Dor crônica, entenda o que é e quais são as opções para o tratamento

A dor crônica pode ser definida como a sensação em qualquer parte do corpo que dure mais de um mês após o fim da lesão. 

Além disso, a persistência da dor por um período superior a 3 meses também ganha esse nome e indica, na maioria dos casos, que há problemas referentes ao sistema nervoso central. 

Aliás, é preciso considerar que, mesmo com motivos físicos, a dor crônica pode ser potencializada ou influenciada por questões emocionais, que irão impactar na intensidade e duração.

Por isso, trouxemos este artigo para explicar os principais motivos, danos e tratamentos. Confira conosco e boa leitura!

Quando uma dor é considerada crônica?

Em geral, uma dor é considerada crônica quando ela dura e se repete por longos prazos, seja meses ou anos, acontecendo um dos itens a seguir:

  • Duração superior a três meses consecutivos;
  • Duração superior a um mês após a resolução do problema ou lesão que a teria gerado;
  • Ocorrência periódica por meses ou anos, ainda que haja intervalo entre eles;
  • Ocorrência devido a sua associação com uma doença crônica, como por exemplo, diabetes, fibromialgia, câncer, artrite, dentre outros) ou mesmo feridas que não cicatrizam.

Principais sintomas

A dor crônica pode provocar, frequentemente, o aparecimento de sintomas como fadiga, insônia e distúrbios de sono, redução ou ausência da sensibilidade do paladar, diminuição da libido, entre outros.

Qual a diferença entre dor crônica e aguda?

Em resumo, é possível diferenciar a dor crônica da aguda pela origem ou causa e também pelo tempo de duração de ambas.

Enquanto a dor aguda ou episódica pode ter em sua causa um choque ou corte e desaparecer durante a recuperação do dano, a dor crônica irá continuar, mesmo ao fim da recuperação. 

O importante é que, em qualquer um dos casos, se procure um profissional médico para avaliação e tratamento.

Quais são os danos que a dor crônica pode provocar?

Em quadros mais graves, a dor crônica é capaz de limitar a interação social e interferir em atividades do dia a dia, incapacitando o paciente de diversas tarefas. 

Entretanto, mesmo quando a dor recorrente se torna suportável, ela merece atenção por indicar um processo que pode levar a outras doenças. Isso porque a dor crônica estimula as fibras nervosas e as tornam mais ativas. 

Dessa forma, sensibiliza ainda mais o corpo e irá trazer problemas mais complexos se não tratados.

Conheça as opções para o tratamento

As opções de tratamento para uma dor crônica são diversas e dependem da recomendação médica e da complexidade da dor. Mesmo com técnicas e procedimentos que podem ser utilizados simultaneamente, o tratamento da dor crônica é individualizado conforme o quadro. 

Abaixo relacionamos os principais tratamentos.

Medicamentos, injeções e infiltrações

Existem no mercado uma variedade de remédios para o combate da dor crônica. Desde analgésicos, anti-inflamatórios até opióides, que podem atender desde as dores mais moderadas até as mais intensas. No entanto, estes medicamentos apresentam diversos efeitos adversos como, dor abdominal, azia, náuseas e vômitos, sonolência e diarreia. Além do mais, medicamentos opióides possuem o potencial de causar dependência medicamentosa. 

Já para alguns casos de dores crônicas múltiplas ou neuropáticas, a aplicação pode ser feita através de injeções ou infiltrações.

Medicina integrativa: alternativas terapêuticas para a dor crônica

Com a função de auxiliar tratamentos tradicionais, a medicina integrativa pode ajudar a combater a dor crônica através de práticas comprovadas para o bem-estar e qualidade de vida. 

Dentre as mais comuns, se destacam:

  •  
  • Cannabis medicinal: utiliza das propriedades terapêuticas da cannabis para realizar sinapses melhores entre os neurotransmissores e assim proporcionar redução da dor nos pacientes. 

O assunto é tão complexo e técnico que existem  hoje cursos de cannabis medicinal com o intuito de capacitar profissionais médicos para as práticas terapêuticas que envolvem a planta.

  • Acupuntura: a milenar terapia oriental é uma excelente e comprovada alternativa para aliviar dores crônicas dos mais diversos tipos. A Acupuntura envolve a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo visando produzir respostas corporais positivas.
  • Yoga e técnicas de relaxamento: este procedimento costuma diminuir as contrações e melhorar a autopercepção do corpo, reduzindo a dor crônica de maneira satisfatória.

Fisioterapia

A indicação da fisioterapia em casos de pacientes com dor crônica costuma acontecer, principalmente, quando acontece limitação do movimento do corpo, ou seja, quando a pessoa passa a ter movimentos reduzidos, dificuldade em caminhar ou ainda problemas para executar tarefas físicas comuns.

 A fisioterapia fortalece os músculos, permitindo uma melhor percepção corporal ao paciente.

Terapia comportamental e psicoterapia

Em casos em que a dor crônica é agravada ou aumentada por questões psicológicas, há técnicas como relaxamento, mindfulness ou hipnose que podem ajudar no controle da dor.

Além disso, a terapia cognitivo-comportamental irá auxiliar no entendimento do paciente sobre a sua dor, e a melhor compreensão de si, o que pode contribuir para o retorno gradual do humor, das atividades físicas e mentais.

Assim, mesmo que não atue diretamente na dor crônica, estas opções auxiliarão no equilíbrio emocional enquanto o tratamento é realizado.

Cirurgia

Quando a dor crônica não responde a tratamentos ou medicamentos, também existe a possibilidade de procedimentos cirúrgicos específicos. Contudo, eles são indicados de forma individualizada e apenas para determinados tipos de dores crônicas.

Por exemplo, a cirurgia para hérnia de disco, a correção ou alteração nas vértebras ou ainda o implante de eletrodo na medula espinhal, com a intenção de bloquear os estímulos responsáveis pela dor crônica.

O que fazer com dor crônica?

Por último, é preciso responder sobre o que fazer com a dor crônica e a resposta é simples: procure um médico. Apenas um profissional será capaz de prover um diagnóstico correto e orientar sobre quais práticas serão efetivas. 

Nunca realize automedicação ou qualquer prática de exercício ou terapia sem antes consultar um profissional de confiança da área da saúde. 

você pode gostar também