Crianças em casa: como divertir as crianças com segurança

De uma coisa todos nós temos certeza: viver uma pandemia, não estava nos planos de ninguém. Mas dessa vez, para todas as pessoas do mundo, esse evento pegou todos de surpresa, fazendo com que fosse preciso reorganizar as rotinas, costumes, modo de viver, dentre tantas outras coisas que precisaram se adaptar, para conseguir viver da melhor forma possível, diante desse novo cenário.

Muitos pais, educadores e familiares conseguem dizer se discutir que as mais prejudicadas e quem mais sofreu com a chegada da pandemia, foram as crianças.

Afinal, pouco elas conseguem entender a respeito da chegada de um novo vírus e qual o real motivo de toda a privação que nos foi imposta.

Mas junto com eles os pais também precisaram se reorganizar, para conseguir dar conta do trabalho, muitas vezes realizados em casa e ainda, das lições de casa e aulas que são realizadas dentro do domicílio.

Para ajudar a manter a segurança e bem-estar das crianças, separamos algumas atividades que podem ser realizadas dentro de casa e que irão ajudar a divertir e também a passar o tempo dos pequenos, para ficarem mais felizes e tranquilos, ainda que dentro de casa.

Tempo juntos faz toda a diferença

           Mãe brincando com as crianças  

Para a criança não há nada melhor do que ter ao seu lado, alguém que possa lhe dar atenção, carinho e cuidados. E se essa pessoa puder ser o pai ou mãe então, é ainda melhor para o desenvolvimento dos pequenos.

Apesar de possuir tamanha importância em alguns casos pais e mães, não sabem muito bem como podem passar esse importante tempo junto com as crianças e para ajudar nesses casos, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença para você.

  • Pintura com os dedos

Uma atividade simples e tradicional, que pode ajudar e muito principalmente, para o desenvolvimento de crianças de 2 a 5 anos. As atividades com textura ajudam a desenvolver melhor as atividades cognitivas.

  • Mini-chef

Crianças amam ver a transformações das coisas, sendo assim, uma atividade que pode ser simples e ajudar a mantê-las entretida é cozinhar com a mãe ou o pai.

Esse é um momento em que você pode aproveitar para ajudar as crianças a aprender sobre a transformação, efeitos químicos como o fermento, por exemplo, ou mesmo sobre as quantidades como, por exemplo, 3 ovos, 2 cenouras e assim por diante.

Mas claro, lembrando sempre de seguir as principais normas de segurança para não ocasionar acidentes com os pequenos.

  • Teatro de fantoches

Contas histórias é um dos passatempos preferidos das crianças e pode ajudar a colecionar memórias e bons momentos em família.

Além das histórias é possível ajudar as próprias crianças a criarem os seus fantoches. Aproveite essa oportunidade para deixar a imaginação rolar solta.

Regras de segurança para as crianças

Seja durante as brincadeiras ou mesmo, quando estiverem sozinhas em casa enquanto os pais estão ocupados no home office, as regras de segurança precisam ser estabelecidas e ainda, cumpridas.

Como comentamos anteriormente, regras de segurança na cozinha precisam ser seguidas. Jamais deixar as crianças próximas ao fogo ou ainda, com objetos cortantes que possam ocasionar acidentes.

Mas não é só na cozinha que precisam ter regras, em todos os ambientes é preciso ter regrinhas como, por exemplo, não subir nos móveis, evitar correr ou pular dentro de casa.

Algumas regras devem ser seguidas especialmente no caso de apartamentos, que possui risco maior devido à altura dos apartamentos.

Para isso, procure pesquisar onde comprar redes de proteção, para que possam ser corretamente instaladas em sua residência e assim, possa ficar mais tranquilo com as crianças dentro de casa, sabendo que não irá ocorrer nenhum tipo de acidente.

Além dessas sugestões de brincadeiras existem muitas outras que você pode adaptar inclusive, de acordo com idade e as preferencias das crianças. O importante, é mantê-los sempre seguros e felizes.

você pode gostar também