Férias em família: cuidados necessários com as crianças em viagens

O esperado momento de viajar com a família chegou? Saiba como planejar passeios seguros e livres de contratempos com as crianças.

Tirar férias com os familiares é sempre uma boa oportunidade para relaxar, se divertir e conhecer lugares novos juntos, não é? Ainda que isso tudo seja possível, o cenário costuma mudar um pouco quando envolve crianças pela necessidade de cuidados especiais, como maior segurança.

É por esse motivo que muitos pais optam por um resort all-inclusive ao viajar com os pequenos, visto que a experiência é mais voltada ao ambiente interno, oferecendo diferentes atividades e serviços que podem ser aproveitados por todos no local. 

Além de um ambiente seguro, existem outros pontos que precisam ser observados ao viajar com os filhos pequenos. Confira alguns deles neste artigo. 

O planejamento precisa ser adequado aos pequenos

O itinerário com os lugares a serem visitados, atividades a serem praticadas, bem como maneira e tempo de deslocamento precisam ser adequados, principalmente às crianças.

Elas costumam ficar ansiosas ao viajar e se adequam menos às situações do que os adultos, então, é preciso certificar-se de que em todos os cenários as necessidades delas sejam priorizadas. 

Os pais também devem conversar com elas, explicar para onde estão indo e como se espera que se comportem, de modo a fazê-las compreender os momentos que antecedem a diversão, como o motivo de ficar horas no ônibus, avião ou carro. 

Nunca deixe as crianças sozinhas

Em nenhuma hipótese elas devem ser deixadas sozinhas. Oriente-as a sempre ficar por perto e avisar quando quiserem ir a algum lugar para serem acompanhadas. 

Além disso, anote os dados da criança, como nome completo e idade, com os dados de contato dos pais, e coloque nos bolsos das roupas. Também é possível fazer um crachá que possa ser pendurado, o importante é que elas andem com essas informações para o caso de emergências.

Tenha uma “farmacinha” e um kit de primeiros-socorros

Remédios para náusea, diarreia, cólica, alergia e febre são alguns exemplos de medicamentos que você deve carregar em sua pequena farmácia para crianças ao viajar. 

Também é indicado carregar um kit de primeiros-socorros com gazes, antissépticos, esparadrapos, entre outros. Ao brincar, crianças podem acabar se machucando com certa facilidade, então, você nunca sabe quando poderá precisar deles.

Sempre carregue protetor solar e repelente

Esses itens são essenciais, especialmente se a viagem for para lugares quentes e em meio à natureza. O repelente é indispensável para evitar picadas de insetos, que causam extremo desconforto. 

O fator de proteção independe do tempo, mas se a programação envolver muitos passeios debaixo do sol, ele precisará ser reaplicado com maior frequência, sendo um ponto de atenção dos pais. 

Faça uma mochila especial para os pequenos

Ao sair para fazer os passeios com eles na viagem, atente-se para carregar alguns itens e evitar contratempos, sendo alguns deles:

  • mudas de roupas: crianças se sujam com frequência ao comer e ao brincar, então, sempre tenha trocas de roupas para isso, além de peças para o caso de uma mudança no tempo;
  • papel higiênico, lenço umedecido, protetor de vaso descartável;
  • bonés e sombrinhas para quando o passeio implicar em passar muito tempo em baixo do sol; 
  • comida e água: sanduíches, frutas e outros tipos de snacks são uma boa pedida para momentos em que as crianças sentem fome e não é o momento de realizar uma refeição. Com relação à água, o ideal é sempre carregar uma boa quantidade;
  • brinquedos: sim, carregar os preferidos dos pequenos pode ser uma ótima distração no período de deslocamento até algum local, também quando os pais querem uma folguinha, pois podem apenas observar as crianças com seus passatempos. 
você pode gostar também