Qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas?

Acostumar as crianças desde muito pequenas a dormirem sozinhas é uma prática importante que todos os pais devem adotar. Mas muitos, principalmente pais de primeira viagem, têm dúvidas sobre qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas e como fazer para que isso aconteça da forma mais natural possível.

Acontece que o correto a ser feito é colocar as crianças para dormirem sozinhas quando ainda são bebês. Mesmo que alguns pais tenham medo de deixar os bebezinhos dormindo sozinhos, estudos apontam que os bebês devem dormir sozinhos quando completam entre 4 e 6 meses de idade.

Isso porque os bebês que começam a dormir sozinhos nessa faixa etária, dormem cerca de 40 minutos a mais do que bebês que continuam dormindo com os pais até ficarem maiores, o que é muito benéfico para o desenvolvimento dos pequenos.

Agora, saber qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas quando já são maiores e ainda dormem com os pais é outra questão, e envolve muitos outros fatores.

Também é preciso saber como realizar a transição da criança do quarto dos pais para o quarto próprio dela de forma saudável e calma. Sem que a criança se sinta mal ou fique com ainda mais medo de dormir sozinha.

Para ajudar os pais com essa importante missão, este artigo fala tudo sobre qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas e também traz algumas dicas que podem ajudar a executar essa tarefa da melhor maneira.

Mas afinal, qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas?

Não existe uma resposta exata sobre qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas, visto que algumas começam a pegar no sono por conta própria em seus próprios quartos desde os 4 ou 5 anos de idade.

Ainda assim, se a criança já tem entre 7 e 8 anos de idade, os pais já devem começar a fazer a transição dela para seu próprio quarto. Com essa faixa de idade as crianças já estão mais maduras e conseguem entender melhor que precisam ir para seus próprios quartos.

Dicas para fazer as crianças dormirem sozinhas

Mesmo sabendo qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas, fazer isso acontecer na prática não é tão simples, mas nada que algumas dicas não possam ajudar.

Estabeleça uma rotina para a criança

A criação de uma rotina para o período noturno é o ponto chave e mais importante de todos, pois a criança perceberá que está chegando a hora de dormir e terá que se separar dos pais.

A ordem da rotina pode ser a que você preferir, mas é importante segui-la todos os dias e, a última atividade da rotina, deve ser sempre a criança sendo colocada em sua própria cama e os pais saindo do quarto para que ela pegue no sono sozinha.

Explique e mostre que não há o que temer

Crianças costumam ter medo do escuro, medo de que possa haver algo dentro de seu guarda roupa, ou um monstro debaixo da cama, e são exatamente estes medos que precisam ser combatidos de forma imediata para que a criança saiba que seu quarto é um ambiente seguro e para evitar que ela tenha pesadelos.

Antes que você deixe a criança sozinha, olhe junto com ela debaixo da cama, dentro do guarda roupa e onde mais a criança achar que precisa ser checado para que ela fique tranquila e veja que está tudo bem. Isso a deixará segura, e ela ficará muito mais confiante.

Mostre que sonhos e pesadelos não podem lhe fazer mal

Mesmo seguindo adequadamente a dica acima, pode ser que a criança tenha um sonho ruim, afinal de contas, a imaginação dos pequenos voa longe, e qualquer coisa que possa ter deixado seu filho impressionado durante o dia, pode fazer com que ele tenha algum pesadelo de madrugada.

Caso isso aconteça, explique à criança o significado dos sonhos e faça-a entender que sonhos e pesadelos não são reais e não podem lhe fazer mal algum. Ao fazer isso, leve-a de volta para o quarto dela e, se ela ainda estiver assustada, aguarde alguns instantes para que ela durma.

Crianças que dormem sozinhas desenvolvem melhor a autonomia e a autoconfiança

Claro que as crianças dependem dos pais para muitas coisas, mas o ato de ensiná-las que devem dormir sozinhas e que não precisam dos pais para isso, permite que a autoconfiança delas se desenvolva, assim como sua autonomia, características que são muito importantes na adolescência e na vida adulta.

Deste modo, todos os papais e mamães que descobrem qual é a idade ideal para as crianças dormirem sozinhas, precisam imediatamente começar a desenvolver essa transição com seus filhos, caso a presença dos pais para dormir ainda seja necessária, para que eles possam ter um desenvolvimento mais positivo.

você pode gostar também