Gastronomia portuguesa

Vai viajar para Portugal, e quer aproveitar tudo o que o país tem a oferecer? Além dos pontos turísticos e conhecer o modo de vida, uma coisa que você não pode deixar de experimentar é a gastronomia portuguesa!

Inclusive, há pessoas que dizem que uma viagem não é completa se não consumir a comida local. Mas, se você não souber quais são os pratos típicos da gastronomia portuguesa, é só ficar nesse artigo que iremos lhe dar algumas dicas. Confira.

Como é a gastronomia portuguesa?

O Brasil é muito semelhante a Portugal em vários aspectos, não apenas na questão idiomática. Mas você já parou para pensar como é a gastronomia portuguesa? Será que os pratos são parecidos com o do Brasil?

Que o bacalhau é amplamente consumido todo mundo já sabe. Mas, e o restante? A gastronomia portuguesa é rica em vinhos, frutos do mar, carnes, legumes e até doces deliciosos!

Exemplos da gastronomia portuguesa

Portugal é um país com uma comida muito rica e deliciosa. Por isso, para conferir alguns exemplos da gastronomia portuguesa, é só conferir os próximos tópicos.

Toucinho do céu

Esse é um prato muito conhecido aqui no Brasil, mas poucas são as pessoas que sabem que ele tem origem portuguesa. Esse prato nada mais é que uma espécie de tora baixa e com uma massa bem úmida.

O toucinho do céu é feito com açúcar no ponto de pérola, amêndoas moídas e muitas gemas. E o motivo do é porque, antigamente, fazia-se o bolo com banha de porco.

Travesseiro de Sintra

Sintra é uma das regiões mais conhecidas de Portugal, próxima a Lisboa. Mas, em relação ao alimento, trata-se de um doce conventual feito com uma massa folhada, coberta de açúcar e com recheio de creme de ovos com amêndoas.

Pão de ló

Está aí uma outra comida típica da gastronomia portuguesa que também existe no Brasil! Mas, diferente de nós, os portugueses fazem o pão de ló com o interior mais mole e cremoso.

Bola de Berlim

Ao chegar em Portugal, é bem provável que você chame o “Bola de Berlim” de “Sonho”, pois é bem parecido com o do Brasil. Trata-se de uma receita original da Alemanha, mas que sofreu várias alterações até chegar em Portugal.

Originalmente, esse doce era recheado de frutas vermelhas, mas, em Portugal, é muito mais comum comer uma bola de Berlim com um recheio de creme de ovos.

Feijoada

Será que, ao chegar em Portugal, você vai ter o gostinho de matar a saudade de uma feijoada?! Em partes. Apesar do nome ser igual, a preparação é bem diferente, em especial pelo fato de os portugueses usarem o feijão vermelho ou o branco para fazer esse prato.

A feijoada portuguesa é mais uma espécie de cozido de carnes, pedaços de porco e linguiça, mas não leva farofa tampouco couve. Fora isso, há algumas feijoadas com frutos do mar, como a Feijoada Choco, que tem o molusco como ingrediente principal.

Queijos

Se você é mineiro e vai para Portugal, uma coisa que não pode deixar de experimentar são os queijos de lá! Mesmo sendo um país relativamente pequeno, há uma infinidade de queijos diferentes. A exemplo, podemos citar:

  • Queijo de cabra;
  • Requeijão da Serra da Estrela;
  • Queijo azeitão;
  • Trasmontano;
  • Queijo de São Jorge e muitos outros.

Vinhos

Portugal tem uma das maiores vinícolas do mundo, não à toa, os portugueses são os que mais consomem vinho per capita, por exemplo. Dentre todos, os mais conhecidos são: Vinho do Porto e a do Vinho Verde.

Brisa do Liz

Trata-se de um doce de ovos e amêndoas. A combinação, de início, pode parecer estranha, mas o sabor é maravilhoso. É um doce bem comum em Portugal e semelhante ao quindim brasileiro.

Pães

O país tem uma variedade de pães muito grande, assim como o queijo. Por isso, para conhecer a gastronomia portuguesa por inteiro, você não pode deixar de experimentar o bolo de caco, por exemplo, ou o pão alentejano, o qual é bem mais denso.

Quer saber também qual o custo de vida de Portugal? Você vai matar a curiosidade e saber tudo sobre morar lá.

você pode gostar também