalmar os pais e claro, contar sobre informações essenciais sobre a maternidade. Ter um acompanhamento correto é o principal passo para um parto seguro e tranquilo.

Neste texto explicamos os sintomas mais comuns durante a gravidez, respondemos a dúvida frequente, como saber se estou grávida, como a ausência de menstruação, mudança nos seios e até sintomas secundários como corrimentos anormais e o aumento do desejo sexual.

Explicamos depois que para de fato confirmar a gravidez é necessário fazer um exame de urina e de sangue.

Ou seja, mostramos passo a passo de como responder a maior pergunta: estou grávida?

Agora, com todas as informações esclarecidas, provavelmente não tem mais como saber se estou grávida, você pode tirar suas dúvidas e ir comprar seu teste. Se você gostou desse texto, continue acompanhando o nosso blog!
Postagem Anterior Próxima Postagem