SMS Marketing, O que é e como potencializar vendas do seu negócio

O SMS marketing é uma das técnicas de prospecção mais recentes e utilizadas, a qual tornou-se uma excelente estratégia para que as organizações obtenham sucesso em suas vendas! De acordo com o Entre Utilidades, além de nutrir clientes em potencial através de mensagens de texto, elas possibilitam que você automatize e personalize textos.

Dessa forma será possível otimizar o tempo gasto, antecipar e contornar possíveis objeções e ainda nutrir seus potenciais clientes!

O envio de mensagens de texto poderá atrair ao site mais clientes interessados em seus produtos, portanto, é muito importante que você saiba como realizar boas abordagens comerciais.

Confira este artigo na íntegra e compreenda como utilizar o SMS Marketing para escalonar vendas em sua empresa!

O que é SMS Marketing?

Antes de partirmos para o conceito de SMS Marketing é importante contextualizarmos sobre o termo SMS.

A sigla SMS possui origem inglesa – Short Message Service – em sua tradução, serviço de mensagem curta.

O SMS Marketing consiste no envio de mensagens de textos para telefones celulares com o intuito de divulgar ou vender produtos/serviços.

Através destas mensagens curtas, o SMS Marketing é capaz de informar e nutrir potenciais clientes sobre as oportunidades, ofertas e novidades de uma organização.

Apesar do tema ser recente o uso do SMS Marketing é muito utilizado, principalmente para o engajamento de clientes e avisos importantes!

Afinal, o SMS Marketing, diferente do e-mail, não possui tantas “regrinhas” para que sua mensagem chegue ao cliente ou caia em spam.

É importante ressaltarmos que é extremamente importante que a sua base de contatos seja assertiva para o seu nicho de mercado!

Vamos contextualizar melhor…

A fim de que haja maximização no sucesso da sua empresa é recomendado que qualifique sua base de CRM/carteira de clientes para iniciar sua prospecção por SMS Marketing.

Partindo da ideia da qualificação de contatos, criar uma Lista de Empresas com seus potenciais clientes é uma excelente estratégia para garantir assertividade e escalonamento de vendas!

Dessa forma será possível criar um Pitch de Vendas personalizado e otimizar seu fluxo de mensagens, de maneira estratégica para este tipo de cliente.

Mas vamos por partes…

Abaixo vamos contextualizar melhor sobre este assunto!

Quais os benefícios do SMS Marketing?

Diariamente, as pessoas usam o celular para uma variedade de coisas, e de acordo com estudos, cerca de 54,8% do tráfego online se representa especificamente por uso dos celulares. 

As pessoas passam horas na frente do celular e por conta disso, uma boa estratégia que poderá ser adotada por sua empresa é recorrer ao SMS Marketing.

De acordo com pesquisas feitas pela Panorama Mobile Time, 91% dos brasileiros com smartphones compraram produtos através de aplicativos ou sites móveis.

Esta é uma das principais alternativas para que o seu negócio consiga realizar excelentes vendas online.

Além de conseguir aumentar os acessos através de outros canais de marketing, que seriam sites ou redes sociais.

Como otimizar suas vendas através do SMS Marketing?

Sua mensagem deve gerar cliques e visualizações por conter informações úteis!

Não somente alguma atualização, já que os clientes não se atraem por este tipo de conteúdo, que para eles podem ser desinteressantes.

Ao contar com as informações fornecidas pelo cliente durante o ato de cadastro, será possível personalizar um SMS especialmente para este novo cliente.

Parabenize seus clientes durante datas comemorativas, como páscoa, natal, ano novo e o dia de aniversário, de modo a gerar boas impressões, e dessa maneira, fazer o cliente se sentir mais atraído por sua marca.

Causar boas impressões sempre será importante para captar leads antigos e atrair outros para o seu negócio.

5 dicas para potencializar sua conversão de vendas

Ter sucesso com sua empresa no nicho escolhido é uma tarefa árdua e exige o máximo de conhecimento possível.

Portanto, contar com boas dicas auxiliarão a compreender o que precisa ser feito para conseguir potencializar a conversão e ter mais leads no início do funil de vendas.

Será importante estudar e conhecer cada perfil de cliente, para dessa maneira aplicar o SMS marketing corretamente, sem causar nenhum incômodo.

Além de rever todas as suas estratégias e outras informações necessárias para conseguir ter boas conversões de vendas.

Qualifique sua base de clientes

Otimizar sua base de clientes é a primeira etapa deste processo de prospecção!

