Como investir na sua saúde em 2022 ?

Com a pandemia nos últimos anos, percebemos que a saúde é o nosso maior bem. Por isso, muitos querem investir nesse aspecto em 2022, mas não sabem exatamente como. 

Existem várias formas, dentre elas, a principal: a mudança de hábitos. Com o passar dos anos, as pessoas colocam alguns costumes no piloto automático, os quais podem ser prejudiciais para a saúde. 

Então, para investir na saúde neste ano, é importante mudar esses costumes ou criar alguns novos – e mais saudáveis. O que não é muito fácil, como todos nós sabemos. 

É necessário ter muito esforço e determinação. E claro, as trocas não precisam ser radicais, na verdade, o ideal é transformar a rotina aos poucos a longo prazo.

Essa prática é muito mais efetiva do que tomar atitudes extremas no curto prazo, as quais podem causar danos irreversíveis. Mas, afinal, o que são hábitos?

É importante entendermos este conceito antes de qualquer coisa. Vamos lá:

O que são hábitos?

Hábitos nada mais são que padrões de comportamento que têm uma razão para existirem: nos poupam energia mental. As pessoas buscam atalhos para suas ações e, desta maneira, não conseguem manter um padrão e vida saudável. 

O objetivo é ter hábitos positivos para a saúde, como caminhar no parque diariamente, por exemplo. Para isso, precisamos abandonar os maus comportamentos e ser mais saudável, um fator primordial para mudança de vida.

Uma rotina equilibrada começa com pequenos passos aplicados desde que acordamos até a hora de dormir. As mudanças refletem na nossa vida de forma positiva ao longo do tempo. 

Como perceber quais hábitos devemos priorizar e os que devemos deixar de lado? É simples! Basta tomar conhecimento dos problemas, os quais são causados por hábitos ruins.

Ao dar peso a esse reconhecimento, ficará mais fácil identificar quais serão os novos hábitos e costumes que devemos ter na nossa vida. Lembre-se: no início, pode parecer difícil, no entanto, tudo acaba se tornando rotineiro, mais fácil e benéfico. 

Os hábitos de pessoas saudáveis 

Então, para começar a investir na sua saúde em 2022, é fundamental começar a ter hábitos de pessoas saudáveis. Com isso, você terá mais qualidade de vida e saúde. 

A seguir, indicaremos alguns desses costumes que podem melhorar a sua vida em 2022. Veja as dicas para iniciar o ano com o pé direito:

Beba muita água

 A ingestão de água faz bem ao organismo, com diversas vantagens como:

  • Combate a acne, celulite e estrias;
  • Facilita digestão e diminui o inchaço;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Previne dores de cabeça;
  • Melhora o funcionamento do intestino.

Mudar a alimentação

Trocar a forma de comer é um dos hábitos mais difíceis de mudar no dia a dia. Algo enraizado pode levar tempo e demanda de esforço maior que o esperado, contudo, uma dieta balanceada vai transformar seu corpo e sua mente.

Mudar a alimentação aos poucos pode ser um bom caminho para ter mais saúde e qualidade de vida. O ideal é procurar um profissional que indique a melhor dieta para atingir o objetivo proposto. 

Cada corpo é diferente e pede uma alimentação personalizada.

Praticar exercícios diariamente

Praticando exercícios com frequências os benefícios físicos, mentais e emocionais logo serão notados, além de virar uma rotina ao longo do tempo.

O ideal é realizar essas atividades por, pelo menos, 3 vezes por semana. Seja academia, corrida, aulas de dança, luta ou qualquer outro esporte. O importante é se movimentar!

Ter uma boa noite de sono

Ter uma noite de pelo menos 7 horas de sono pode trazer ganhos incontáveis à saúde. Para manter uma rotina de sono adequada é preciso estabelecer novas regras, como desligar aparelhos eletrônicos antes de deitar, evitar comidas gordurosas no jantar, não ingerir bebidas energéticas e alcoólicas, entre outras.

Como escolher o melhor convênio médico para 2022

Além da mudança de hábitos, outro investimento positivo para a sua saúde em 2022 é a contratação de um bom plano de saúde. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), 17,7% dos brasileiros consideram o plano de saúde como a conquista mais importante, ficando atrás apenas da conquista da casa própria, com 43,4%.

Esse serviço garante um acesso a cuidados médicos de qualidade no momento em que você mais precisar, além de ser fundamental para mantermos um acompanhamento médico para melhorarmos nossa qualidade de vida.

Para isso, é importante conhecer as principais opções disponíveis no mercado e saber como elas podem te atender para garantir uma boa cobertura de serviços e acesso à saúde.

Qual convênio escolher ? 

Para escolher ou saber qual o convênio ideal entre os melhores planos de saúde, o recomendável sempre é buscar informações de como funciona o plano de saúde e qual se adequa financeiramente no orçamento.  

Para isso, é necessário observar as avaliações do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Outra dica é buscar avaliações de pessoas que já são clientes no Reclame Aqui e procurar pelo valor a ser pago para adquirir o convênio. Também verifique qual plano de saúde é melhor ter financeiramente e que melhor lhe ofereça um bom custo-benefício. 

Geralmente, bons planos de saúde contam com uma rede credenciada de qualidade, com bastante variedade de hospitais, clínicas e profissionais. 

Afinal, a ideia de contratar um plano de saúde é ter mais segurança e agilidade na hora de contar com assistência médica e não depender de hospitais públicos em momentos de emergências, tendo mais segurança em relação à saúde.

você pode gostar também