Dicas simples para decoração de salas de jantar

Saiba como criar um ambiente relaxante e sofisticado para seu momento de lazer

A sala de jantar é um espaço que se tornou não apenas um ambiente para a pausa de refeições como também para o descanso eventual no trabalho em home office ou mesmo um ambiente seguro e confortável para reunir amigos. 

Por isso, a decoração de sua sala de jantar é essencial para criar uma atmosfera propícia não apenas para o momento de tomar café da manhã, almoçar ou jantar, mas também para o lazer dentro de sua casa. 

A cor da sua sala, a escolha do material da mesa de jantar, das cadeiras e mesmo a utilização ou não de um espelho, são escolhas que fazem a diferença no ambiente que você quer criar e em qual ideia você gostaria de passar para sua família e convidados. Você pode criar desde um ambiente descontraído e alegre até um espaço aconchegante e sofisticado para esses breves, mas prazerosos momentos. 

Confira abaixo algumas dicas simples que vão te ajudar a atingir seus objetivos na hora de decorar este cômodo.

Mesas

A decisão sobre a mesa ideal para sua sala de jantar, vai depender não apenas do tamanho do ambiente, como também das escolhas que você irá fazer sobre o espaço. 

Ao optar por uma mesa redonda com tampo de vidro, você pode escolher cadeiras coloridas ou com design industrial, para passar uma ideia mais modernista. O mesmo vale para uma mesa mais retangular, composta por cadeiras de madeira e estofado em cores pastéis, acompanhada de um sofá de parede, por exemplo.

Veja também: Confira essa lista de melhores cadeiras ergonômicas para sua casa 

Mesa e cadeiras de madeira transmitem uma atmosfera mais rústica e despojada em um estilo mais boho, isto é, o conhecido “hippie chic” — um estilo boêmio mais sofisticado. 

Ao misturar itens de madeira com estofados claros e tampos de vidro temperado, por exemplo, o ambiente passará uma sensação de suavidade e conforto — com os objetos certos de decoração, será um espaço acolhedor. 

Espelho

Os espelhos são um excelente aliado não apenas como item de decoração, mas especialmente para salas de jantar menores, pois passam a impressão de que o ambiente é maior. 

Ao colocar um espelho em toda a parede, unido a um piso de madeira, a sensação de ampliação do espaço fica ainda mais evidente. É um excelente truque que também confere certo grau de sofisticação ao cômodo. 

Utilizar espelhos menores, com design em formatos diferentes ou mesmo retangulares com a moldura de madeira, a depender do estilo da sua sala de jantar, é uma opção agradável para criar um ambiente elegante e confortável. 

Lustres

Engana-se quem imagina que os lustres são adereços apenas para espaços muito específicos, qualquer pessoa pode optar pela utilização de um lustre em sua sala de jantar. Desde os famosos lustres de cristal tradicionais, até os lustres de cristal preto e os prateados, com design industrial, que passam um ar moderno ao ambiente. 

Lustres em formatos diferentes, como retangulares, em vidro, com algumas lâmpadas à mostra, ou com design delicado inspirado em árvores tradicionais japonesas, também podem ser um toque ousado ao seu espaço. 

Tudo vai depender de como você irá compor o restante da sua sala. 

Aparelho de jantar

A escolha do aparelho de jantar também faz parte da decoração do seu espaço. Aqui você pode optar tanto pela utilização de um aparelho de jantar branco, clássico, que passa a sensação de elegância e leveza, quanto por brincar com pratos de cores e estilos diferentes. 

Ao misturar itens de aparelhos de jantar diferentes você não irá, necessariamente, criar um ambiente descontraído — você pode usar essa técnica também com sofisticação, mesclando pratos brancos com jogos de sobremesa mais coloridos e xícaras estampadas. Abuse das opções e monte conjuntos diferentes com seus variados aparelhos de jantar, criando atmosferas variadas para cada ocasião.

você pode gostar também