Dicas de objetos decorativos para quarto de crianças

Um quarto infantil precisa ser alegre e atender às necessidades das crianças. Por isso, os móveis e os objetos devem passar por modificações para que os pequenos fiquem seguros e se sintam acolhidos.

Desta forma, a decoração do cômodo infantil deve ser estruturada e pensada para incluir itens que representem toda a energia da criança, como uma almofada para quarto, por exemplo.

É responsabilidade dos pais manter a magia do quarto infantil sempre presente, proporcionando um espaço organizado, funcional e, obviamente, condizente com a personalidade da criança.

Veja abaixo algumas dicas de objetos decorativos para incrementar o quarto do seu pequeno.

Papel de parede

A regra inicial para escolher o papel de parede para um quarto infantil é se atentar às dimensões do quarto, sobretudo quando se trata de um espaço pequeno.

Isso porque certas estampas podem deixar o ambiente ainda mais compacto visualmente.

Além disso, é fundamental pensar também no estilo de decoração dos móveis que você deseja, pois o papel de parede infantil pode ser encontrado em diversos modelos: desde os mais tradicionais e básicos, com flores ou listras, até os mais elaborados, ideais para quartos temáticos, com ursinhos, princesas, super-heróis, entre outros.

Tapete

Peça curinga na decoração dos quartos das crianças, o tapete requer uma atenção redobrada na hora da aquisição. Apesar de ser um item fundamental para trazer conforto e compor o espaço, pode representar perigo se não for usado de forma correta, causando pequenos acidentes, como escorregões e tropeços. Para evitar essa situação, veja algumas dicas importantes:

Prefira os que possuem base de látex

Esse material não craquela (racha) com o passar do tempo e fica muito bem assentado no piso. Dessa forma, o tapete não faz aquelas dobras nos cantos e evita tropeços e escorregões.

Reforce a proteção com um antiderrapante

No caso dos modelos sem base de látex ou mais finos, compre uma tela antiderrapante do mesmo tamanho do tapete para usar por baixo. No mercado, há opções bem variadas vendidas a metro.

Prefira os laváveis

Para garantir que o espaço do seu pequeno esteja sempre muito bem higienizado, além da aspiração regular, é necessário lavar o tapete. Por esse motivo, fique de olho na etiqueta do produto.

Se houver o desenho de um baldinho cheio de água, significa que a peça pode ser lavada. A frequência da higienização vai depender basicamente do fluxo de circulação e do uso.

Prateleira

Devido à grande variedade de modelos de prateleira para quarto de criança que existem no mercado, é natural surgir dúvidas sobre qual escolher. Uma dica é responder a quatro perguntinhas básicas:

  1. A prateleira será instalada em quarto de menina ou menino?
  2. Qual espaço disponível na parede para instalação da prateleira?
  3. O que será colocado sobre a prateleira?
  4. Qual modelo de prateleira harmoniza melhor com a decoração do quarto?

Para quarto infantil feminino

As prateleiras para quarto de menina devem ser estilosas e charmosas. Em geral, as cores coringas são rosa, vermelho e lilás.

No entanto, se você deseja deixar o quarto da sua pequena mais moderno e clean, as prateleiras em tons de cinza ou branco conseguem renovar e trazer neutralidade para o ambiente.

Para quarto infantil masculino

As prateleiras para quarto de menino geralmente são maiores e mais profundas, visto que sua estrutura serve de apoio para as coleções de carrinhos e bonecos.

Em relação às cores, o azul sempre acaba como protagonista nesse ambiente.

Entretanto, se você deseja inovar, instale prateleiras com acabamento em verde, amarelo, laranja ou marrom. Além disso, prateleiras próprias para bolas podem ser uma alternativa excelente, pois deixam a decoração do espaço bem descontraída.

Almofadas decorativas

A almofada para quarto infantil, além de ser um produto acessível, exerce um papel fundamental no que diz respeito ao aconchego das crianças. Além disso, elas têm um impacto bastante positivo na decoração do quarto infantil.

Inclusive, em dormitórios que seguem uma linha de decoração mais clean, as almofadas decorativas podem trazer mais descontração e alegria para o ambiente.

Não adianta nada comprar um terreno Quinta da Baroneza, planejar tudo, construir uma bela casa, e na hora de decorar o quarto das crianças fazer de todo jeito, não é mesmo?

Então, já estava mais do que na hora de falarmos sobre decoração aqui no blog. E aí o que achou do texto? Conte nos comentários.

você pode gostar também