Como abrir uma loja de roupas de sucesso

Como abrir uma loja de roupas de sucesso? Confira algumas dicas!

Quer abrir uma loja de roupas ou deseja aumentar o sucesso da sua? Então, este é o conteúdo certo para você. O segmento de vestuário por si só já é um dos que mais cresce no Brasil. 

Além de ser considerado um setor essencial no país, é uma área que as buscas estão sempre buscando, está sempre em alta e se renova periodicamente. No e-commerce, por exemplo, essa categoria movimentou 1,8  milhões de transações em 11 meses de 2020. 

Segundo dados levantados pelo Melhor Envio, empresa do Grupo Locaweb, o setor de moda é o que tem mais números de produtos vendidos, com quase o dobro do número comercializado pela segunda categoria mais vendida do mercado.

Nas lojas físicas, este sucesso não é diferente. As lojas de roupas estão sempre a um passo à frente das demais. Então, se você deseja abrir uma empresa neste segmento, pode ir com tudo porque é um mercado aquecido, sempre cheio de novidades e que lucra muito.

Agora, se você já tem e quer aumentar as suas vendas, recomendamos que leia até o final deste conteúdo para ver dicas de como atrair mais clientes e fazer seu faturamento crescer.

Em ambos os casos, o sucesso é certo. Então, a seguir, para ajudar os empreendedores (as) deste segmento, traremos algumas sugestões incríveis de como ter uma loja de roupas de sucesso.

São dicas que vão atrair mais clientes, fidelizar o público e fazer com que o nível das vendas cresça constantemente, dia após dia. Vamos lá? Acompanhe!

Dicas práticas para ter uma loja de roupa de muito sucesso

Embora o mundo da moda seja um dos mais competitivos no mundo, ele ainda é bastante promissor. Isso porque há inúmeros estilos de roupas e estratégias de vendas que diferem uma loja da outra.

Tem espaço para todo mundo! Então, se você acha que não é uma boa ideia abrir uma loja de roupa ou que o baixo número de vendas é porque já tem muitos empreendedores fazendo isso, é possível que você esteja errado (a).

A principal vantagem deste setor é que ele é lucrativo o ano inteiro. A ausência de sazonalidade é um dos grandes diferenciais do mundo da moda. As roupas são itens de consumo o ano inteiro, em qualquer época.

Além de ser uma necessidade do ser humano para nos apresentarmos em sociedade, no trabalho e nos expressarmos, sempre há produtos novos em alta, estilos diferentes e peças que viram moda.

Este, na verdade, é um dos grandes motivos do sucesso do mercado de roupas: a variedade. A compra de vestuário faz parte da vida de todas as pessoas, portanto, aproveite isso e venda cada vez mais!

Vamos às dicas.

Como está a fachada da sua loja?

Muitos empreendedores de lojas físicas não percebem, mas as fachadas são extremamente importantes. Segundo pesquisas, elas são fundamentais para o consumidor. Por meio delas, ele decide se vai entrar, se naquela loja há peças que ele vai gostar e se é uma marca confiável.

Tudo isso ao olhar a fachada. Sendo assim, investir na frente da loja é muito importante para se diferenciar da concorrência e passar uma mensagem ao público, chamando a sua atenção.

É possível fazer fachadas com placas de ACM, PVC e outros diversos materiais. Estude mais sobre este tópico, ele fará toda a diferença! 

A comunicação visual da sua marca é forte?

Comunicação visual é uma estratégia que utiliza elementos visuais para passar mensagens ao público-alvo. Por meio dela, é possível transmitir sensações às pessoas, o que é importante atualmente.

Pela cor da loja, dos posts nas redes sociais e até mesmo do site, as pessoas sentem mais confiança pela marca. Além disso, o público se identifica com aquele tipo de comunicação e passa a gostar mais da marca.

Todas as grandes empresas usam essa estratégia porque ela é super vantajosa e lucrativa. Portanto, vale a pena investir nisso, criar sites, fachadas, posts e até mesmo decorar a loja física de acordo com a comunicação visual da marca.

Está divulgando seu trabalho nas redes sociais?

Hoje em dia, todo mundo está nas redes sociais. O brasileiro passa, em média, 9 horas por dia navegando na internet. Por isso, ter um perfil ativo nas redes é estar onde seu público está.

Muitos dizem que se uma empresa ou loja não está nas redes sociais, ela nem existe – tampouco passa confiança ao público. Então, crie um perfil e faça posts frequentemente.

Mostre as peças, coloque no corpo para as pessoas verem, divulgue promoções, mostre o interior da loja e muito mais – além de chamar a atenção de clientes pelas redes, também fará com que o público veja as roupas disponíveis e encomendá-las sem ao menos sair de casa.

As redes sociais são o presente e futuro, não deixe de investir. Um detalhe aqui é que a comunicação visual é muito importante nos posts, então padronize as cores, logo e estilos de publicações. 

Isso é muito importante.

Com essas dicas, temos certeza que terá uma boa base para começar a empreender ou dar um up das vendas. Boa sorte!