Dicas para planejar uma festa infantil simples e barata

Nos deixa adivinhar, você chegou até aqui procurando ideias para uma festa infantil simples e barata, acertamos?

Pois bem, apesar de parecer difícil organizar este tipo de festa, isso não significa que ela seja uma tarefa impossível – muito pelo contrário!

Seguindo algumas dicas e truques, é possível economizar uma boa grana, comemorar com todo o estilo que você e os pequeninos merecem e ainda ganhar alguns presentes, já imaginou, ganhar aquele conjunto infantil masculino que o seu filhão estava precisando, muito bom não é mesmo?

Além disso, muito além do investimento, esse é um momento para ser comemorado com muita alegria – e de preferência que seja o mais econômico possível, não é mesmo?

Por isso, o primeiro passo que você deve tomar para começar o seu empreendimento – queremos dizer – a sua festa infantil simples e barata, é definindo um valor que esteja dentro do seu orçamento.

Essa é uma etapa fundamental, uma vez que é neste momento que você conseguirá definir tudo aquilo que será comprado, além de não ter nenhuma surpresa no final das contas. Que tal?

Agora, vamos dar uma olhada nestas e outras dicas para você começar com o pé direito na produção deste grande evento!

1. Orçamento para festa infantil simples e barata

Como já explicamos, o primeiro passo para levar em conta na hora de produzir a sua festa infantil, é a definição do orçamento – ou em outras palavras, o dinheiro que você está disposto a INVESTIR para dar vida a esta comemoração.

De fato, você pode pensar que uma boa festa infantil é aquela onde são oferecidos os doces mais requintados, a decoração mais cara da cidade, ou as atividades mais originais do ano – vamos te contar um segredinho: você está enganado!

Para as crianças, as melhores festas infanto-juvenis são aquelas mais simples possível, onde elas têm a liberdade de se divertirem como quiserem e quando puderem.

Além disso, nos primeiros 3 aninhos da criança, quem curte mais a festa são os próprios pais, por esta razão, é importante que seja algo mais simples e não tão caro.

Bebês não se importam muito em participar das festas mais requintadas, a prioridade é apenas o sono, a alimentação e algumas brincadeiras mais leves.

O ideal é que o planejamento aconteça com pelo menos 6 meses de antecedência, evitando assim, que você termine com a sua conta bancária no vermelho.

2. O local da festa

O fato é que, se você está planejando uma festa infantil simples e barata, escolher locais grandes e que contenham uma boa estrutura para esse tipo de evento, certamente te fará desembolsar uma grande quantidade de dinheiro.

Por isso, boas alternativas que você pode levar em conta na hora de produzir a sua festa, são: pedir emprestado a casa de um amigo ou parente para fazer o evento, realizar uma pesquisa dos locais que ofereçam espaço para esse tipo de festa e escolher aquele que ofereça um melhor custo-benefício, ou, realizar a festa infantil na própria casa.

Você verá que dá pra fazer bastante, investindo muito pouco.

3. Decoração de festa infantil simples e de baixo custo

O quê? Você não sabia que dá pra fazer uma decoração linda, apenas utilizando os itens que você tem em casa?

Com os avanços da tecnologia e o leque de informações que temos à nossa disposição – graças ao advento da internet doméstica – se tornou muito fácil ter acesso a informações úteis, gratuitas e que podem te ajudar a produzir sua própria festa infantil simples e barata.

É possível utilizar o Instagram, os vídeos do YouTube, Google, ideias do Pinterest, blogs especialistas em DIY (“faça você mesmo”), e muito mais. Pesquise e veja com os seus próprios olhos!

Aqui a criatividade é sua melhor amiga, portanto, a use e abuse sem medo!

4. Comes e bebes da festa infantil

O delicioso e tradicional salgadinho, presente nas festas infantis, continua valendo até hoje, especialmente se você conhece uma boa cozinheira com habilidades natas de culinária.

Também é possível optar por aqueles lanches e snacks em miniatura – tais como cachorro-quente, pizza, hamburguer, pipoca doce e salgada, e tudo aquilo que estiver em mente. Esses aperitivos são deliciosos e agradam o paladar de qualquer criança ou adulto.

E em casa mesmo você pode fazer isso, apenas montando uma mesa com todos os ingredientes e deixar que elas mesmo façam os seus lanches – ou quem sabe, já deixar preparado para que elas se sirvam.

Já para as bebidas da sua festa infantil simples e barata, o ideal é que não inclua nenhum tipo de bebida alcoólica (por favor!), e substitua por bebidas como refrigerante, suco de frutas, águas aromatizadas, e por aí vai.

Essa é uma boa opção de alimentação para comemorações à tarde ou pela manhã, e também para trazer “cor” para a sua decoração.

5. Diversão liberada

Como você já deve ter notado, as festas mais simples são aquelas onde as crianças mais se divertem. Afinal, não é preciso seguir um monte de regra, nem ter hora exata para brincar e comer – esse é um dia só delas!

Mas, além de ser um pouco menos rígida que as festas de alto padrão, é importante dar atenção a algumas condutas que serão importantes pra fazer deste momento, uma experiência inesquecível!

Além da música ambiente, organize quais as brincadeiras serão realizadas pela criançada. Por exemplo, você pode optar pela caça ao tesouro – com um brinde para quem encontrar determinado item – ou então brincadeiras mais rápidas.

Já se o local for pequeno, algumas boas opções são:

  • Mímica;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Desenho no papel;
  • Jogos com palavra (adedanha, forca, e por aí vai).

Já para os locais onde é possível realizar atividades em espaços maiores, tais como pátio, quintal ou galpões, você pode optar pelas seguintes atividades:

  • Brincadeiras com bola;
  • Caça ao tesouro:
  • Corrida do saco;
  • Pique-esconde, pega-pega, etc.

Conclusão

Com todas essas dicas, ficará difícil não acertar na hora de fazer a sua melhor festa infantil simples e barata, não é mesmo?

Mas é importante ter em mente que a quantidade de convidados também interfere na qualidade e orçamento da sua festa – o melhor é que sejam poucos convidados e aqueles que você tem mais aproximação. Isso te fará gastar menos!

Outro tipo de comemoração é o smash the cake, um dia para recordar o primeiro aninho do seu bebê. Ao contrário do que muitos pensam, é possível gastar muito pouco e até mesmo realizar a sessão de foto na própria casa. Sendo uma celebração mais intimista e de baixo custo.

Existem muitos profissionais que não cobram mais que 400 reais para realizar este tipo de sessão.

E aí, o que você achou das dicas para festa infantil simples e barata? Já conhecia alguma delas? Compartilhe sua opinião através das redes sociais. Além de você, muitas outras pessoas também possuem as mesmas dúvidas!

Abraços e até a próxima!

você pode gostar também