Como aprender a costurar: dicas para os primeiros passos

Separamos aqui algumas dicas super importantes para quem quer aprender a costurar, descubra agora como aprender a costurar.

A costura é uma experiência maravilhosa e quem se aventura nela não quer mais parar. Cada pedaço de tecido vale ouro e a imaginação corre solta nas possibilidades de criações, entre linhas e muitas cores.

Se você sempre sonhou em ser costureira, confira o que separamos a seguir para dar os primeiros passos.

Tenha os materiais necessários

Linhas de várias cores, agulhas de máquina ou de costura manual, tecidos, alfinetes para marcação, fita métrica, etc. A depender do que você fará, serão necessários alguns materiais específicos, mas o básicos é o que citamos aqui, prepare tudo para começar a costurar.

É importante lavar o tecido antes do uso

Quando os tecidos vêm de fábrica eles estão com as fibras esticadas e tensionadas. Com isso, você pode costurar uma roupa e depois que lavá-la ela pode encolher. Mas quando você lava o tecido antes de usá-lo na costura, então ele retorna para seu estado inicial, com as fibras mais relaxadas.

Mas essa é uma coisa que somente acontece com aqueles tecidos que são de fibra natural.

Tenha um local apropriado para costurar

O local onde você fará suas costuras deve ser bem iluminado ou conter uma boa luminária. Um dos segredos para a boa costura é a boa visibilidade.

É importante que nesse local haja uma mesa para você medir e cortar os tecidos. E ali deve haver outra mesa onde você colocará a máquina de costura ou onde fará a costura (no caso da costura na mão).

Gavetas e organizadores são importantes também para se ter todos os itens de costura sempre fáceis de encontrar.

A tesoura para costura

É importante que a tesoura que você usa tenha um bom corte, assim você evita que o tecido desfie. Uma dica seria buscar por uma tesoura de alfaiate, daqueles modelos mais pesados, pois proporcionam um corte com mais consistência. Mas há diversos modelos e preços de tesouras para costura.

Máquina de costura reta x overlock

Uma máquina e costura doméstica (também conhecida como máquina de costura reta ou tradicional) é a mais comum e mais acessível. Esse tipo é indicado para quem está iniciando na costura e também para aqueles que estão começando no ramo profissional, pois há diversos modelos.

Enquanto isso, a overlock pode tanto costurar (como a reta) como também pode chulear ao mesmo tempo. Esse é o tipo indicado para quem quer fazer roupas, pois ela dá acabamento no tecido enquanto costura (já fazendo cortes também), o que evita que ele desfie.

Veja qual a sua necessidade e escolha a que mais te atenderá para aprender a costurar.

Comece pelas técnicas mais simples

No processo de como aprender a costurar é importante que você comece pelas técnicas mais simples. E conforme for progredindo, então passe para as coisas mais complexas. Nunca caia na armadilha de pular etapas.

Uma dica importante também é sempre buscar por aulas que tenham moldes das peças. Com um molde você costura o que quiser de modo mais fácil, bastando imprimir e passar para o tecido desejado. Treine bastante com isso.

Tecidos e agulhas

Alguns iniciantes na costura cometem o erro de usar a mesma agulha para todos os tipos de tecidos. Cada tecido exige uma tipo de agulha e também se encaixa melhor para uma determina técnica de costura.

E um caso bem comum aqui seria usar uma agulha e ela acabar furando o tecido demais, até mesmo empurrando-o para dentro do local da bobina da máquina. Tudo isso porque você usou uma agulha que não é a apropriada.

Uma dica importante sobre isso é: defina o tipo de tecido que usará e pesquise bastante sobre suas características. Com isso você saberá qual agulha, técnicas, etc. deve usar. Inclusive, pesquise sobre os tipos de agulhas disponíveis.

Considerações finais sobre como aprender a costurar

Observação: se você está começando a costurar, use retalhos para praticar a costura. No mais, é importante ter paciência, praticar e comemorar cada avança ao aprender a costurar.

Agora você sabe como aprender a costurar, conte isso para as pessoas de sua rede de contatos, compartilhe conhecimento.

Como aprender a costurar