Calendário gestacional, veja o desenvolvimento do bebê mês a mês

Cada semana faz toda a diferença na vida do bebê! Entenda como todo esse processo acontece.

Quem está esperando um bebê, sabe: A gravidez é um processo cheio de mudanças físicas, psicológicas e sentimentais para todos os envolvidos. Além de tudo isso, também é preciso resolver todas as necessidades que um recém-nascido tem, como escolher o melhor berço, a melhor marca de fralda infantil, os melhores brinquedos e roupinhas. Ou seja, não faltam detalhes para entender e conhecer. 

Veja como acontece o desenvolvimento do bebê durante a gestação!

Calendário gestacional: o que acontece em cada mês?

Uma semana na vida de um bebê em desenvolvimento é muita coisa! Imagine, então, um mês completo. Entenda o que acontece em cada fase do desenvolvimento para acompanhar tudo com mais tranquilidade!

1º mês de gestação (até as 4 semanas)

É nas primeiras quatro semanas que o óvulo fecundado se implanta no útero e inicia a divisão das células do embrião. A partir da implantação no útero, o corpo começa a liberar o hormônio beta-HCG, que cria as condições para o desenvolvimento do bebê. 

Os sinais clássicos da gravidez também começam a aparecer nesse primeiro mês, mais para o final das quatro semanas, quando os hormônios já estão em excesso. Ao final do primeiro mês, o tubo neural (que dará origem ao sistema nervoso e o cérebro) já está formado. 

2º mês de gestação (5 a 8 semanas)

É a fase em que a gestante apresenta os sinais da gravidez como enjôo e mal-estar de maneira mais intensa, por conta dos hormônios e mudanças que estão acontecendo no corpo. Entre a quinta e sexta semana de gestação é formado o coração do bebê, que já começa a bombear sangue.

Entre a sexta e a oitava, é o momento em que outros órgãos começam a se desenvolver, como é o caso dos pulmões, dos rins, do fígado, intestino e os neurônios. Ao final, é possível notar o início do desenvolvimento dos membros. Também no final do segundo mês já é possível realizar o exame de sexagem para saber o sexo do bebê. 

3º mês de gestação (9 a 13 semanas)

Até o final do terceiro mês várias partes do corpo do bebê serão desenvolvidas, como ossos, cartilagens, cotovelos, narinas e canais auditivos. Os órgãos formados no mês anterior começam a se desenvolver melhor e passam a funcionar. Durante esse mês, também se formam os ovários ou os testículos. 

Por conta do desenvolvimento, é a partir do terceiro mês que a barriga da mulher começa a crescer. Além disso, os sintomas de mal-estar começam a sumir, pois o corpo está regulando os hormônios. 

4º mês de gestação (14 a 17 semanas)

É um mês importante para o desenvolvimento dos pulmões do bebê, que começa a sugar e engolir o líquido amniótico, desenvolvendo os movimentos de sucção, que serão os mesmos depois de seu nascimento. 

Nesse momento, a barriga da gestante cresce ainda mais e são feitos novos exames para acompanhar o crescimento do bebê e detectar questões de saúde que podem ocorrer. Outro ponto importante é que é preciso tomar todas as vacinas indicadas pelo médico nesse período ou anteriormente. 

5º mês de gestação (18 a 22 semanas)

Até o final do quinto mês de gestação, os ouvidos já estarão completamente formados, mas ainda vão ser “aguçados” até o final da gravidez. As tubas uterinas já estão posicionadas. Também é formada a vérnix caseosa, uma proteção para a pele do bebê, que regula a temperatura e previne infecções. Por conta do crescimento (agora, com cerca de 27 centímetros), já é possível sentir movimentos na barriga. 

6º mês de gestação (23 a 27 semanas)

Durante o sexto mês de gestação, o bebê já consegue escutar melhor e até interagir com estímulos externos. É nessa fase que começa a abrir os olhos e a desenvolver o paladar. 

O desenvolvimento nesse momento exige grande quantidade de nutrientes, por isso é indicado que a gestante atente-se cada vez mais para ter uma alimentação rica e diversa. 

7º mês de gestação (28 a 31 semanas)

Nessa fase, o cérebro do bebê continua a se desenvolver, mas de maneira mais ágil, expandindo seu tamanho. A formação do cérebro é uma das etapas mais importantes considerando a necessidade nutricional. No sétimo mês, é possível sentir o bebê mexendo quase todo o tempo e ele já começa a interagir com sons externos, como a voz dos pais. 

8º mês de gestação (32 a 35 semanas)

Nessa fase, todos os órgãos já estão praticamente completamente formados e continuarão se desenvolvendo até o final dos nove meses. Por conta do tamanho e do peso, o desconforto da gestante se torna cada vez maior. 

Também é possível sentir o bebê se mexendo de maneira mais intensa. É nesse período que ele começa a se posicionar para o parto, mexendo a cabeça e os membros. 

9º mês de gestação (36 a 42 semanas)

O último mês é um dos mais desafiadores, pois o peso da barriga pode causar desconforto e mal-estar na gestante. Mas é por um bom motivo: o bebê já está pronto para nascer! Neste último mês, ele continua ganhando peso e se posiciona para o parto. 

Em uma gestação saudável, o nascimento pode ocorrer da 39ª semana até a 41ª. Caso não haja sinais do nascimento, o parto pode ser induzido. Cabe ao médico analisar as necessidades de cada gestante, considerando tamanho e situação do bebê e da grávida. 

você pode gostar também