Dicas de cabelos saudáveis: como conseguir

Muitas pessoas buscam saber como ter um cabelo mais saudável, brilhante, hidratado, alinhado, sem frizz, entre outros, não é verdade?

A resposta para isso é somente uma: é preciso investir diariamente em cuidados e hábitos específicos para cuidar do seu cabelo.

Mas, não se preocupe, pois não são cuidados complicados demais, são atitudes simples a serem adotadas que fazem toda diferença, bastando ter disciplina.

Além das dicas abaixo ensinando a rotina para ter cabelos saudáveis, também é recomendado parar de fumar.

Afinal, além do cheiro, o tabagismo prejudica a saúde dos fios capilares.

Mesmo assim, você pode adotar um vaporizador, como o renova zero, ótima opção para diminuir o consumo de cigarro.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro das dicas para conseguir ter cabelos saudáveis!

5 dicas para ter cabelos saudáveis

Hábitos simples no nosso dia a dia já fazem total diferença quando o assunto é cuidar dos cabelos e mantê-los saudáveis.

Veja abaixo algumas dicas:

1- Não lave os cabelos com água quente

Algo muito corriqueiro é tomar banho de água quente e lavar os fios também com temperaturas mais altas no chuveiro.

Fazer isso pode gerar inúmeros problemas capilares, como, por exemplo, a quebra, o ressecamento e a porosidade. Além da saúde em si dos fios ficarem prejudicados, visualmente o cabelo também fica feio, com uma aparência opaca e sem vida.

É válido ressaltar também que a água quente ainda pode causar o aumento da oleosidade, deixando um aspecto de sujeira no cabelo e ainda dificultando na hora de desembaraçá-lo.

Nesse sentido, ao invés de lavar o cabelo com água quente, procure sempre usar água morna ou fria para fechar as cutículas do cabelo e, por conseguinte, manter a força e o brilho dos fios.

2 – Use shampoo e condicionador

Usar o shampoo e o condicionador são etapas muito importantes nos cuidados com os cabelos, não pule nenhuma delas.

O shampoo é responsável pela limpeza profunda nos fios, removendo resíduos que estão acumulados e retirando excesso de oleosidade.

O condicionador também é de suma importância para a rotina capilar, pois ele hidrata os fios e cria uma película protetora em todo o comprimento, selando as cutículas e evitando a formação de frizz.

Outrossim, ele atua como protetor térmico, protegendo os cabelos contra impactos causados por acessórios que emitem calor, como, por exemplo, secadores e pranchas.

3- Hidrate os fios ao menos uma vez por semana

Muitas vezes, as pessoas acabam negligenciando a hidratação nos cabelos que deve ser feita de modo regular, o que é algo extremamente negativo, haja vista a hidratação ser essencial para fazer a reposição de água nos fios e, por conseguinte, reparar danos como ressecamento, frizz, pontas duplas e fios quebradiços.

O recomendado é investir em máscaras de hidratação específicas para o seu tipo de cabelo e fazer a hidratação nele pelo menos uma vez na semana.

Caso seus fios estejam mais danificados, é interessante aumentar a frequência das hidratações até ele se recuperar.

4- Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos

Você sabia que não deixar os cabelos secarem antes de dormir, seja de forma natural ou usando um secador, pode aumentar o risco de fungos se proliferarem no couro cabeludo, além de poder causar caspa e dermatite capilar?

Se você não sabia disso, então tenha isso em mente e priorize lavar os fios na parte da manhã para que eles sequem completamente de forma natural.

Caso você precise lavar o cabelo no período da manhã, o ideal é secar com o secador, utilizando jatos de ar frio e mantendo o acessório a uma distância de, pelo menos, 20 centímetros.

5- Tenha delicadeza para desembaraçar os fios

É muito importante pentear os fios da forma correta a fim de te ajudar a ter um cabelo mais saudável e brilhante.

Use pentes adequados para o seu tipo de cabelo, como:

  • Cabelos lisos: usar, de preferência, pentes de madeira;
  • Cabelos cacheados, ondulados ou crespos: usar pentes com dentes mais largos.

Para quem tem cabelos cacheados, ondulados crespos, o ideal é usar o pente apenas uma vez ao dia para manter os fios alinhados.

Conclusão

Agora que você já sabe como ter os cabelos mais saudáveis, está na hora de adotar essas simples estratégias no seu dia a dia, afinal de contas elas vão fazer toda diferença para seus fios, não é mesmo?

você pode gostar também