Como secar pincel de maquiagem do jeito certo e fazê-los durar mais

Fazer investimento em pincéis de maquiagem é o sonho de todo apaixonado. Porém, existe uma forma de como secar pincel de maquiagem e preservar o pincel por mais tempo?

Existem muitos fatores que influenciam na vida útil do pincel, como por exemplo, o material utilizado nas cerdas, tal como o que você utiliza para higienizá-lo e como você o seca.

Para aprender como secar pincel de maquiagem do jeito certo e garantir que eles durem mais, acompanhe este artigo até o final.

Melhores dicas de como secar pincel de maquiagem

Não tem como fugir: lavar e secar pincéis de maquiagem exige certa dedicação e a utilização dos produtos corretos, principalmente em pincéis de cerdas naturais.

Por isso, uma das dicas para fazer o pincel durar mais é separá-las na hora de lavar, lavando os pincéis sintéticos separados dos pincéis de cerdas naturais, pois para manter as cerdas macias, você pode utilizar um condicionador.

Lave os pincéis com frequência

Por mais que lavar os pincéis seja uma tarefa chata, principalmente se você tiver muitos pincéis, é uma tarefa essencial, tanto para a durabilidade do pincel quanto pela sua saúde, já que os pincéis acumulam produto e sujeira.

Sendo assim, o ideal é que você lave os pincéis semanalmente, utilizando um bom higienizador de pincéis, ou ainda, um xampu neutro para manter as cerdas intactas.

E claro, caso queira deixar as cerdas dos seus pincéis mais macias, utilize um pouquinho de condicionador diluído em água, e deixe o pincel secar bem.

Não utilize secador de cabelo nos pincéis

Outra dica de ouro de como secar pincel de maquiagem é não utilizar secador de cabelo nos pincéis.

Sabemos que às vezes a rotina é bem corrida e que precisamos dos pincéis com urgência, mas o calor de secador de cabelo pode fazer com que as suas cerdas se abram, deformando-as e em alguns casos, deixando o pincel inutilizável.

Seque os pincéis com uma toalha limpa

Outra dica de como secar pincel de maquiagem é secando-os com uma toalha limpa.

Contudo, você não deve esfregar o pincel com as cerdas molhadas na toalha para secá-lo, pois isso deforma as cerdas e pode afetar diretamente no desempenho do seu pincel.

O recomendado é que você lave os pincéis e estique uma toalha limpa em uma superfície plana, como por exemplo uma mesa, deixando os pincéis sobre ela.

Com a toalha, seque delicadamente as cerdas, retirando o excesso de água e depois deixe-os ali até que sequem por completo.

Jamais deixe seus pincéis em banheiro

E por falar na secagem dos pincéis, jamais os deixe no banheiro, mesmo que você lave os pincéis na pia.

Por si só, o banheiro é um local úmido, o que pode afetar a durabilidade tanto do cabo quanto das cerdas.

Assim, o ideal é que você deixe os pincéis em um lugar seco e arejado, e de preferência com as cerdas para cima, garantindo que elas mantenham o formato correto.

Não deixe o seu pincel secando na vertical

Contudo, é importante dizer que o pincel deve ser guardado com as cerdas para cima, porém jamais o deixe secar nessa posição, pois assim a água pode escorrer para o corpo do pincel e fazer com que ele solte.

Para secar, o ideal é que ele seque sobre uma toalha, na horizontal, garantindo que a toalha absorva a água.

Conclusão 

De fato, pincéis de maquiagem são itens delicados e que devem ser higienizados da forma correta para não deformar as cerdas.

Porém, são pequenas mudanças de atitude que podem fazer com que o seu investimento dure muito mais tempo.

Post anterior: Como tirar maquiagem da roupa: 3 dicas testadas e aprovadas

Como secar pincel de maquiagem