Quero investir, mas não sei como. Veja as melhores dicas!

Investir é um grande passo na vida financeira e entender sobre possibilidades de investimentos, taxas, fundos de previdência, perfis e muitos outros assuntos é muito importante para esse momento.

Quero investir, mas não sei como

É natural que quem esteja começando nesse mundo fique um tanto quanto perdido no início da jornada. Muitos são os temas a se aprender e pode não ser fácil conhecer tudo de uma só vez.

O importante é saber que tudo pode ser aprendido e que não é preciso ser um grande especialista para iniciar em sua vida de investimentos. Portanto, para te ajudar nesse mundo, reunimos algumas dicas importantes. Confira!

Estabeleça seus objetivos

Antes de começar a investir, é importante saber quais são seus sonhos, metas e objetivos. Muitas são as possibilidades de desejos, seja viagens, casamento, abrir negócio, fazer intercâmbio, comprar casa, ter filhos, ter independência financeira, entre tantos outros, não é mesmo?

Portanto, faz toda a diferença saber o que você quer conquistar para saber quais são os investimentos que fazem mais sentido para seus objetivos, prazos e necessidades.

Faça seu planejamento financeiro

Muitos pensam que investir é apenas sobre pegar uma quantidade de dinheiro e aplicar no investimento escolhido, mas essa tarefa vai muito além disso.

Um dos passos mais importantes para começar a pensar em investimentos e finanças é justamente olhar para o que você tem e quais são as entradas e saídas do seu dinheiro.

Sendo assim, fazer o seu planejamento financeiro é essencial para entrar nesse mundo, afinal, antes de buscar sobre formas de investir dinheiro é importante conhecer sobre como está o seu atualmente.

Portanto, se organize, anote todas as suas finanças, saiba tudo o que acontece no seu orçamento mensal, olhe para dívidas, valores comprometidos e entenda como está o seu saldo. Com planejamento financeiro na mão é possível aplicar mais facilmente ao longo do tempo.

 

Livre-se das dívidas

Ao entender o seu planejamento financeiro, é possível saber suas dívidas e dar atenção a elas. Caso você tenha contas atrasadas, é preciso focar nelas antes de começar qualquer tipo de investimento.

Quando você possui dívidas, não consegue acumular um patrimônio porque sempre estará sofrendo com os juros que podem virar uma bola de neve. Portanto, faça um levantamento dos valores totais, tente negociá-las e se livre desse peso.

Estude sobre investimentos

Diversos são os tipos de investimentos no mercado e é preciso estudar e conhecer para que você encontre o melhor para seu perfil e objetivo. Diferente do que muitos pensam, os investimentos não são bichos de 7 cabeças e podem ser acessíveis a todos, com linguagem mais clara e próxima do dia a dia.

Para isso, é interessante assistir séries do tema, encontrar canais no YouTube, ouvir podcasts, ler blogs e buscar por conteúdos que tenham a ver com você e sejam leves para seu aprendizado.

Acompanhe a economia do país e do mundo

Além de estudar sobre investimentos, é preciso estar atualizado sobre o mercado financeiro, afinal, ele interfere em cada uma de suas ações.

Dessa forma, acompanhe portais de economia e atualidades, leia jornais, assine newsletters, assista canais especializados e esteja sempre por dentro do que acontece ao seu redor. Não foque apenas na seção economia, afinal, tudo o que acontece em um país interfere nas finanças.

Quanto mais alto for seu nível de informações sobre diversos temas relevantes para cidades e países, melhor!

Tenha paciência e disciplina

Investimentos é um jogo de erros e acertos e é importante ter paciência dentro dessa jornada. É preciso não desistir no primeiro obstáculo e ter autocontrole para que seu dinheiro e planejamento financeiro caminhem de acordo com seu plano.

Procure pensar sempre nos seus objetivos e aprenda a priorizar seus sonhos. Pode parecer ruim deixar de gastar em alguns meses para investir, mas a consequência no futuro dará grandes resultados com pequenas trocas em sua vida.

Mais do que isso, lembre-se que investimento não é sobre ficar rico do dia para noite. Muitos tipos de investimentos levam tempo para resultados e é preciso ter paciência para enxergar o crescimento do dinheiro.

Como você tem pensado no seu dinheiro, futuro e investimentos? Pensar sobre isso é o primeiro passo para que seus sonhos saiam do papel e seu dinheiro trabalhe para você. Aproveite nossas dicas e pense sobre o tema agora mesmo!