Confira as vantagens de usar placa de PVC em decorações

A decoração é item indispensável para criar um ambiente acolhedor, aconchegante e que traduza a identidade desejada para sua casa ou espaço corporativo. Por isso, é muito importante dar uma atenção especial a esse ponto e escolher os detalhes com carinho.

De tempos em tempos surgem tendências de decoração que visam traduzir diversos estilos e gostos, e uma das mais interessantes são as placas de PVC que podem ser aplicadas nas paredes, pisos e esquadrias dos mais diversos ambientes. 

Acompanhe para saber mais sobre esse material super versátil e descubra como utilizá-lo em seu espaço!

Por que utilizar placas de PVC?

Em primeiro lugar, é notável a quantidade de lugares e acabamentos nos quais o policloreto de vinil (PVC) pode ser utilizado como alternativa prática e estéticamente interessante.

O material tem baixo custo e boa resistência a agentes destrutivos, como incêndios, por não ser facilmente incinerado e ter propriedades de retardamento da chama, o que o torna, acima de tudo, muito seguro.

Por ser muito flexível, podemos encontrar o PVC em modelos variados e não apenas no formato de chapas lisas. Isso permite montar interessantes composições estéticas e utilizá-lo da forma que sua imaginação permitir. 

Uma das opções mais populares do uso do PVC são os pisos vinílicos, que surgem como alternativa aos de madeira, que exigem manutenção mais frequente e, por isso, têm custo benefício mais elevado.

Nas paredes, o material tem sido usado cada vez mais no formato de painéis 3D ou na simulação de texturas, conferindo ar sofisticado ao espaço, ainda mais quando utilizados em conjunto com iluminação adequada. 

Em todos os casos, a instalação de peças de PVC é muito prática. Na maior parte dos casos, as peças simplesmente se encaixam e podem ser cortadas para adaptação a ambientes curvos e/ou irregulares. 

Por não depender de quebras, rebocos e argamassa, não há a sujeira típica de uma obra, o que faz com que a montagem possa ser feita em poucas horas, otimizando o tempo disponível para a reforma.  

Além disso, por se tratar de um material leve, o transporte e manuseio também é muito mais simples.

Custo benefício

Todas essas características acrescidas do fato de que o PVC tem valor acessível fazem com que o custo benefício desse material seja muito interessante. 

Outros fatores que beneficiam esse custo benefício são a baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade e resistência a infiltrações, umidade, mudanças de temperatura, entre outros fatores que poderiam estragar peças de madeira ou gesso, por exemplo. 

Sua limpeza também é bastante simples e pode ser feita com uso de pano seco para retirada de pó e úmido, com um pouco de detergente neutro, para remoção de sujeiras mais pesadas.  

Por tudo isso, o PVC não sai mais em conta apenas no momento da instalação, mas durante toda sua vida útil.

E, para aqueles que se preocupam em escolher materiais que sejam sustentáveis e não agridam a natureza, o PVC é uma ótima pedida, já que sua composição, diferente de outros plásticos, não advém majoritariamente de origem fóssil, mas de sal marinho, material renovável. 

Além disso, o policloreto de vinil pode ser 100% reciclado. 

Grande variedade

Como dito anteriormente, a decoração é responsável por transmitir a imagem que se deseja para determinado ambiente. 

Sendo assim, quanto mais variedade, melhor, pois as possibilidades são infinitas e você pode escolher a que mais lhe agradar. 

Atentos a isso, os fabricantes já disponibilizam para a compra placas de PVC em diversas cores, tamanhos, padrões, formatos, etc. Se desejar, também é possível pintar o material e, assim, personalizá-lo ainda mais. 

Quais cuidados devo ter após a aplicação?

A manutenção do PVC é bastante simples. Além da limpeza já citada, o importante é tomar cuidado para não aplicar materiais abrasivos às peças, pois estes podem causar danos à estrutura e à pintura. 

O ideal é seguir à risca as recomendações do fabricante para manter as peças sempre bonitas e bem cuidadas. 

Para garantir a qualidade que você e seu espaço merecem, consulte uma distribuidora de confiança e saiba mais sobre todas as possibilidades que o PCV pode trazer para seu dia a dia. 

Conte também com profissionais capacitados e especializados no momento da aplicação para assegurar-se de que tudo ficará do jeito que você sempre sonhou.

você pode gostar também