Cidades Românticas SP, 17 destinos perfeitos para um casal

A capital do estado de mesmo nome, São Paulo, tem a fama de ser uma cidade incrivelmente trabalhadora e que nunca desliga. 

Embora a cidade seja uma selva urbana cosmopolita, nos arredores do estado, existem todos os tipos de locais belos, pitorescos, e diversas cidades românticas em SP. 

O estado conta com várias opções de destinos perfeitos para uma viagem a dois e que não ficam distantes da capital, ideal para conhecer utilizando um serviço de aluguel de carros, por exemplo. 

Continue acompanhando o artigo e descubra as cidades mais românticas de SP para fazer uma viagem romântica, assim como dicas para planejar sua viagem!

Qual é a melhor estação para fazer viagens românticas em SP?

No geral, a melhor estação para fazer viagens românticas em SP é no outono ou, ainda, na primavera. Isso porque tudo irá depender de qual destino você escolheu.

Agora, se você planeja uma viagem no verão, é recomendável ir preparado para períodos de chuva, principalmente se você for visitar cidades que pertencem à Serra da Mantiqueira.

Por isso, para conhecer essa região e fazer o passeio de casal, o ideal seria entre os meses de março e maio, já que as chuvas param de cair e os preços são mais convidativos, por se tratar de baixa temporada.

Qual é a cidade mais romântica de São Paulo?

De praias exuberantes a trilhas e serras aconchegantes, há diversas cidades românticas em SP para quem deseja fazer uma viagem a dois. Vejamos a seguir opções bem legais para um passeio de casal. 

Holambra

Holambra é conhecida nacionalmente como a Cidade das Flores e se tornou o maior produtor de flores ornamentais da América do Sul.

É considerada um dos centros turísticos do estado de São Paulo, proporcionando aos visitantes um gostinho da cultura holandesa por meio da arquitetura, culinária tradicional, artes e ofícios, apresentações de dança e música.

São Francisco Xavier

São Francisco Xavier, localizada a aproximadamente 145 km de São Paulo, é uma linda cidade na Serra da Mantiqueira e é um excelente lugar para relaxar ou fazer uma caminhada.

O local conta com belas colinas e paisagens perfeitas para fugir da agitação da cidade e curtir uma viagem romântica.

Atibaia

Atibaia é mais um destino que faz parte das cidades românticas para conhecer em SP. Lá você pode curtir um passeio a dois no pedalinho, na maria-fumaça, e nas trilhas que podem ser exploradas no local.

E se o casal quer viver uma experiência com bastante emoção, é possível fazer saltos de asa delta.

Serra Negra

A 1.265 pés acima do nível do mar na Serra da Mantiqueira, Serra Negra atrai paulistanos e fãs de motocicletas em busca de um bucólico fim de semana romântico nas montanhas.

Além de diversos mananciais de água mineral, há a Rota do Café, onde se percorre milhares de hectares de cafezais até chegar à Cachoeira dos Sonhos.

Ilhabela

Literalmente chamada de “A Bela Ilha”, Ilhabela é um lindo arquipélago de praias, Mata Atlântica e cachoeiras localizadas na costa Litoral Norte. Um verdadeiro paraíso para uma viagem romântica.

Acessado através de uma balsa saindo da cidade de São Sebastião, o lado continental da ilha possui muitas praias excelentes, além de pousadas e pousadas pitorescas.

Campos do Jordão

A 167 km de São Paulo, em um vale exuberante da Serra da Mantiqueira, está Campos do Jordão, um resort de montanha de São Paulo, completo e com clima de inverno.

O centro da cidade é uma fileira de restaurantes e lojas em estilo chalé, e produtos locais que incluem artesanato em metal, madeira e couro.

Cunha

Localizada na região montanhosa do estado de São Paulo, Cunha oferece calmaria para casais que querem se desligar da correria do dia a dia. 

Com muitas trilhas e cachoeiras, a cidade é ideal para compartilhar momentos de descanso a dois. Outra opção famosa em Cunha são os conhecidos campos de lavanda, com uma grande extensão de flores de encher os olhos. 

Ubatuba

A cidade de Ubatuba, juntamente com os municípios do entorno, possui mais de 100 praias de todos os tipos, o que a torna um refúgio ideal para uma viagem romântica.

Fica a cerca de 225 km de São Paulo, no belo litoral do Litoral Norte, que vai do estado de São Paulo ao Rio de Janeiro e é acessível de carro.

São Bento de Sapucaí

São Bento do Sapucaí é um pequeno município do estado de São Paulo com ótimas trilhas para caminhadas, trilhas de mountain bike, trilhas na floresta e muito mais.

