Carol Dweck, professora, psicóloga e escritora

O nome Carol Dweck já é um velho conhecido de quem trabalha com marketing, desenvolvimento pessoal e outras áreas onde o conceito de mindset tem relevância.

E quem conhece esse termo e entende o que significa, sabe que esse aprendizado é importante para qualquer área da vida, não apenas para o lado profissional.

Acontece que Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso, é justamente o título de um dos livros mais conhecidos da escritora, professora e psicóloga Carol Dweck.

E autora mostra que essa forma inovadora de aplicar conceitos da psicologia pode ser o segredo do sucesso de muitas pessoas.

No artigo de hoje, nós vamos conhecer melhor quem é Carol Dweck, assim como maiores detalhes sobre suas obras e conceitos importantes.

Vamos lá?

A trajetória profissional de Carol Dweck

Nascida em 17 de outubro de 1946, nos Estados Unidos da América, Carol Dweck tem atualmente 75 anos de idade. E desde muito cedo a jovem Carol demonstrou interesse pela área da personalidade, e também por compreender quais são as motivações das pessoas.

Ela sempre teve um especial interesse em compreender porque as pessoas fracassam ou por que conseguem obter o sucesso. Portanto, buscou maneiras de realizar estudos significativos sobre esses temas.

E seus interesses a levaram se formar em psicologia pela Barnard College, e obter seu PhD na Universidade de Yale. Após se formar, conseguiu um emprego na universidade de Illinois, onde deu aulas e continuou suas pesquisas até 1981.

Sua próxima etapa profissional foi no laboratório de Harvard até o ano de 1985, quando retorna a Illinois, para ser professora titular. Em 1989, foi para a Universidade de Colúmbia.

Atualmente, Carol Dweck atua como professora de psicologia na Universidade de Stanford, onde trabalha desde 2004.

Ela também faz palestras, escreve livros e ministra cursos sobre desenvolvimento social, motivação e personalidade, sendo um nome de referência nessas áreas.

Personalidade, mentalidade e desenvolvimento pessoal: o Mindset

Por muito tempo a psicologia enquanto ciência preocupava-se apenas com os aspectos relativos à saúde mental. Portanto, seus objetivos giravam em torno de:

  • Compreender patologias;
  • Descobrir suas causas;
  • Formular tratamentos;
  • Descobrir processo de cura.

O que mudou esse quadro foi o surgimento da Psicologia Positiva, uma área que se preocupa com questões referentes a motivação e a realização humana.

Além disso, essa área se dedica a estudar como as coisas comuns do dia a dia pode intervir no desenvolvimento e na saúde mental das pessoas. Dessa forma, os estudos dessa nova abordagem psicológica contribuíram para a prevenção do adoecimento psicológico.

Ao seguir essa linha de estudos que começou com a psicologia positiva, Carol Dweck em conjunto com outros cientistas desenvolveram novos conceitos. E um deles é justamente o famoso Mindset.

Tudo começou com uma pesquisa onde Carol verificou as diferentes reações de um grupo de estudantes diante do fracasso ou do sucesso em uma tarefa. Na ocasião, as crianças foram solicitadas a resolver uma série de quebra-cabeças cada vez mais complexos.

Carol Dweck e seus colegas perceberam que a mentalidade de cada criança interferia no sucesso ou no fracasso em solucionar cada desafio. E assim nasceram os estudos sobre o que autora domina de Mindset.

O que significa o conceito de Mindset na obra de Carol Dweck?

Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso

Carol Dweck escreveu o livro Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso onde usa o termo para se referir a atitude mental de uma pessoa diante da vida.

De uma forma simples de entender, autora explica como a forma que vemos a vida, e as coisas que acontecem conosco interferem diretamente em nossos resultados. Portanto, isso está diretamente ligado aos motivos de porque algumas pessoas são bem sucedidas e outras não.

Então, o termo Mindset pode ser entendido como configuração mental. Pois, segundo os estudos de Carol, o sucesso ou fracasso não depende apenas de um talento inato ou de uma habilidade.

Isso ocorre porque é o Mindset de uma pessoa que determina como ela vai enfrentar as mais diversas situações. E muito embora o Mindset sirva muito bem para vida pessoal, É principalmente para o crescimento profissional que ele costuma ser empregado.

Mindset Fixo

Conforme os seus estudos constatam, Carol Dweck ensina em seu livro que há basicamente dois tipos de Mindset, e o primeiro deles é o Fixo.

Nesse Mindset as pessoas acreditam que a inteligência, assim como habilidades e talentos não podem ser mudados. Pois, as pessoas já nascem do jeito que são, e isso significa que não há possibilidade de mudar.

Questões como se sentir superior aos demais, vaidade, arrogância e hostilidade são comuns em pessoas que pensam dessa forma.

Essa é uma forma de pensar que frequentemente leva ao sofrimento, já que as pessoas costumam ressaltar suas próprias habilidades. Contudo, ninguém é infalível e as falhas são consideradas fatais por indivíduos que têm um Mindset fixo.

Carol Dweck destaca importância do Mindset de crescimento

Uma mentalidade que busca o crescimento e aprimoramento faz diferença na conquista do Sucesso profissional e pessoal. Mas, também para a própria felicidade e auto-realização das pessoas.

É isso é possível para pessoas que vivem suas vidas com um Mindset de crescimento. Nesse modelo, é possível aprimorar-se e até mesmo aprender uma nova habilidade.

Além disso, aqui os obstáculos, dificuldades e problemas, são vistos como oportunidades para superação, crescimento e aprendizado. Ou seja, essa é uma atitude diferente e muito mais positiva de enfrentar a vida e buscar o sucesso.

É importante destacar ao longo da vida as pessoas frequentemente transitam entre um Mindset e outro. Por esse e outros motivos Carol Dweck sempre destaca a importância do esforço, do trabalho duro e do mérito de conseguir vencer por si mesmo.

Concluindo

Além de Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso, Carol Dweck também possui outras obras como: Mindset a Atitude Mental para o Sucesso. Além de obras sobre psicologia que não tem tradução para o português ainda, por exemplo, Self-Theories.

O mais interessante sobre a obra de Carol Dweck é que todos os seus conceitos e apontamentos são fundamentados em estudos científicos de Psicologia. Fato que algumas pessoas ainda desconhecem quando escutam o termo Mindset.

E você, o que pensa a respeito? Compartilhe a sua opinião e deixe o seu comentário!

você pode gostar também