Saiba 8 maneiras de como aumentar a fertilidade

Quem está planejando ter filhos naturalmente cria muitas expectativas em relação a esta família que está prestes a aumentar. A boa notícia para quem está tentando engravidar a partir de métodos naturais é que existem algumas medidas que podem aumentar a fertilidade e favorecer a gestação. Conheça a seguir algumas das principais.

8 dicas para aumentar a fertilidade

Identifique o melhor dia para ter relações sexuais

Ter relações sexuais nos dias que antecedem a ovulação é uma das melhores maneiras de aumentar as chances de engravidar. Para isso, é necessário que a mulher conheça seu ciclo menstrual e, a partir dele, identifique seu período fértil. Para pessoas que apresentam um ciclo regular, é possível utilizar uma calculadora fértil para identificar os dias mais adequados para ter relações sexuais. 

Mantenha um peso corporal adequado

Um corpo excessivamente magro ou com sobrepeso pode influenciar diretamente no equilíbrio hormonal. Por isso, quem deseja aumentar a fertilidade deve fazer o possível para manter um peso corporal adequado e saudável.

Elimine o tabagismo

As substâncias nocivas presentes no cigarro diminuem significativamente a oferta de oxigênio nos tecidos, o que pode comprometer a qualidade dos óvulos. Além disso, o tabagismo está diretamente associado ao risco de parto prematuro, ocorrência de aborto espontâneo e alterações no desenvolvimento do feto. 

Controle o estresse

O estresse e a ansiedade provocam alterações hormonais que prejudicam a saúde de óvulos e espermatozoides, reduzindo assim a fertilidade. 

Aposte em alimentação equilibrada

Quem deseja aumentar a fertilidade deve adotar uma dieta saudável e equilibrada, que inclui hábitos como:

  • Reduzir o consumo de frituras, gordura e embutidos;
  • Ingerir alimentos ricos em zinco, selênio e ferro — como feijão, ovos e carne bovina;
  • Consumir vitaminas do complexo B;
  • Estar atenta à hidratação do corpo, mantendo sua atividade metabólica regulada;
  • Ingerir vitamina E, encontrada em grãos integrais, noz crua e gérmen de trigo;
  • Apostar em alimentos que contêm ômega 3, como peixes e frutos do mar;
  • Suplementar a alimentação com ácido fólico;
  • Ingerir fibras.

Cuidado com toxinas

Alguns produtos químicos podem contribuir para a infertilidade masculina e feminina, e o contato com eles deve ser evitado. É o caso, por exemplo, de pesticidas, poluentes, solventes e produtos com chumbo. 

Modere o consumo de álcool e café

O excesso de café e álcool está diretamente relacionado a distúrbios ovulatórios em mulheres, enquanto os homens que ingerem muitas bebidas alcoólicas podem apresentar diminuição da testosterona e do volume do sêmen. Embora não seja necessário eliminar completamente o consumo dessas bebidas, quem deseja aumentar a fertilidade deve apostar em moderação.

Faça um pré-natal antecipado

Quase todas as dicas acima estão diretamente relacionadas a hábitos saudáveis e saúde geral dos futuros pais. Por isso, a dica final para quem está planejando engravidar é passar por um check-up ginecológico para identificar possíveis desequilíbrios que podem prejudicar a fertilidade ou o andamento da gestação. Consultar-se com um especialista em Reprodução Humana também permite que o casal tire todas as suas dúvidas a respeito do período pré-gestacional e receba orientações específicas sobre como aumentar a fertilidade.

você pode gostar também