Quando devo pedir uma promoção ao meu chefe?

Se você está nesse dilema, não se preocupe. Neste artigo daremos valiosas dicas de quando e como pedir uma promoção ao seu chefe. Confira abaixo e boa leitura!

Muitas empresas oferecem naturalmente promoções aos seus funcionários. Além disso, possuem bons planos de cargos e salários que são reajustados constantemente, não havendo a necessidade de que os funcionários procurem os seus superiores para isso.

Mas, essa não é uma regra e quando não acontece dessa forma, costuma ser muito difícil tomar a iniciativa de buscar uma posição melhor dentro da companhia.

Isso porque negociar com o chefe se mostra uma situação intimidadora. São muitas as questões que passam pela cabeça de um funcionário nessa hora, principalmente se haverão efeitos negativos ao contrário de uma promoção.

Desse modo, é preciso saber como identificar o melhor momento para pedir uma promoção? Como abordar os seus superiores na empresa?

A seguir, aprenda como identificar o melhor momento para pedir uma promoção para o seu chefe e como se preparar e agir de forma apropriada.

Quando pedir uma promoção?

Aconteceu de surgir no seu orçamento uma nova e grande despesa da qual você não pode (ou não quer) abrir mão. Provavelmente essa é uma situação em que você precisa pedir um aumento de salário, subir de cargo ou se efetivar.

No entanto, por mais que seu pedido de promoção seja por necessidade, infelizmente esse é um motivo que diz respeito somente a você. E em uma negociação com seus superiores, você precisa “ter para trocar”.

Vendo por esse lado, reunimos alguns exemplos de situações ideais para pedir uma promoção.

Confira a seguir, quando falar com o seu chefe:

Ao atingir objetivos e alcançar resultados lucrativos

Uma empresa competitiva sabe a importância de valorizar bons profissionais e oferecer oportunidades de reconhecimento.

Dessa forma, se você é um funcionário engajado, que cumpre as suas metas e ajuda a aumentar a produtividade da sua empresa, tem como moeda de troca a sua motivação.

Pois para manter você motivado, seus gestores com certeza estarão abertos negociar as condições do seu pedido de promoção.

Havendo acúmulo de função

Quando um funcionário recebe novas atribuições, acaba acumulando funções e é esperado que, à medida que suas responsabilidades aumentem, o seu salário cresça também.

Essa não é só uma questão de reconhecimento, para cada atribuição, deve haver uma contraprestação correspondente.

Por essa ser uma situação onde cabe até ação judicial, muitas empresas estão abertas ao diálogo em casos assim e, inclusive, são muitos os casos em que isso ocorre sem que alguns gestores tenham conhecimento.

Mais um fato que torna esse um momento propício para ter essa conversa.

Ao receber uma proposta de trabalho de outra empresa

Quando um funcionário recebe uma proposta de outra empresa que vale a pena ser considerada, é porque o salário e os benefícios que foram oferecidos são melhores.

E se essa outra empresa está requisitando esse funcionário com uma boa proposta, é porque ele é talentoso.

Talvez você seja esse bom funcionário e tenha recebido essa proposta, mas gosta e se identifica com a empresa atual, sendo assim, vale a pena conversar com seus superiores sobre isso e discutir melhor tudo que envolva benefícios, salário, plano de cargo, entre outras considerações.

Deu para entender a importância de saber identificar as situações propícias para dialogar com os superiores sobre uma promoção, mas é igualmente bom saber quando não falar com seu chefe, confira abaixo!

Evite época de gastos altos

Dezembro, por exemplo, é um mês onde a empresa costuma ter muito gasto com pessoal, pagamento de férias, 13°, enfim, uma época em que o orçamento está curto.

Sendo assim, dificilmente seu chefe estará disposto a conceder ou mesmo conversar sobre aumento de salário ou melhores benefícios.

Evite momentos de instabilidade

Analise a situação da sua empresa de forma realista pois, se ela estiver passando por algum tipo de crise, cortes de gastos são muito mais fáceis de acontecer do que aumento.

Então, talvez essa não seja uma boa hora para você ser notado, se tornando uma dessas possíveis opções de corte.

Como pedir uma promoção?

A melhor hora de falar com o seu chefe provavelmente você já sabe como identificar. Mas, tão importante quanto saber o momento certo de falar, é saber de que maneira abordar esse assunto.

Veja agora como se preparar para ter uma conversa produtiva com o seu chefe:

Pense na sua estratégia

Reflita sobre o seu papel dentro da empresa, reúna dados sobre os seus resultados, faça uma autocrítica sobre seu desempenho.

Você precisa ter conhecimento total da sua participação no crescimento da empresa, e desenvolver a melhor maneira de argumentar sobre isso a seu favor.

Mesmo que você seja um profissional talentoso, não esqueça que a humildade pode ser muito mais valiosa que um currículo impecável.

Por isso, tenha em mente que mesmo que você tenha muito a oferecer para a empresa em que trabalha, ser arrogante não ajudará ninguém a reconhecer isso.

Marque uma reunião

Se você já tem todos os argumentos na ponta da língua e sabe como abordar o assunto de maneira sutil, marque um horário para conversar com seu chefe.

Certifique-se de que será uma data em que a agenda de ambos esteja com certa folga, para que o tempo não seja muito limitado e para que ambas as partes possam dar a devida atenção que o assunto requer.

O que você está esperando? É como a maioria das pessoas costumam dizer, “o não você já tem”.

Não deu certo, o que fazer agora?

O não figurativo que você tinha virou um não literal? Mesmo assim, você não precisa desistir frente à primeira resposta negativa.

Esteja disposto a fazer contra-propostas, não se concentre em apenas pedir benefícios próprios, saiba como transformar seu pedido de promoção em um pedido de oportunidade.

Deixe claro que você tem atitude proativa diante do trabalho e que estará pronto para fazer cada vez mais pela empresa.

Esteja disposto a ouvir mais do que falar, caso sinta que a situação é intransigente. Faça perguntas, questione em que você pode melhorar, veja o que falta para que você consiga ser promovido.

Se ainda assim você não conseguiu o que buscava e a sua situação não é a de ter recebido uma proposta irrecusável de trabalho em outra empresa, o melhor a fazer é ter paciência.

E lembre-se: adotar uma postura vingativa de fazer “corpo mole”, parando de corresponder às expectativas não é nem de longe uma solução para esse problema.

Então, ao contrário disso, fique atento a novas oportunidades e procure se destacar sempre que puder e não desista.

E se depois de muitas tentativas e dedicação seu empenho for em vão, talvez seja a hora de ponderar sobre procurar novas oportunidades em outras empresas.

Como você pode ver, pedir uma promoção ao chefe exige alguns cuidados, mas não é tão complicado quanto parece. Com planejamento e bom senso, essa tarefa se torna mais simples.

você pode gostar também