Como inovar na decoração de seu banheiro

Como inovar na decoração de seu banheiro?

Sabemos que na hora de planejar a decoração da casa, o banheiro, por ser um cômodo menor, sempre fica por último. No entanto, justamente por ser um ambiente voltado para o autocuidado e relaxamento, é importante buscar alternativas para inovar na decoração e deixar o espaço ainda mais aconchegante e funcional. Existem diversas maneiras de trazer mais personalidade e estilo para o banheiro, mas para isso é importante ter um bom planejamento e organização, especialmente para quem pretende investir e realizar a instalação de banheira de hidromassagem. Portanto, se você quer mudar a cara de seu banheiro, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja as melhores dicas para inovar a decoração.

SPA em casa

Principalmente se você preza pelo autocuidado e momentos de relaxamento para manter a qualidade de vida, é totalmente possível utilizar o banheiro como seu próprio SPA em casa. Além de escolher uma hidro, você também pode criar um ambiente aconchegante, optando por cores claras, iluminação suave, plantas, aromas e sais de banho. Obviamente, é fundamental realizar a manutenção de banheira de hidromassagem para garantir maior durabilidade e usabilidade ao longo do tempo. Afinal, quando bem cuidada, ela consegue promover os mesmos benefícios mesmo com anos de uso.

Revestimento, pintura e papel de parede

É fato que revestimentos comuns e sem graça são sempre vistos no banheiro. Contudo, é possível inovar na decoração de seu banheiro, com móveis planejados, sem precisar realizar grandes reformas. Uma boa dica é apostar na tinta epóxi, que possui fácil absorção e promove um excelente acabamento. Agora, para que quer trocar o revestimento, o cimento queimado é uma ótima alternativa, visto que é atemporal e nunca sai de moda, além de combinar com estilos diferentes desde o clássico até o contemporâneo.

Contraste de cores

Para quem gosta de ousar e impactar, cores contrastantes são uma ótima alternativa. Obviamente, elas precisam harmonizar entre si para criar um ambiente confortável aos olhos. Por exemplo, o clássico preto e branco dá sensação de modernidade com um toque dramático, enquanto cores quentes promovem conforto e acolhimento. Por outro lado, tons pasteis transmitem tranquilidade e aconchego. Além disso, você também pode utilizar materiais com texturas diferentes, como mármore, madeira ou outros tipos de revestimentos. 

Detalhes fazem a diferença

Para quem quer inovar na decoração de banheiro sem gastar muito incluir itens decorativos simples, mas que fazem a diferença é uma boa dica. Por exemplo, quadros, espelhos e adornos são ótimas opções para preencher espaços vazios e paredes neutras, sendo que quanto mais sóbrio for o ambiente, mais você pode ousar na decoração. Além disso, é possível criar uma composição com diferentes estilos e cores ou ainda criar uma padronagem e repetir o elemento.

Bancadas e cubas

É importante ter em mente que renovar bancadas e pias do banheiro pode ser mais simples do que você pensa. Considerando que boa parte dos banheiros mais antigos possui uma cuba tradicional embutida na pedra, inovar não é tão difícil. Por exemplo, você pode mudar totalmente a cara do banheiro ao escolher uma cuba sobreposta. Por outro lado, se você deseja uma mudança maior, é possível realizar a restauração da bancada.

Espelho e iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes do banheiro, influenciando diretamente seu bem-estar no local. A boa notícia é que ela pode ser facilmente transformada e ajustada. Por exemplo, se o ambiente tem forro em gesso, você pode instalar um pendente acima da bancada e harmonizar com a iluminação geral. Já para tetos em laje, com ponto de luz central, também é possível sobrepor, com trilho de iluminação, plafon de sobrepor e canoplas, criando um efeito ainda mais diferenciado para o espaço. Além disso, os espelhos também são ótimos investimentos, conferindo amplitude e sofisticação.

Box de banho

Outra peça de destaque no banheiro é o box, pois além de promover beleza ao espaço por meio do design, o modelo escolhido também pode fazer diferença no funcionamento e circulação do ambiente. Compreender se o ideal é a porta de correr, de abrir ou em estilo camarão é essencial para garantir o sucesso do projeto. O mais indicado são modelos com roldanas aparentes e ferragens coloridas, como rose gold, preto e cromado.

Personalidade

Por fim, mas não menos importante, entenda sobre seus gostos e personalidade para garantir uma decoração adequada para seu estilo. Por exemplo, se é mais moderno, opte por cores impactantes e linhas retas. Mas, se prefere um espaço zen, invista em velas e plantas. Por fim, para os mais clássicos e românticos, opte por cores suaves e padronagem vintage na parede.

Então, agora que você sabe como inovar na decoração de seu banheiro, já pode começar seu planejamento. É importante ter ao seu lado profissionais especializados no assunto, como arquiteto ou designer de interiores, principalmente se deseja fazer alterações mais complexas. Dessa forma, você garante maior agilidade, praticidade e até mesmo economia para seu projeto.