Quais alimentos interferem na qualidade da pele

Quais alimentos interferem na qualidade da pele?

A beleza começa de dentro para fora, sabia? Ter uma rotina alimentar rica em nutrientes, vitaminas e minerais é essencial para a qualidade da pele. Alimentos gordurosos e muito industrializados podem, entre outras consequências, fazer com que a pele fique oleosa e com acne, podendo resultar em manchas. Além disso, uma má alimentação também contribuiu para o envelhecimento precoce da pele.

Abaixo, vamos te explicar melhor como a alimentação está diretamente ligada a qualidade da pele, alguns alimentos que podem te ajudar a deixar a pele ainda mais bonita e muito mais! Continue a leitura!

Por que devo me preocupar com a qualidade da minha pele?

Existe muita gente que não sabe, mas a pele é o maior órgão do nosso organismo e, por isso, cuidar dela é uma questão de saúde.

Ao cuidar da qualidade da pele, você está se protegendo do surgimento de manchas, doenças e problemas, que a curto, médio ou longo prazo, podem trazer consequências desagradáveis para a saúde em geral.

É importante dizer que não existe uma idade certa para começar a cuidar e a se preocupar com a qualidade da pele. Os pequenos cuidados diários, alimentação balanceada e limpeza e hidratação feitos da maneira correta e com produtos específicos, ajudam a garantir uma pele mais saudável no futuro, sem manchas e mais firme.

Se preocupar com a qualidade da pele é, principalmente, se preocupar com a sua saúde.

Como manter a qualidade da pele?

Para manter a qualidade da pele é importante que se faça a limpeza e a hidratação dela, conforme recomendação do dermatologista e com os produtos indicados pelo profissional. Além disso, é importante aplicar protetor solar diariamente, evitar exposição solar entre 10h e 16h e o uso abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, que contribuem para o envelhecimento da pele e para o surgimento de manchas.

É relevante dizer, ainda, que o estresse pode afetar diretamente a qualidade da pele, já que os hormônios do estresse, como o cortisol, podem deixar a pele opaca, desencadear erupções cutâneas, acelerar o envelhecimento e até mesmo agravar doenças de pele, como a psoríase.

Como falamos anteriormente, ter uma rotina alimentar balanceada também é essencial para a qualidade da pele, sendo importante incluir alimentos no dia a dia como carnes magras, frutas, legumes, verduras e oleaginosas. Uma ótima dica, também, é preferir os alimentos integrais aos com farinha branca e trocar o açúcar refinado pelo mascavo ou orgânico, por exemplo, que são menos industrializados.

Não se esqueça, também, que a hidratação é muito importante para manter a qualidade da pele, sendo indicado que se ingira pelo menos dois litros de água todos os dias.

Minha alimentação pode interferir nos cuidados com a pele?

Sim, é possível que a sua alimentação interfira em quais cuidados com a pele você vai necessitar. Pode acontecer, por exemplo, de uma pessoa que tem uma alimentação gordurosa também ter mais espinha, cravos ou manchas, sendo necessário usar mais produtos para a pele, realizar limpeza de pele com mais frequência e até mesmo ter que se submeter a outros procedimentos estéticos para que a pele fique saudável

Portanto, a alimentação deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele, ok? Uma alimentação rica em nutrientes vai te ajudar a deixar a pele mais bonita e saudável e ainda vai conseguir fazer com que os procedimentos realizados nela, desde os mais simples, tenham resultados mais rápidos e até mesmo mais satisfatórios, ou seja, uma boa alimentação ainda ajuda a potencializar os efeitos dos tratamentos estéticos. Caso seja necessário, procure um nutrólogo para garantia de bons resultados.

Quando devo procurar um dermatologista?

Da mesma maneira que é indicado fazer um check-up regularmente com o clínico geral, também é recomendado uma consulta com um dermatologista ao menos uma vez por ano. Nessa visita anual, é realizado uma checagem de toda a pele, observando as pintas e se certificando que não há lesões ou sinais suspeitos.

Entretanto, essa visita não precisa obrigatoriamente ser anual, já que ao notar algum sinal estranho ou mancha que mudou de aspecto é indicado que se marque uma consulta com o dermatologista assim que for possível. Além disso, em caso de queda de cabelo, acne severa, unhas enfraquecidas, sudorese excessiva e pele muito seca ou muito oleosa, a visita ao dermatologista também deve acontecer o quanto antes.

É importante dizer, também, que a consulta regular com o dermatologista tem tudo a ver com cuidados com a pele e a qualidade dela, né? Visitar um especialista também é altamente recomendado para receber as orientações relacionadas a limpeza, tonificação e hidratação de acordo com a sua pele ou para o rejuvenescimento dela também. Os dermocosméticos, por exemplo, são ótimos aliados da beleza, mas sem a recomendação de um dermatologista podem não funcionar ou até mesmo agravar o problema.

Existe uma série de tratamentos e procedimentos tecnológicos que podem ajudar na qualidade da pele, fazendo com que ela fique mais bonita e saudável, e a indicação de qual é o melhor para o seu caso, ou para o problema que pode estar te incomodando, só pode ser feita depois da avaliação de um dermatologista. Por isso, a visita com o dermatologista também é um caminho excelente para recuperar a autoestima e se sentir melhor consigo mesmo.

Como vimos, portanto, seja por saúde ou por estética, todos nós precisamos fazer uma visita ao dermatologista de vez em quando para garantir o nosso bem-estar e autoestima também.

Sobre Julia Ocampo

Julia OCampo vem de uma família de médicos e tem como missão cuidar da qualidade de vida das pessoas. Oferece aos seus clientes os tratamentos dermatológicos mais modernos e eficientes, sempre realizados com todo o profissionalmente e buscando valorizar a beleza natural de cada paciente.

Entre os tratamentos realizados estão: tratamento para unhas, tratamento para manchas na pele, tratamento para olheiras, harmonização facial, efeito bichectomia, clareamento de virilha, tratamento de papada, tratamento para acne, combate a rugas, fios de sustentação, skin booster, peeling, microagulhamento, depilação a laser, entre outros.