Nail Art, o que é e como usar essa tendência que dá personalidade às unhas

A técnica de nail art vem crescendo no mundo e cada vez mais as pessoas querem aprender a fazer unhas decoradas. Aliás, esse serviço se tornou um dos mais procurados nos espaços de belezas, por quem busca personalidade, beleza e charme nas pontas dos dedos. 

Não é à toa que muitas manicures vivem com suas agendas lotadas, por clientes de todos os estilos. Desde quem prefira unhas decoradas simples até mesmo quem ouse com pedrarias e muitas cores!

O setor faz tanto sucesso que se tornou um grande mercado no Brasil e no mundo. E a nail art é um dos grandes impulsionadores, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Dados apontam que o Brasil é o segundo maior mercado de esmaltes do mundo, desde 2019, onde alcançou cerca de R$ 7,7 bilhões.

A tendência das unhas decoradas deixa a esmaltação mais moderna e artística para as unhas. E como se pode usar essa modalidade?

É sobre este assunto que vamos abordar neste texto. E se você quer saber mais sobre o que é a nail art e como essa tendência pode ser usada, então continue a leitura!

O que é a nail art?

A arte de decorar as mãos é como se pode entender a nail art. Ou seja, é uma maneira artística e estilosa de passar esmalte nas unhas, sem a simplicidade de deixá-las apenas com uma cor. 

A nail art permite que a criatividade, ousadia e liberdade de ideias sejam expressas nas pontas dos dedos. 

Sua origem ocorreu no Egito, entre os anos de 3000-400 aC. Neste período, os egípcios tinham o costume de decorar as unhas das múmias utilizando a henna. 

Uma curiosidade desta época é que, no reinado de Cleópatra, havia uma determinação da própria que somente ela poderia pintar as unhas na tonalidade vermelha. Quem desobedecesse era punido severamente. 

A técnica evoluiu e ganhou outros ares. Na China, no período Tang, a princesa Yang Kwei-fei gostava de pigmentar as suas unhas. Mas foi no Japão que a fama da nail art cresceu, onde os desenhos de linhas e bolinhas foram incluídos. 

E ao longo dos anos, as unhas decoradas vêm se transformando, de acordo com a identidade de cada época, expressando a criatividade e a estética que se tornam tendências entre os amantes da nail art. 

Porque ela permite que as pessoas possam mostrar a sua personalidade, escolhendo quais desenhos, cores e decoração mais combinam com a sua autenticidade. 

E o melhor de tudo é que a nail art pode ser usada em diversas ocasiões, porque ideias de unhas decoradas é o que não falta. Como você pode acompanhar no próximo tópico. 

As tendências da nail art que estão em alta

Assim como a moda nas roupas, cabelos e maquiagens, as nail art também evoluem e ganham diversas tendências, que combinam com cada época e modo de vida. 

Atualmente, as opções são variadas, tanto de cores e desenhos quanto de produtos usados para incrementar o visual das unhas. E elas aumentaram em 2020 e 2021. 

Entre as principais tendências que se destacaram nesse período, podemos citar como exemplos:

  • minimalista;
  • francesinha;
  • coloridas;
  • decoração geométricas;
  • cores pasteis;
  • desenhos divertidos;
  • flores;
  • pedrarias;
  • unhas em gel;
  • palavras escritas;
  • adesivos;
  • alongamentos;
  • xadrez e poá;
  • filha única.

Entre outros modelos. E as técnicas para decorar as unhas podem incluir diversos tipos de materiais. Entre os principais se destacam:

  • esmaltes;
  • películas;
  • pedras decorativas;
  • géis;
  • acrílicos.

As unhas decoradas em películas são a técnica de nail art considerada mais simples e acessível, porque são comercializadas em cartelas, de fácil aplicação nas unhas. Basta passar uma base transparente por cima, e pronto, a unha está decorada! 

Mas a técnica do esmalte ainda é mais buscada pelas clientes, devido à sua complexidade e personalização, que resulta em verdadeiras obras de arte nas pontas dos dedos.

Para fazer, é preciso usar um esmalte base em todas as unhas. Posteriormente, com pincéis mais específicos e outras cores, os desenhos são feitos, de acordo com o gosto do cliente e a habilidade, junto com a criatividade da manicure

Cursos na área nail art

Existem diversos cursos nessa área para quem deseja aprender a fazer em casa ou para quem quer ter essa profissão. Eles estão disponíveis em formato presencial ou online. 

Fazer um curso de unhas decoradas contribui para a capacitação profissional de quem quer ingressar neste mercado de embelezar as unhas. Ao final, a pessoa está preparada para atuar como um nail artist, que é o profissional que domina essa habilidade. 

E o nail artist se destaca no mercado de trabalho por dominar com precisão todas as técnicas necessárias para a decoração eficiente das unhas e garantir um resultado satisfatório para as clientes. 

Mas eles também são indicados para quem quer aprender a fazer unhas decoradas para o uso pessoal. E assim dar um toque mais estiloso no visual das mãos, seja no dia a dia ou em uma ocasião especial. 

Independente de qual objetivo, o curso de nail art é uma excelente opção para quem quer aprender mais sobre o universo das unhas decoradas e aplicar as técnicas da maneira correta. Resultando em unhas coloridas, com pedrarias, adesivos, pinturas, desenhos, cristais e outros itens, que estão cada vez mais na moda!

Conclusão

Como explicamos ao longo deste texto, as nail art fazem parte do mercado da beleza, como forma de arte e expressão. As unhas decoradas garantem a beleza e a personalidade de quem as usa, sendo cada vez mais valorizadas. 

E isso aumenta as oportunidades de negócio e renda para quem domina esta técnica, com a popularização deste mercado. 

Agora que você já conhece mais detalhes sobre o mercado das nail art e quais as suas as oportunidades, não deixe de seguir as nossas dicas para ingressar em um dos setores que mais crescem na economia brasileira, se destacando no ramo da moda e da beleza. 

você pode gostar também