Cisto de corpo lúteo – o que é, como se forma e sintomas 

Será que o cisto de corpo lúteo é perigoso? Será que ele pode dificultar a gravidez e causar infertilidade? Essas são dúvidas muito comuns entre as mulheres.

Outro ponto que gera ainda mais dúvidas a respeito do tema é identificar os sintomas. Portanto, se você chegou até esse artigo hoje, com certeza quer saber mais a respeito.

Se esse é o caso, continue lendo e aproveite para tirar suas dúvidas. Mas, esteja ciente de que as informações deste artigo não substituem o diagnóstico e a avaliação médica. Vá ao seu ginecologista ou obstetra para se informar melhor.

O que é cisto de corpo lúteo?

O corpo lúteo se forma após o período fértil, pois a sua função no corpo da mulher é da sustentação ao futuro embrião. Ele também é chamado de corpo amarelo.

Então, quando não ocorre a fecundação, a estimulação hormonal que forma o corpo lúteo diminui. E ocorre a menstruação. Isso significa que o corpo amarelo desaparece, para se formar novamente no próximo ciclo menstrual.

No entanto, pode acontecer que um pouco de sangue ou outro fluido preencha o corpo lúteo. Nesse caso, ele vai permanecer no ovário. O que resulta na formação de um cisto.

O cisto de corpo lúteo é um tipo de cisto de ovário

Os cistos de ovário são aqueles que se formam dentro de um ou de ambos os ovários. De uma forma geral, são formações saculares que contém líquidos ou substâncias semissólidas. 

Esses cistos podem se formar dentro do ovário ou nas paredes do órgão. Tudo depende do tipo de cisto, já que cada um deles possui seu processo formador, como segue:

  • Cisto folicular: surge a partir do crescimento anormal de um folículo ovariano;
  • Cistoadenoma: um tipo de tumor benigno que pode necessitar de intervenção cirúrgica:
  • Cisto hemorrágico: um tipo de cisto funcional que apresenta sangramento interno;
  • O cisto dermoide: uma forma de tumor benigno que se manifesta mais em mulheres jovens;
  • Cisto endometrioide: ocorre quando uma parte do endométrio se aloja no ovário e forma um cisto.

Esse tipo de problema pode afetar mulheres de quaisquer idades. Além disso, a maioria desses cistos são benignos e podem ser tratados em poucos meses.

O cisto que ocorre no corpo lúteo costuma ser encontrado em apenas um dos ovários. Portanto, é um cisto unilateral. E também é assintomático. O que torna difícil a sua identificação.

Sintomas de cisto no ovário

Como mencionamos o cisto de corpo lúteo é assintomático. Mas, em alguns casos o cisto de ovários podem apresentar sintomas.

Importante: as informações desse artigo não substituem o diagnóstico médico de um ginecologista ou obstetra. Procure seu médico e se informe melhor.

Confira os principais sintomas que indicam que você pode ter um cisto no ovário:

  • Problemas de fertilidade;
  • Dor pélvica (principalmente após o sexo ou atividade física);
  • Enjoo e vômito;
  • Sangramento irregular na menstruação;
  • Uma pressão ou até dor ao urinar e evacuar;
  • Ocorrência de dor vaginal.

Para fazer o diagnóstico de um cisto é necessário um exame pélvico, além de um exame físico abdominal. Mas, também pode ser preciso realizar uma ultrassom intravaginal.

O cisto de corpo lúteo e o câncer de ovário

Na maior parte das vezes, o tipo de cisto é identificado através da imagem do ultrassom. Mas, também costuma ser solicitado um exame de sangue para medir os níveis de Ca-125.

Pois, o Ca-125 é um marcador sanguíneo para o câncer de ovário. Logo, quando esse exame dá positivo significa que o cisto na verdade é um tumor maligno.

Dicas finais

Além do exame para o câncer ovariano, o médico também solicita exames para verificar a gravidez ectópica. Um tipo de gestação que ocorre fora do útero.

Isso é necessário porque os sintomas de uma gravidez ectópica são muito similares ao de um cisto no ovário. Vale lembrar que o cisto de corpo lúteo não costuma ser perigoso. Por que, a maioria dos cistos são benignos e desaparecem com o tratamento adequado.

Não se esqueça que as informações desse artigo são apenas para tornar o conhecimento médico mais próximo de todos. Então, procure seu ginecologista ou obstetra para maiores informações. Dúvidas? Comente!

Post anterior: O que é ultrassom com doppler?

você pode gostar também