Após criar uma boa lista de empresas, será possível filtrar determinadas informações, como é o caso de capital social, natureza jurídica, cidade, estado, telefone e e-mail.

Dessa forma será possível otimizar sua base de clientes, construir campanhas personalizadas e otimizá-la conforme sua jornada!

Para qualificar os contatos contidos nas listas de SMS é importante visar uma estratégia eficiente aos seus contatos recorrentes.

Conhecer seu cliente muito bem é um dos passos mais importantes ao qualificar o lead, para haver um relacionamento melhor entre empresa e o próprio cliente.

Afinal, são estes clientes que poderão avançar através do funil de vendas!

Atente-se para os melhores horários/dias de envio

Os melhores horários de envio do SMS marketing seriam entre 8 horas às 12 horas.

Isso porque normalmente as pessoas acordam e se dirigem ao trabalho, e nesse meio tempo costumam ler notícias, além de verificar todo o conteúdo de mensagens enviadas, ou até mesmo realizar uma compra online.

O começo da noite, por volta das 17 horas às 21 horas, também são bons horários para realizar o envio do SMS marketing, já que as pessoas chegam em casa e a primeira coisa que farão é mexer no celular para checar mensagens.

Evite enviar SMS em horários posteriores às 21 horas, porque pode causar uma má impressão nos clientes, ou simplesmente fazê-los deixar a compra para outro dia e acabar esquecendo.

Construa experiências únicas

Para melhor incentivar o opt-in sem falar sobre descontos ou preços, basta promover experiências novas aos contatos que compartilharam o número de telefone.

Empresas do setor financeiro podem oferecer informações úteis ou insights sobre ações que se enquadram com o perfil do usuário cadastrado em seu sistema, através do SMS Marketing.

Empresas que possuem segmento na área da educação poderão criar diversas campanhas de marketing que oferecem um acesso para uma primeira aula, ao que se refere em lançamento para o próximo semestre.

As oportunidades precisam ser oferecidas dessa maneira, para que o cliente não sinta a pressão ou perca o interesse por conta de valores mais altos.

É mais atrativo conferir todas as informações diretamente no site ou aplicativo, do que ser informado sobre o valor logo de cara.

As pessoas gostam simplesmente de saber sobre o produto ou serviço ofertado, já que precisam de um entendimento, posteriormente virá a base de valores apresentada em seu site.

Identifique sua empresa como remetente

Antes de enviar a mensagem padronizada por sua empresa com o conteúdo ofertado, lembre-se de incluir o nome da empresa no remetente para que o cliente o consiga visualizar ao reconhecer sua marca.

Identifique sobre o motivo do envio da mensagem, explique o assunto e faça com que seu cliente sinta interesse em abrir o SMS e visualizar suas informações relacionadas com os produtos ou serviços ofertados pela empresa.

O remetente precisa se atentar à quantidade de palavras inseridas no corpo do SMS marketing, porque não podem ser extremamente longas e passar dos 160 caracteres, com mínimo de 140.

Elabore uma estratégia

As empresas devem elaborar estratégias para atrair mais leads e gerar interesse no que está escrito na mensagem.

Mas para funcionar da maneira correta será preciso se adequar às palavras-chave que entram em um contexto com seu serviço ou produto.

Evite o uso abusivo do SMS marketing com os clientes, porque não terá nenhum resultado agradável e só será um incômodo para eles.

Portanto, construa o corpo da mensagem conforme o que sua empresa oferece.

Caso venda produtos, avise sobre promoções em seu site e outras ofertas com preços baixos. Porém, é importante evitar demonstrar valores aos clientes.

Ser direto é mais interessante do que colocar muitas informações que se tornarão desnecessárias em um dado momento.

Atraia mais clientes ao enviar cupons de desconto para serem utilizados em seu site, com isso, o cliente sentirá mais confiança de investir seu tempo e dinheiro em seus produtos ou serviços.

Procure enviar SMS que sejam informativos sobre a chegada de produtos X ou Y em seu estoque, os quais o cliente tanto desejava e aguardou, de maneira que possa gerar uma confiabilidade maior e desperte ainda mais a vontade de comprar os produtos.

CONCLUSÃO

Criar campanhas de SMS Marketing pode ser uma excelente estratégia para a nutrição de seus potenciais clientes.

Mas é extremamente importante que construa um plano estratégico, o monitore e altere automações conforme a jornada do seu cliente!

Não esqueça de não invadir o espaço do seu lead para que não acabe gerando desconforto.

Bons negócios,

Abraço!