Como lavar pincéis de maquiagem?

Você sabe como lavar pincéis de maquiagem? Essa é uma dúvida comum a muitas mulheres. Afinal, na maior parte das vezes, é preciso usar alguns pincéis para fazer uma make legal.

Logo, se você gosta de se maquiar, você deve ter pelo menos alguns pincéis aí na sua casa. E esses pincéis precisam ser lavados periodicamente. 

Pois caso contrário, fungos e bactérias podem se acumular sobre as cerdas. E até mesmo inutilizar o uso dos pincéis. Além de ser perigoso para a sua saúde.

Mas, os pincéis de maquiagem não podem ser lavados de qualquer forma também. Então, continue lendo e confira as dicas de como lavar.

1. Como lavar pincéis de maquiagem de cerdas naturais

As cerdas naturais são mais delicadas. Portanto, você não deve aplicar produtos mais pesados como demaquilante para limpar.

Nesse caso, uma das melhores opções é o shampoo neutro. Pois, ele não vai agredir as cerdas do pincel e vai tirar bem os resíduos.

Outra boa escolha é utilizar shampoo para bebê. Porque, além de ter o PH neutro também não tem álcool. Dessa forma, é um shampoo ainda mais suave e que cumpre a sua função de limpar.

Para lavar, execute os seguintes passos:

  • Morre os pincéis na água primeiro;
  • Coloca o shampoo em uma das mãos;
  • Esfregue o pincel com movimentos circulares suavemente;
  • Enxague.

No caso de pincéis com muita sujeira é só repetir esse passo a passo até limpar. Mas, não force os pincéis, nem esfregue demais em cada lavagem.

Depois, é só deixar os pincéis secarem bem. Não se esqueça que esperar os pincéis secarem é tão importante quanto lavá-los.

2. Como lavar pincéis de maquiagem de cerdas sintéticas

Os pincéis de cerdas sintéticas são mais resistentes que os pincéis de cerdas naturais. Então, você pode lavar com demaquilante sem risco de danificá-los.

Para isso, primeiro aplique o demaquilante nos pincéis. Então, espero e o produto agir por 5 minutos pelo menos. Depois, lave os pincéis em água corrente.

Nessa etapa é importante não molhar o cabo do pincel. Por fim, espere secar por um dia inteiro (24 horas).

3. Como lavar pincéis de maquiagem com solução higienizadora

Outra opção para lavar seus pincéis é utilizar uma solução higienizadora. Ou seja, um spray profissional para limpar todo tus de maquiagem.

Para limpar, primeiro borrife o produto no pincel. Em seguida, seque o pincel para remover a sujeira. Para isso use uma toalha macia ou um lenço de papel.

Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias para remover todos os resíduos. Lembre-se, que é preciso esperar o pincel secar por aproximadamente 30 minutos antes de usar.

4. Use uma esponja de silicone ou lenços removedores de maquiagem

Se você quer saber como lavar pincéis de maquiagem, saiba que você também pode usar acessórios para isso. Uma boa dica é optar por uma esponja de silicone. 

Pois, essa esponja é ótima para esfregar levemente as cerdas do pincel. Depois, é só enxaguar normalmente em água corrente. Em seguida, deixe secar como de costume pelo tempo necessário.

Outro bom acessório para limpar pincéis de maquiagem são os lenços demaquilantes. Tudo que você precisa fazer é passar o lenço no pincel. Então, use um papel macio seco para remover o excesso.

Essa é melhor alternativa se você precisa limpar seus pincéis para usar logo em seguida. Já que não é preciso esperar secar, uma vez que você não vai molhá-los.

Dicas finais

Agora que você sabe como lavar pincéis de maquiagem, aqui vai uma dica importante para secá-los: sempre deixe secar naturalmente.

Nada de usar o secador de cabelo, pois você vai danificar as cerdas e pode até estragar o pincel. Também não é uma boa alternativa deixar no sol.

Portanto, saiba que o melhor é deixar sob um papel toalha em local protegido. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

você pode gostar também