5 dicas para montar a melhor festa temática para seu filho

Organizar festa de aniversário pode ser muito mais divertido quando você sabe exatamente o que fazer para deixá-la incrível. Montar um evento infantil exige imaginação, criatividade e até certa destreza. Seja em salão de festa ou ao ar livre, esse post irá te mostrar as melhores dicas para você fazer o aniversário temático que seu filho ou sua filha sempre sonhou.

Vamos lá?

Mas, antes de mais nada, por que uma festa temática?

Segundo especialistas em formação infantil, as crianças desenvolvem memórias que ajudam a criar sua personalidade já na primeira infância, dos 1 aos 7 anos.

Nesse período, é comum que elas sejam estimuladas através de ambientes criativos e que sejam encorajadas a elaborar cada vez mais espaços de imaginação. É por isso, também, que as escolas infantis são os locais que mais fazem referência ao lúdico, seja na própria decoração do ambiente ou nas brincadeiras que são desenvolvidas.

Mas, você pode se perguntar o que isso tem a ver com festas temáticas. Veja bem, imagina você ser uma criança que espera ansiosamente pelo aniversário, é claro que você vai querer que sua festa seja a mais incrível que a dos coleguinhas e que esteja presente seus personagens favoritos, certo?

É por isso que é necessário escolher cuidadosamente o tema, o salão de festa, e a forma como vai organizá-la, afinal, será uma parte importante do desenvolvimento do lúdico no imaginário do seu filho ou filha.

Hora de arregaçar as mangas

Mas, vamos ao que interessa, confira as 5 principais dicas para organizar a festa que seu filho sempre sonhou!

1.     Escolher o tema do momento ajuda a ser mais prático

Apesar de crianças já demonstrarem gostos próprios entre os 3, 4 anos de idade, ainda assim, se você escolher o tema dos personagens mais em voga no momento a chance de você ter uma decoração que se encaixe em qualquer espaço para eventos é boa e acaba sendo mais prática.

Por isso, a dica número 1 desse post é tentar buscar um equilíbrio do que já está em alta no mercado infantil com detalhes que só a festa do seu filho pode proporcionar.

Assim, mesmo que você faça um aniversário com o tema do Homem Aranha, por exemplo, você pode personalizar todos os detalhes possíveis, desde um copo de acrílico com o nome da criança (que também pode servir de lembrancinha) até mesmo o balão para decorar o salão de festa pode ser feito exclusivamente para o seu filho, e personalizá-lo com nome, data, foto etc.

O importante é que no fim o prático pareça ser feito exatamente para você!

  • Saiba quanto você pode gastar e faça bons investimentos

Delimitar um teto de gastos para a realização da festa é extremamente importante, afinal, é isso que vai te guiar para saber onde poderá ser investido o seu dinheiro.

Por exemplo, se você quer organizar uma festa com um bom número de convidados, é ideal que você procure locais para eventos que comportem todos confortavelmente. Outro ponto importante é definir quanto será gasto com doces, bolo, buffet e decoração.

Depois de estabelecer o valor para cada, é interessante se perguntar se há condições de contratar atrações temáticas como personagens que animam festas infantis, brinquedos infláveis etc.

Colocando tudo na ponta do lápis você não se perde e consegue saber as melhores formas de investir o dinheiro da festa.

  • Conheça o local do evento antes do grande dia

É importante que você faça uma visita ao salão de festa que você se interessou antes do dia do evento. Isso é necessário para que você saiba como a decoração poderá ser montada e como os convidados deverão estar dispostos pelo ambiente. É uma forma de evitar contratempos desnecessários no dia.

Se possível, leve junto a equipe que fará a decoração para facilitar a montagem dos aparatos da festa.

Se for fazer ao ar livre, certifique-se que o espaço para eventos também tenha toldos ou um ambiente fechado para eventuais chuvas ou ventanias que podem prejudicar a decoração.

  • Procure atrações especializadas

Para montar uma festa de aniversário infantil inesquecível, não basta ter a melhor decoração e estar no melhor espaço para eventos, é necessário que as atrações da festa seja a melhor possível para o seu filho e para as crianças convidadas.

Uma boa equipe de atração consegue divertir até mesmo adultos! Por isso, pesquise por produções especializadas em festas infantis, e se possível, vá a festas demonstrativas para ver como a equipe realiza as atividades recreativas.

Crianças felizes fazem qualquer evento valer a pena.

  • E, por último, mas não menos importante, se divirta

Muitos pais ficam tão preocupados em fazer a festa perfeita que esquecem que organizá-la também precisa ser uma parte divertida do processo para, assim, aproveitá-la da melhor forma.

Por isso, é importante que você tenha tudo listado e em ordem até o grande dia. Certifique-se de que a decoração, a recreação e o buffet chegarão no horário certo. Depois de tudo organizado é hora de curtir!

Se você for um daqueles pais que não se importam em participar da melhor forma, entre também na brincadeira; se fantasiem conforme o tema da festa escolhido e façam desse dia o melhor da vida da sua criança!