Dicas de como esterilizar mamadeiras e chupetas

Bons hábitos de esterilização podem prevenir doenças e infecções no seu bebê.

Zelar pela saúde dos filhos é um dever dos pais, sobretudo após o nascimento, quando o sistema imunológico dos bebês ainda está em formação. Dessa forma, esterilizar mamadeiras, chupetas e outros objetos é uma maneira de prevenir doenças e infecções. 

A esterilização consiste em ferver os utensílios na água por cerca de cinco minutos, portanto, pode ser feita através de vários meios, como esterilizador elétrico, micro-ondas e fogão. 

No entanto, o primeiro passo é lavar os itens com água, sabão neutro e escova própria para mamadeira, se for o caso, para remover quaisquer resíduos de sujeira que existam. Além disso, também é importante higienizar as mãos com sabão antibacteriano ou álcool 70%, para evitar a recontaminação dos objetos higienizados e/ou esterilizados.

Agora que você entende a importância da esterilização para a saúde do seu filho e sabe quais cuidados devem ser tomados, confira como esterilizar os utensílios do bebê em cada um dos meios possíveis. 

Esterilizador elétrico

O esterilizador elétrico foi desenvolvido especialmente para esterilização e, por esse motivo, é um dos métodos mais populares e utilizados para esterilizar as mamadeiras e chupetas dos pequenos.

Facilmente encontrado em qualquer loja de produtos para bebês, o aparelho é capaz de desinfetar entre cinco e seis mamadeiras de uma só vez em apenas cinco minutos. Veja o passo a passo de como usá-lo:

  1. insira a quantidade de água indicada nas instruções do produto (um esterilizador com capacidade de até seis mamadeiras precisa de cerca de 200ml);
  2. após higienizar as mamadeiras, ponha todas elas no esterilizador (bicos virados para cima e mamadeiras viradas para baixo);
  3. confira se o aparelho está bem vedado para que o vapor não escape;
  4. ligue o esterilizador pelo tempo indicado nas instruções (normalmente não passa de dez minutos);
  5. quando o processo for finalizado, espere as mamadeiras esfriarem antes de retirá-las do aparelho.

Vale ressaltar que, desde que a tampa não seja removida, as mamadeiras podem permanecer dentro do esterilizador por até seis horas. Contudo, ao serem retiradas, as mamadeiras precisam ser remontadas o mais breve possível para evitar uma nova contaminação.

Micro-ondas

No micro-ondas, a esterilização pode ser feita com um recipiente de plástico, vidro ou esterilizador próprio para micro-ondas, semelhante ao elétrico.

O passo a passo também é bastante simples:

  1. coloque as mamadeiras no recipiente escolhido e cubra com água;
  2. leve ao micro-ondas e deixe por 8 minutos em potência máxima (no caso do esterilizador, siga as instruções do fabricante);
  3. por fim, guarde as mamadeiras em um pote com tampa e certifique-se de que ele está bem vedado.

Fogão

É perfeitamente possível esterilizar as mamadeiras do seu bebê usando apenas o fogão e uma panela. Não é necessário comprar uma panela específica para isso, mas é recomendado utilizar sempre a mesma para minimizar os riscos de contaminações. Além disso, vale ressaltar que, ao utilizar essa técnica, tanto a mamadeira quanto os bicos podem ter a vida útil reduzida.

Veja o passo a passo de como esterilizar as mamadeiras e as chupetas do seu filho no fogão:

  1. encha uma panela com água fria e insira os objetos, deixando-os totalmente submersos. Ponha um prato pesado ou uma tigela em cima da panela para que as mamadeiras e bicos permaneçam submersos;
  2. após a água levantar fervura, deixe ferver por mais dez minutos.
  3. deixe os objetos secarem naturalmente e guarde-os em um pote com boa vedação. 

Desde que você não retire a tigela ou prato de cima da panela, os itens podem permanecer por lá durante algumas horas, entretanto, é indicado removê-las e montá-las assim que esfriarem. As mamadeiras podem ser utilizadas por um período de 24 horas antes de precisarem ser esterilizadas novamente.

você pode gostar também