Quarto infantil – Confira dicas de como decorar da melhor forma

Os quartos são sem dúvidas um dos cômodos mais importantes de uma residência, é onde passamos nossos momentos de maior privacidade e liberdade, consequentemente não medimos esforços na hora de decora-lo e mobiliá-lo; os quartos de nossos filhos também se encaixam nessa situação e devem ser devidamente pensados e decorados, o tornando mais adequado possível para o menor.

Decorar um quarto infantil, seja para menina ou menino, pode não ser uma tarefa tão fácil, muitas crianças podem não ter gostos tão definidos ou tem gostos até demais e querem todas as decorações possíveis em um único ambiente, o que também dificulta a tarefa. Este artigo veio lhe ajudar com algumas dicas práticas de como decorar o quarto de seu filho(a) da melhor maneira possível.

Decoração de quarto infantil feminino

O primeiro detalhe a se lembrar na hora de realizar a decoração de um quarto infantil feminino é que naturalmente imaginaremos esse espaço com a grande presença dos tons de rosa e lilás, porém, essa não é uma regra! Caso a garota goste de outras cores adote suas preferências.

Papéis de parede:

O uso de papeis de parede em quartos infantis são uma excelente opção para fugir das paredes lisas e “sem graça” a variedade de estampas do papel de parede permite que sua filha escolha aquelas que mais lhe agradarem, indo desde simples listras coloridas, estampas 3D ou decorado com borboletas, flores, etc.

Camas com estruturas:

Quando o assunto é marcenaria, as camas com estruturas de “casinhas” ou “castelos” são uma ótima opção; caso você possua o dom da marcenaria poderá tentar construir por conta própria, ou caso prefira, poderá contar com um profissional qualificado para o processo.

Cores:

Abuse no uso das cores e de asas a imaginação, faça diferentes contrastes para criar sensações no quarto, as cores em tons pasteis são ótimas para a decoração de quarto infantil, seja para a pintura das paredes ou para a escolha das cores dos moveis e artigos decorativos.

Paredes:

As paredes lhe oferecem as mais diversas opções de decoração, você poderá colocar quadros, letreiros formando frases, pinturas, estantes que serão decoradas com pelúcias ou livros, etc.

Escrivaninha:

Uma boa escrivaninha não pode faltar na decoração de um quarto feminino, a mesma poderá servir como penteadeira ao adicionar um espelho e um foco de luz para a mesma.

Decoração de quarto infantil masculino

Temas:

Aposte no uso dos papeis de parede para a criação de temas conforme o gosto de seu filho, as diversas estampas de papeis de parede são capazes de criar todo um cômodo de acordo com os gostos do menor; ele é apaixonado por futebol? Então esse será o tema principal do quarto, ou talvez ele seja apaixonado pelo espaço e goste da ideia de ter todo o universo em seu quarto? Será um ótimo tema para compor a decoração do mesmo.

Imagens:

Crianças possuem um alto apego a imagens, distribua quadros, adesivos e pinturas que remetam ao tema principal escolhido pela criança ao redor do quarto.

Cores:

As cores também devem combinar com o tema escolhido pelo seu filho, então, é importante que antes de comprar as cores ou até mesmo os móveis para o quarto, seja escolhido qual será o tema principal do cômodo, dessa forma, você conseguirá fazer com que o quarto fique harmônico.

Decoração de quarto infantil unissex

Se você tem um filho e uma filha, e ambos dividem o mesmo quarto, então optar por um estilo de decoração unissex poderá ser a solução, confira algumas dicas.

Cores:

Cores mais neutras são as mais indicadas, aposte no branco, cinza e bege por exemplo, alguns tons pasteis também podem ser implementados sem problemas.

Crie lugares especiais:

Crie um pequeno espaço no quarto onde a criança poderá estimular sua criatividade ou apenas brincar, um cantinho com alguns livros, brinquedos diversos, etc.

Texturas:

Adicione almofadas, travesseiros, tapetes, pelúcias, etc. estimule as sensações da criança através de tais objetos.

Nichos:

Os nichos são uma ótima forma de organizar o quarto, são versáteis, servem como item decorativos e ainda podem receber os mais diversos objetos.

O que não pode faltar num quarto infantil

Por último, mas não menos importante, existem aqueles itens simples e essenciais que podem ser considerados “coringas” na decoração de um quarto infantil, confira aquilo que não pode faltar no quarto de seu filho(a)

  • Abajures;
  • Nichos e prateleiras que estejam ao alcance da criança;
  • Poltrona;
  • Cômodas;
  • Brinquedos e pelúcias;
  • Espaço para que a criança possa brincar e se divertir;
  • Funcionalidade;
  • Segurança.
O que não pode faltar num quarto infantil

Ótimo! com as dicas aprendidas neste artigo com certeza o processo de decoração e montagem do quarto infantil em sua residência será um momento de descontração entre pais e filhos e você ainda estará proporcionando um quarto com equilíbrio entre diversão, privacidade e organização para o menor. Lembre-se que dependendo da idade de seus filhos a opinião e gostos dos mesmos deve ser levada em consideração, veja suas preferências de cores, temas, móveis, entre outros, tornando sua tarefa muito mais fácil.

Quarto infantil