As trilhas difíceis em São Bento do Sapucaí variam de 21,7 a 39,6 km, e de 867 a 1.823 metros acima do nível do mar. Um verdadeiro destino romântico para quem quer aventura e contato com a natureza.

Embu das Artes

O “Embu”, como é frequentemente referido, também é conhecido como Terra das Artes ou, simplesmente, Embu das Artes, destino bastante interessante para uma viagem romântica. 

O nome deste município surgiu na década de 1960, e possui um forte movimento caracterizado pela arte primitiva e a influência da cultura hippie na cidade. Pintores, artistas e artesãos elegeram a cidade como um marco da cultura brasileira.

São Roque

São Roque fica na região de Sorocabana, no estado de São Paulo. Muito próxima da capital paulista, São Roque é uma típica cidade serrana do sudeste brasileiro, com ambiente tranquilo e cercada por uma natureza deslumbrante.

Seus principais atrativos, porém, são as vinícolas locais localizadas na zona rural do município. Perfeito para conhecer com seu amor. 

Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal também é uma cidade romântica em SP. Localizado na Serra da Mantiqueira, o local conta com vistas exuberantes para montanhas, colinas e vales.

O local é bastante charmoso, sendo perfeito para uma viagem de casal, já que conta com opções de passeios ao ar livre, restaurantes deliciosos e artesanato e atelier de arte. 

Cidades românticas próximas de São Paulo

Para quem deseja sair do estado, há opções de lugares românticos próximos a SP. Vejamos alguns destinos para curtir a dois. 

Monte Verde – MG

A pequena aldeia de Monte Verde está situada no topo da Serra da Mantiqueira. A cidade recebe muitos turistas principalmente no inverno.

Uma visita a esta aldeia de montanha é recomendada a quem procura umas férias tranquilas e a oportunidade de desfrutar do seu ar gelado, apesar de estar num país tropical. 

Gonçalves – MG

As principais atrações de Gonçalves estão no interior, formado por pequenos povoados cercados por cachoeiras, mirantes, oficinas e gastronomia.

Para quem gosta de aventura, na Serra da Mantiqueira, as florestas de pinheiros e araucárias levam a cachoeiras e atividades de ecoturismo como rafting, canoagem, rapel, escalada e cavalgadas.

Visconde de Mauá – RJ

Visconde de Mauá é um destino montanhoso, no alto da Serra da Mantiqueira, localizado no estado do Rio de Janeiro.

O local possui três aldeias a saber: Vila de Maringá; a Vila de Maromba; e a Vila de Visconde de Mauá. A cidade conta com muitas cachoeiras, riachos, além de trilhas e paisagens maravilhosas para conhecer.

Paraty – RJ

A cidade colonial de Paraty é um dos destinos turísticos mais famosos e românticos do sudeste do Brasil, com sua arquitetura portuguesa, ruas de paralelepípedos, magnífica cachaça e lindas ilhas ao redor.

Acostumado a receber muitos visitantes, o centro histórico de Paraty tem de tudo, de bares descolados a ótimos restaurantes. 

Angra dos Reis – RJ 

Angra dos Reis, cidade e porto, está localizada no sudoeste do estado do Rio de Janeiro. A receita da cidade deriva de suas operações portuárias, uma indústria pesqueira considerável e do fluxo de turistas de fim de semana e feriados atraídos para as praias e resorts próximos.

Dicas para planejar sua viagem

Para evitar imprevistos durante a sua viagem com destino a cidades românticas em SP, faça uma lista do que conferir antes de cair na estrada. 

Avalie as condições do carro

É essencial passar pelo seu mecânico de confiança e avaliar as condições do carro. Itens como, fluido do radiador, óleo, sinalização, iluminação, estado dos pneus, limpador de para-brisa e filtro de ar devem ser checados. 

Confira a documentação

Separe todos os documentos necessários para viajar. Mas faça isso com antecedência para evitar burocracias. Vale lembrar que com a pandemia, diversos locais estão solicitando o cartão de vacina atualizado com as doses contra a Covid-19.  

Alugue um carro

Pensar no seu meio de transporte deve estar no topo da sua lista no momento de planejar uma viagem, e o aluguel de carros pode trazer muitas vantagens. 

Você pode escolher um carro de acordo com seu perfil e que seja preparado para o destino escolhido, além de poder contar com preços acessíveis. 

Calcule o tempo da viagem 

Veja quanto tempo você gastará até chegar ao destino final, quantos dias ficará por lá e o tempo para voltar para casa.

Há lugares ideais para viagens curtas, e outros que são recomendados mais dias para poder aproveitar bem a cidade. Determinar esse tempo é essencial para um bom planejamento de viagem. Para finalizar, as opções listadas aqui não são as únicas, a Praia de Juquehy por exemplo, pode ser uma ótima opção.

Cidades Românticas SP