Quais são os tipos de cirurgia plástica?

Atualmente, o Brasil é um país de referência para a realização de diversos tipos de cirurgia plástica, dispondo no mercado de profissionais capacitados e renomados internacionalmente, como também possuindo destaque ao ser o país onde todos os anos são realizados os maiores números de cirurgias plásticas, em todo o mundo.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, aproximadamente 1,2 milhões de cirurgias são realizadas anualmente em nosso país.

As cirurgias plásticas são procedimentos de especialidade médica, realizados com o objetivo de reconstruir ou reparar alguma parte do corpo humano, por meio da transferência ou da retirada de tecidos, de diferentes regiões do corpo.

Através das cirurgias plásticas é possível reconstruir áreas acometidas por deformidades, problemas funcionais e estéticos. 

As cirurgias plásticas podem ser divididas em dois tipos: Cirurgias reparadoras e cirurgias estéticas. As cirurgias plásticas reparadoras possuem como finalidade realizar a correção de alterações físicas, advindas de problemas congênitos, traumas, acidentes, queimaduras ou retirada de tumores, enquanto as cirurgias plásticas estéticas possuem o objetivo de conceder melhores condições pacientes que estejam sofrendo com incômodos físicos, tratando assim do psicológico destes pacientes.

As cirurgias estéticas proporcionam uma melhora na autoestima, na aparência e na qualidade de vida dos pacientes.

Em quais casos as cirurgias plásticas são recomendadas?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP),para que o paciente possa optar pela realização de uma cirurgia plástica, este deve levar em consideração quais são as necessidades que deseja corrigir e os motivos que o levaram a optar por aquela cirurgia, com seus incômodos ou problemas bem definidos.

Após delinear esses fatores, a SBCP recomenda aos pacientes que busquem por profissionais que estejam vinculados a ela, garantindo assim que a instituição e o cirurgião sejam reconhecidos e credenciados.

Um cirurgião capacitado e credenciado é essencial para garantir a segurança e o êxito da cirurgia, sendo assim um profissional fundamental para alinhar as expectativas e necessidades do paciente às reais possibilidades de resultados.

O cirurgião plástico não deve cuidar apenas das questões físicas e estéticas de um paciente, ele também deve zelar pelo seu emocional, que pode estar ou ficar fragilizado em detrimento da cirurgia plástica.

Quais são os principais tipos de cirurgia plástica

Lipoaspiração (coxa, braços, pescoço e culote):  A lipoaspiração é indicada em casos onde há o excesso de acúmulo de gordura localizada em uma determinada área do corpo, sendo um procedimento realizado apenas com o objetivo de retirar essa gordura sobressalente, sem possuir nenhuma relação com processo de emagrecimento.

Mamoplastia (mamas): A mamoplastia é um procedimento que pode possuir diferentes fins, suprindo necessidades estéticas ou reparadoras. A mamoplastia pode ser feita para reconstrução da mama, para a redução do tamanho das mesmas ou para o aumento do volume destas, utilizando materiais como o silicone.

Abdominoplastia (abdômen): A abdominoplastia é uma das cirurgias mais procuradas em todo o mundo, sendo realizada com o objetivo de eliminar a flacidez do abdômen dos pacientes, proporcionando mais evidência aos músculos abdominais.

Bichectomia (bochechas): A bichectomia é realizada para reduzir o tamanho das bochechas, afinando o formato do rosto e deixando ele mais harmônico.

Aumento dos glúteos: Cirurgia realizada para aumentar o tamanho do bumbum através da colocação de próteses de silicone.

Otoplastia (orelhas): A otoplastia é realizada com o objetivo de corrigir a aparência das orelhas do paciente, podendo ser de caráter reparador ou estético, diminuindo a distância da orelha do couro cabeludo.

Blefaroplastia (olhos): O procedimento é realizado para a retirada do excesso de pele e gordura, melhorando a aparência das pálpebras, inferiores e superiores.

Rinoplastia (nariz): A rinoplastia corrige a estrutura óssea do nariz, podendo ser realizada com finalidade reparadora ou estética, melhorando a respiração, diminuindo ou aumentando o nariz, projetando a ponta ou afinando as asas nasais.

Como é o pós operatório de uma cirurgia plástica?

A recuperação de uma cirurgia plástica pode variar, dependendo do tipo de cirurgia que foi realizada, com a pós operatório seguindo a simplicidade ou a complexidade da cirurgia.

De maneira geral, a área na qual a cirurgia foi realizada deve permanecer enfaixado durante os primeiros dias, sendo comum que os pacientes sintam dores e desconfortos, surgindo inchaços e manchas roxas.

Ressaltamos a importância de realizar o procedimento com profissionais credenciados pela SBCP.

E ai, o que achou do texto? Gostou, que tal ler também sobre harmonização facial?

Harmonização facial é um tema muito comentado hoje em dia, a Harmonização Facial está sendo tema de reportagens, filmes e novelas, sendo também muito procurada por Celebridades, e é a queridinha dos artistas! Isso, queridinha! Vamos conhecer um pouco mais sobre essas técnicas não-cirúrgicas, que surgem com a promessa de rejuvenescer o rosto de pessoas de qualquer idade!

Dos 21 anos até os 70 ou além! Muitas pessoas, homens e mulheres, buscam por estes procedimentos, tanto pelos resultados estéticos que proporcionam, quanto pela recuperação da maciez e elasticidade da pele!

você pode gostar também