Como ficar motivado para treinar?

 Fazer exercícios físicos sozinho está ficando cada vez mais comum nos dias de hoje. No entanto, como ficar motivado para treinar? Nem sempre vai ser fácil, principalmente no início, quando temos dificuldades para nos concentrar e encarar os nossos objetivos de frente. Ainda assim, com dedicação, conseguimos chegar lá.

Como ficar motivado para treinar?

Se você está procurando por dicas práticas para melhorar o seu rendimento e, também, não desistir de treinar na primeira semana, fique tranquilo. Neste artigo, será possível encontrar os melhores conselhos e os pontos que devem ser trabalhados para seguir na rotina fitness sem desistir na metade.

Então vamos tirar essa preguiça do corpo, por uma roupa confortável para fazer exercícios e começar hoje?

Comece pela disciplina


Ainda que a disciplina possa se mostrar uma palavra bem óbvia quando o assunto é ficar motivado para treinar, é necessário levá-la a sério. É importante lembrar que você irá treinar em qualquer momento, independente da dor, do cansaço, da felicidade ou da tristeza. É necessário superar essas barreiras.

Dar desculpas para si mesmo só vai dificultar o processo. Lembre-se do que você está buscando alcançar. Precisa perder peso? Tenha disciplina. Quer resolver um problema de saúde? Tenha disciplina. Quer ganhar massa muscular? Tenha disciplina. Tudo se resolve assim.

Quando o próprio indivíduo tem a certeza de que fará, todos os dias, a sua série de treinos sem que nada o impeça, será possível, de fato, realizar esse feito. É necessário lembrar que você não precisa ir somente para a academia para treinar, mas também pode fazer exercícios em casa.

Trace metas


As metas são extremamente necessárias para que você possa se manter disciplinado para treinar. Tenha em mente quais são os principais objetivos para que se levante da cama e comece a realizar os seus exercícios, seja por uma questão de saúde, estética ou simplesmente para manter a sua qualidade de vida.

Todas as metas são extremamente necessárias e devem ser traçadas a longo ou a curto prazo. Se o seu objetivo é perder peso, tente pensar em um período saudável para conseguir alcançar os resultados. Assim, você trabalhará em prol de algo que deseja muito e está previsto para determinada data.

É por meio da disciplina e das metas traçadas que você entenderá como ficar motivado para treinar. Pouco a pouco, será possível ver que estamos cada vez mais perto de nossos objetivos, ficando ainda mais motivados e felizes com o que alcançamos aos poucos, mesmo que em passos lentos.

Dicas práticas para ficar motivado para treinar


Agora que você já sabe quais são os dois pilares para ficar motivado para treinar, está na hora de conhecer as dicas práticas, aquelas que te levarão a atingir os objetivos mais rapidamente. Por meio delas, sua rotina ficará mais leve e os exercícios não parecerão tão desestimulantes assim.

Organize-se


A organização é essencial no processo de realização dos treinos. Independente de fazer os seus exercícios em casa ou na academia, reserve um tempo para enumerar o que será feito naquele dia. Dessa maneira, você já terá um plano traçado e não precisará lidar diretamente com possíveis frustrações.

Além disso, é importante lembrar que vivenciar uma quarentena não é a mesma coisa que estar de férias. Sendo assim, deixe as roupas confortáveis de lado e comece a usar algumas peças mais voltadas para as práticas de exercícios físicos, como as leggins e os moletons.

Tenha inspirações


É muito provável que, dentro do mundo dos exercícios, nós busquemos alguém para que possa ser a nossa inspiração. É claro que isso se mostra um hábito saudável, desde que ele seja feito com moderação. Se o seu intuito é perder peso e ficar motivado para treinar, tente encontrar histórias parecidas com as suas.

Dessa maneira, ir à academia ou começar uma série de exercícios não parecerá tão cansativo quanto realmente é. Trabalhar em prol de um objetivo e com uma história semelhante a sua já é o suficiente para conseguir alcançar resultados mais rapidamente, sem grandes cobranças.

Não se cobre muito


Um dos maiores erros que as pessoas cometem na tentativa de ficar motivado para treinar é se cobrar demais. É válido lembrar que a maior parte dos exercícios que fazemos só apresentam resultados a longo prazo. Sendo assim, não será do dia para a noite que você conseguirá perder o peso que deseja.

Tenha paciência, saiba quais são os seus limites e como, pouco a pouco, poderá superá-los. Além disso, evite olhar muito as redes sociais de pessoas que já estão acostumadas a irem para academia ou vendem uma vida fitness completamente falsa. Isso só irá te deixar mais frustrado.

Siga as dicas de quem entende


Se você está praticando algum esporte em específico ou gosta de ir para a academia, não deixe de seguir as orientações do seu professor. O profissional tem muita experiência na área e, muito provavelmente, passou vários anos estudando para oferecer as melhores dicas e métodos para te ajudar a executar algum movimento.

Então, sempre que possível, busque alguma orientação e não tenha medo de tirar dúvidas caso esteja com dificuldade em algum aparelho ou movimentação em específico. Assim, você conseguirá evitar se machucar em meio a alguma série ou simplesmente terá a capacidade de enfrentar as dificuldades mais rapidamente.

Evite as distrações


Ainda que estar em cima de uma esteira, ouvindo música ou vendo algum vídeo no Youtube, possa parecer muito bem, evite as distrações em outros momentos do dia. Se você tem objetivos a cumprir, não deixe de ir para academia no horário marcado ou simplesmente adie os seus exercícios.

Além disso, um dos maiores problemas de quem acaba cedendo às distrações é a frustração. Você acaba percebendo que não conseguiu aproveitar o suficiente o tempo que deveria ter sido usado com treinos e, consequentemente, não terá a possibilidade de ver os resultados aparecendo no tempo certo.

Sendo assim, se você puder evitar as distrações do cotidiano, será uma ótima maneira de ficar motivado para treinar. As únicas distrações positivas são as músicas e, também, alguns vídeos em plataformas que você gosta. Eles te manterão na linha dos exercícios, fazendo o tempo passar mais rápido.

Gostou? Comenta e compartilha com seus amigos. Nosso blog está cheio de novidades.