Francielle Mattos, história da campeã do Mister Olympia

A Francielle Mattos é uma fisiculturista da categoria welness, tem idade de 22 anos nasceu no dia 26 de agosto de 1999.

Ela  pesa aproximadamente 55 kg. Esse peso varia conforme a competição que ela deseja participar, e também o tempo que falta para chegar o dia da competição.

A Francielle Mattos tem altura de 1,59 m e é um atleta profissional e nasceu na cidade de Toledo PR.

Os seus principais campeonatos:

Ela foi campeã na Muscle Contest Nacional em 2020, campeã Arnold classic Brasil em  2019, Overall no Mister Olympia Brasil em 2019, e campeã overall em Ohio nos Estados Unidos em 2020.

Atualmente ela é patrocinada pela empresa integralmédica e o seu grande destaque veio após vencer o Mister Olympia de 2021 em Orlando nos Estados Unidos.

Nessa competição foi a estreia da categoria Wellness no Mister Olympia onde quatro brasileiras ficaram nas cinco primeiras colocações.

Acompanhe o texto e fique por dentro da biografia dessa grande atleta.

Porque a Francielle Mattos começou a treinar musculação?

Ela é mãe de dois filhos e teve depressão pós-parto após ter o seu primeiro filho e com ajuda da musculação e do esporte ela conseguiu vencer essa depressão.

A Francielle Mattos mostra que é possível ser mãe e atleta muito competitiva apesar de geralmente os atletas de fisiculturismo principalmente as mulheres têm que fazer uso de recursos ergogênicos e hormônios para serem competitivas.

Esses hormônios atrapalham a fertilidade das pessoas tanto para os homens como para as mulheres.

E no caso das mulheres, para desenvolver massa muscular ao ponto de ficarem competitivas e apresentar uma boa definição assim como a categoria Wellness exige, é necessário utilizar mais  hormônios e anabolizantes próximo da competição para conseguir muita definição muscular.

Alguns deles são hormônios predominante no corpo dos homens ou seja hormônios como a testosterona por exemplo.

Se uma pessoa que faz uso de anabolizantes perder a sua fertilidade por conta do uso de anabolizantes, ela pode fazer alguns tratamentos e talvez não consiga ter filhos novamente.

Categoria da Francielle Mattos

A categoria Wellness foi criada no Brasil onde se destaca as linhas e tipo físico das mulheres brasileiras com glúteos mais arredondados no formato de gota, quadríceps fortes e cintura muito fina.

As atletas devem apresentar um shape bem escultural e bem feminino, mas um corpo muito agressivo nas competições.

Atualmente as mulheres estão incluídas cada vez mais no esporte. É notável a presença cada vez maior das mulheres ganhando boas colocações até mesmo em competições internacionais assim como a atleta Ângela Borges que já competiu em vários países trazendo várias troféus.

Cada mulher que é bem-sucedida no esporte ajuda a incentivar outras mulheres a também começaram a praticar esportes.

Pois, desse modo, uma mulher que acha que não tem capacidade e acha que não consegue,  ver a história de uma mulher que já conseguiu vencer e passar por muitas dificuldades, ela acaba acreditando que também consegue.

Ela fica muito incentivada e acredita que também pode, pois se outra mulher conseguiu ela também consegue e é totalmente possível.

Realmente para uma mulher ser uma atleta competitiva, é bem mais difícil do que os homens.

Influência na mídia

No Instagram, a Francielle Mattos tem 365 mil seguidores e foi a primeira mulher a ganhar vaga para o Mister Olympia no ano de 2021.

 A Francielle Mattos também faz ensaios fotográficos sensuais e posta no Instagram os seus treinos diários e o que ela faz para continuar mantendo o seu shape.

A Francielle começou a malhar após ter o seu primeiro filho. Existem vários desafios de uma pessoa ser mãe e atleta ao mesmo tempo.

E a própria Franciele Mattos, fala que muitas vezes teve que treinar e levar o seu filho junto para academia, ela botava o seu bebê em um carrinho do lado e fazia os seus treinos.

Na época, muitas pessoas achavam que isso era muito estranho e muito exagero. As pessoas não entendiam a força de vontade da Francielle.

Desafios de ser atleta bodybuilding

Ser atleta de fisiculturismo, é uma coisa muito desafiadora, pois você tem que ficar 24 horas por dia cuidando do seu físico.

 Quando você é atleta bodybuilding você tem horário para tudo, você tem hora para comer, hora para dormir…etc Tudo que você faz é importante para preservar o seu físico.

A coisa mais difícil mesmo, é você conseguir manter um bom volume de massa muscular e sem acumular muita gordura.

Isso é difícil. Você conseguir acertar a quantidade de nutrientes que você precisa consumir de uma forma que você consiga manter a sua massa muscular, mas preservando o seu percentual de gordura baixo.

Se você come muito pouco, você pode catabolizar os seus músculos e perder massa muscular e se você come muito você pode acabar acumulando gordura. 

Você tem que acertar a quantidade certa de calorias a ser consumida no dia.

Além disso, um atleta de fisiculturismo não pode tirar férias assim como os jogadores de futebol ou praticantes de outros esportes em que eles treinam durante um período que está próximo dos jogos e depois pode até passar um tempo, relaxar um pouco mais, sair para beber, para festas e que está tudo bem.

Um atleta de fisiculturismo tem sempre que cuidar muito bem do seu físico, mesmo nos períodos muito distantes das suas competições.

 Pois, quando se aproxima da competição ele tem que fazer apenas um ajuste na dieta e um ajuste no seu treino para definir o seu físico.

Por isso, que é importante sempre está com o shape muito bem condicionado com percentual de gordura baixo.

Além de ter todos esses cuidados, os atletas de fisiculturismo para ser competitivos tem que fazer o uso de anabolizantes.

Essas substâncias trazem efeitos colaterais, os efeitos colaterais são inevitáveis. A quantidade de efeitos colaterais que você vai ter, vai depender da forma e da quantidade que você usa.

É mais recomendado você utilizar essas substâncias com acompanhamento médico e fazendo sempre exames para monitorar a sua saúde e os efeitos que essas substâncias estão causando no seu físico.

O assunto anabolizantes é um dos temas mais polêmicos do bodybuilding, mas é importante saber que os atletas usam essas substâncias para terem o máximo de alta performance e como acompanhamento médico.

você pode gostar também