Onde posso atuar tendo um curso de primeiros socorros

Onde posso atuar tendo um curso de primeiros socorros?

Todas as ações de primeiros socorros são essenciais para diminuir as sequelas pela falta de atendimento precoce, podendo até reduzir o tempo de internação em hospitais e contribuir fortemente para a diminuição dos números de óbitos. Por conta disso, são realizadas diversas campanhas de conscientização sobre as exigências desses cuidados por distintos setores da dentro do mercado de trabalho, o que faz com que a demanda por profissionais socorristas aumente gradativamente. 

Se você tem o desejo de ampliar as suas possibilidades de atuação dentro da área da saúde, saiba que a melhor é investir em um bom curso, busque por uma plataforma que preze pela capacitação e pela especialização, e que ofereça um Certificado de Conclusão de Curso.

O curso de primeiros socorros é oferecido aos técnicos de enfermagem. Aos condutores de veículos de emergência, aos profissionais da área de segurança, auxiliares de enfermagem, profissionais e acadêmicos da área de saúde e ao público em geral, isso quer dizer, que todas as pessoas que buscam por melhorar a sua qualificação profissional.

Primeiros socorros

Podemos definir os primeiros socorros como sendo um conjunto de procedimentos de urgência que serão realizados para salvar a vida de vítimas de acidentes, que poderão ser de origem clínica ou traumática. O objetivo dos primeiros socorros é de manter os sinais vitais do paciente estáveis até que um atendimento especializado chegue ao local e possa continuar de maneira mais específica.

Para atuar nos primeiros socorros, a pessoa não precisa ser um profissional da saúde. Ela deverá ter apenas um treinamento adequado sobre como tratar uma vítima.

Todos os cuidados de primeiros socorros serão somente acionados quando a vítima não conseguir cuidar de si mesma. E portanto, uma pessoa devidamente treinada deverá começar com os procedimentos necessários para o atendimento, com a finalidade de salvar a pessoa, enquanto que outra entrará em contato com um serviço de urgência.

Os primeiros socorros sempre acontecem antes do atendimento pré-hospitalar, que é quando um profissional especializado presta o serviço.

Os principais conteúdos que, normalmente, são ensinados em um Curso de Primeiros Socorros são:

  • Avaliação inicial da vítima;
  • Cuidado com os hematomas e hemorragias;
  • Cuidados com as feridas;
  • Cuidados com corpos estranhos;
  • Intoxicações;
  • Convulsões;
  • Tontura;
  • Desmaio;
  • Afogamento;
  • Asfixia;
  • Parada cardiorrespiratória;
  • Choque elétrico.

É fundamental que a vítima receba os devidos cuidados até a chegada dos profissionais de saúde.

É essencial que toda instituição e empresa tenha uma pessoa ou uma equipe qualificada com formação em primeiros socorros. Assim, irá garantir um bom atendimento e a salvação da vida da pessoa.

A importância dos primeiros socorros

Todos nós temos um compromisso ético com a vida do próximo, e sempre devemos oferecer ajuda para todos.

Os primeiros socorros serão as medidas que irão permitir que uma pessoa seja atendida antes que o seu estado de saúde seja agravado. Os devidos conhecimentos vão evitar que existam complicações futuras e diminuam assim o sofrimento do acidentado.

E mesmo que uma pessoa apresente muita vontade para prestar o atendimento à vítima, os conhecimentos técnicos são fundamentais para esses momentos. Qualquer erro pode ser fatal para a vítima.

Quem pode fazer o curso de primeiros socorros?

Os cursos de primeiros socorros serão destinados a toda pessoa que tenha o interesse em estudar sobre como deve ser a prestação do atendimento para alguém que sofreu algum acidente.

As vantagens de um curso

A realização de um curso poderá ser um diferencial para todos aqueles que desejam ingressar na área da saúde. O estudo de preparação irá dar novos desafios e assim ajudar no crescimento individual.

A realização de um curso vai lhe ajudar na progressão do profissional dentro de uma empresa ou até na descoberta de novos ramos. Portanto, um bom curso de primeiros socorros no seu currículo poderá ser determinante na sua carreira.

Tipos de socorristas

Bombeiros, paramédicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, entre outros profissionais habilitados em atuar em situações de risco, como sendo os resgatistas, por exemplo. Eles podem assumir a função de socorristas. Porém, os voluntários civis também podem exercê-la a ação de socorristas, desde que eles recebam treinamentos adequados.

Os técnicos em enfermagem, ao realizarem o curso de primeiros socorros, vão ampliar as suas possibilidades para atuar dentro de redes de pronto atendimento, hospitais, SAMU, grandes empresas, grupos de socorristas do corpo de bombeiros, ONGs, entre outras possibilidades.

Habilidades de um Socorrista

Veja a seguir algumas habilidades essenciais para o cumprimento preciso das suas ações.

  • Conhecimento: é fundamental ter os conhecimentos técnicos em primeiros socorros, que serão adquiridos formalmente através de um curso especializado, com o qual oferece recursos teóricos e práticos para as ações que são exigidas em situações de urgência e emergência;
  • Autoconfiança e equilíbrio emocional: o socorrista vai lidar com diversas situações muito complexas e estará sempre sob pressão. Ter o equilíbrio emocional para agir com bastante precisão e autoconfiança de que está fazendo a coisa certa;
  • Preparo físico: algumas vezes será necessário cuidar da remoção e transporte da vítima, e por isso é importante ter um bom preparo físico;
  • Excelente comunicação: como o socorrista deverá garantir a segurança no entorno, que será entre as pessoas envolvidas no local de ocorrência, da vítima e dele mesmo, e deverá facilitar a chegada de outros profissionais de saúde, a comunicação do socorrista deverá ser clara e eficaz;
  • Empatia: especialmente nos casos em que a pessoa sofre alguns ferimentos graves, ela estará com o estado emocional abalado, o socorrista precisa lidar com uma grande empatia para que a pessoa sinta mais confiança e acolhida diante da circunstância.

Depois de ler sobre onde posso atuar tendo um curso de primeiros socorros, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.