Protetor Auricular: saiba por que é importante usar.

Com o aumento do ritmo de tudo que acontece pelo mundo, a poluição sonora é cada vez maior, o tempo todo estamos expostos a barulhos e ruídos, altos e baixos.                                                                                              

Muitos grupos são afetados por esse excesso de barulho, principalmente os mais vulneráveis aos sons, como no caso dos trabalhadores de fábricas.

As pessoas que trabalham expostas a sons o tempo todo podem acabar tendo seu canal auditivo danificado. Por isso, a necessidade de proteger o ouvido.

É justamente para essa proteção que existem os protetores auriculares, eles evitam que a longo prazo ocorra a perda de audição.

Conheça mais sobre os tipos e a função deste item:

O QUE É PROTETOR AURICULAR?

O protetor auricular trata-se de um pequeno equipamento que é encaixado na orelha e age como abafador de sons.

Seu uso é obrigatório em trabalhadores que ficam expostos a ambientes com muitos barulhos e ruídos, devido ao perigo de lesão ao canal auditivo.

PARA QUE SERVE O PROTETOR AURICULAR?

A função desse item é proteger o ouvido contra sons de alta intensidade, a fim de evitar danos e complicações futuras à audição.

Além de ser útil para quem trabalha em ambientes com alta poluição sonora, também serve para estudar, já que o bloqueio dos sons externos ajuda na concentração.

E podem ser usados para dormir, pelo mesmo motivo do bloqueio de sons ajuda para quem costuma acordar fácil com qualquer barulho.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PROTETOR AURICULAR?

Engana-se quem pensa que os protetores são todos iguais. Cada modelo serve para atender a uma necessidade, pois oferecem diferentes níveis de proteção.

Veja quais são os modelos existentes:

Protetor auricular tipo concha

O protetor auricular tipo concha é ideal para quem trabalha em um ambiente com muitos barulhos e ruídos. Isso porque ele funciona como abafador dos sons e protege os ouvidos totalmente, sendo eficiente inclusive para médias e altas frequências.

O nome “concha” deriva do seu formato, que possui um arco ajustável para cada tamanho de cabeça e uma espuma nas bordas para não causar desconforto.

Protetor auricular tipo plug de silicone

O protetor tipo plug de silicone é diferente pois é inserido no canal auditivo e não externo como o tipo concha. Ele também bloqueia os ruídos e reduz os riscos de danos causados pela exposição sonora.

Por serem de silicone, podem ser lavados e reutilizados.

Protetor auricular tipo polímero

Esse tipo de protetor também é por inserção no canal auditivo, a diferença é que ele pode ser pré moldado e seu material é o copolímero.

O tipo de polímero não é muito comum mas apresenta uma boa eficácia e um preço não tão alto.

Protetor auricular de espuma

O protetor de espuma diferente dos demais é descartável, seu material é espuma e por isso é bem confortável.

Porém, esse tipo de protetor auricular serve apenas para proteção leve e em curto período. Se a exposição a altos ruídos for grande é melhor optar por um modelo mais apropriado.

ONDE COMPRAR PROTETOR AURICULAR?

Se você percebeu que precisa comprar protetor auricular mas não sabe onde encontrar, nós te ajudamos.

Esses itens podem ser comprados pela internet, algumas farmácias também vendem e algumas lojas de aparelhos auditivos em Curitiba.

O uso é muito importante para evitar lesões futuras ao ouvido e consequentemente a audição.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Alguns cuidados com o aparelho precisam ser tomados, como por exemplo a higienização, visto que o protetor é inserido no canal auditivo e a má limpeza pode causar infecções no ouvido.

É importante também se atentar a colocação correta do aparelho no ouvido, para que faça a proteção devidamente e não machuque a região interna.

E por último, armazenar o protetor em um local higiênico e seguro caso se trate de um modelo reutilizável.

você pode gostar também