Como calcular o período fértil com ciclo de 30 dias?

O período fértil pode ser definido como a janela de tempo em que é possível engravidar, caso a mulher tenha relações sexuais sem utilizar nenhum método contraceptivo. Este intervalo é caracterizado pela ovulação, a fase do ciclo menstrual em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega às tubas uterinas, pronto para ser fecundado e seguir ao útero. 

Saber como calcular o período fértil é essencial para quem deseja aumentar as chances de engravidar, mas esta não é uma tarefa tão simples como parece. Isso porque não é possível apontar de maneira certeira o momento da ovulação, e o intervalo de fertilidade acaba sendo estimado dentro de uma faixa de dias — o que não é necessariamente preciso. 

Como calcular o período fértil? 

O primeiro passo para calcular o período fértil é entender quanto tempo dura seu ciclo menstrual. Em geral, uma mulher que apresenta ciclo regular de 28 dias ovulou cerca de 14 dias antes da menstruação. Isso significa que o período fértil fica exatamente no meio do ciclo.

Portanto, para identificar os dias com mais chances de engravidar, basta contar 14 dias a partir da data da última menstruação: a ovulação acontece no intervalo de 3 dias antes e 3 dias após esta data. Os dias ideais para ter relações sexuais é cerca de 3 a 4 dias antes da ovulação. 

Vale lembrar que este não é um cálculo preciso e exato. Isso porque, mesmo em ciclos regulares, a ovulação e a produção hormonal são diretamente afetadas por fatores como:

  • Estresse;
  • Alimentação;
  • Estado emocional;
  • Cansaço físico;
  • Condições de saúde geral. 

Calculando o período fértil em um ciclo de 30 dias

Embora o ciclo menstrual padrão seja de 28 dias, um ciclo de 30 dias não é considerado irregular ou incomum. Neste caso, para calcular o período fértil basta seguir a mesma lógica e subtrair 14 da quantidade de dias que duram o ciclo. 

Isso significa que, em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação tende a ser no 14º dia após a menstruação. No ciclo de 30 dias, a ovulação acontece por volta do 16º dia. Caso o ciclo da mulher dure 26 dias, a ovulação ocorre no 12º dia. Para facilitar esta conta, é possível utilizar uma calculadora de período fértil

Entenda como calcular o período fértil em um ciclo irregular 

Um ciclo é considerado irregular quando, ao longo de 6 meses, a maioria dos ciclos está fora de um intervalo padrão. Isso faz com que seja mais difícil identificar o momento da ovulação. A fórmula para calcular o período fértil neste caso é mais complicada e, em geral, recomenda-se considerar os ciclos dos últimos 12 meses, subtraindo 11 dias do período mais longo e 18 dias do período mais curto. Em ciclos irregulares, o método mais eficiente para identificar o momento da ovulação é por meio de exames específicos como ultrassom, dosagens de progesterona e avaliação da ovulação. Um ginecologista poderá indicar a melhor metodologia para calcular o período fértil em cada caso.

você pode gostar também