4 curiosidades sobre maquiagem que você provavelmente não sabia

Convenhamos que os truques de maquiagem podem salvar o nosso dia a dia, não é mesmo? Pensando nisso, listamos algumas curiosidades sobre maquiagens que você provavelmente não sabia.

Entre as curiosidades trouxemos também alguns truques super fáceis e aplicáveis à rotina, fazendo com que a maquiagem dure mais. Para saber mais, acompanhe este artigo até o final.

4 curiosidades sobre maquiagem que você não sabia

Uma das principais curiosidades sobre maquiagens é que ela surgiu no Antigo Egito, por volta do ano 3000 a.C., onde as pessoas pintavam os olhos e as sobrancelhas com o objetivo de refletir a alma.

Inclusive, a expressão de que os olhos são espelho da alma surgiram a partir dessa crença egípcia.

De lá para cá, a maquiagem se aprimorou tanto em produtos quanto técnicas, se tornando a grandeza que conhecemos hoje.

A seguir, listamos 4 curiosidades sobre maquiagens para que você entenda melhor sobre as origens da maquiagem.

Bases eram produzidas com ceras naturais no Império Romano

Também podemos citar como curiosidades sobre maquiagens o fato de que as bases eram produzidas com ceras naturais no Império Romano.

Desde o Império Romano, o desejo de ter a pele perfeita e livre de imperfeições já estava presente, e por isso, os romanos criaram a primeira versão do que conhecemos como base, utilizando cera de abelha e óleos naturais.

Contudo, o principal problema era criar o tom de base certo e fazer com que essa maquiagem durasse, tal como oferecesse uma cobertura impecável.

Tons de base e de peles claras eram cobiçadas pela nobreza

Por falar em base, uma das maiores curiosidades sobre maquiagens é que na Idade Média e no Renascimento o tom de pele considerado ideal eram as peles claras.

Inclusive, quanto mais clara fosse o tom de pele, mais “saudável” a mulher era considerada.

Você deve estar se perguntando como as mulheres de pele morena e negra se maquiavam. Acredite: utilizando o mesmo tom de base que as mulheres brancas, que era uma mistura de chumbo branco ou giz.

Ou seja: a base estava longe de ter um tom ideal para cada pele, não é mesmo?

Misturar produtos pode criar o tom certo para a sua pele

Saindo da antiguidade e vindo para a atualidade, também podemos citar como uma das curiosidades sobre maquiagens a mistura de produtos para criar o tom de pele correto.

Pense comigo: quem nunca errou o tom de base para mais escura ou mais clara, não é verdade?

Então, para criar o tom certo, basta misturar a base mais clara com a de tom mais escuro, dosando lentamente e testando. Com um pouco de prática, você notará que chegará ao tom da sua pele.

Inclusive, é possível mudar o fundo da base de rosado para neutro apenas com corretivo amarelo, deixando-a com um fundo mais amarelado. Para deixá-la neutra, basta misturar o corretivo violeta, pois ele neutraliza o tom amarelado.

Pele oleosa pode (e deve) ser hidratada antes da maquiagem

Por último, mas não menos importante no mundo das curiosidades sobre maquiagens: pele oleosa deve ser hidratada sim antes da maquiagem.

Muita gente acredita que uma pele oleosa não pode ser hidratada pelo fato da pele já possuir uma oleosidade natural.

Porém, quando a pele é hidratada e preparada com os produtos certos, os poros ficam menos abertos e a maquiagem dura mais, principalmente pelo fato de não haver oleosidade em excesso.

Sendo assim, se você tiver a pele oleosa, invista em produtos oil-free e antioleosidade. No hidratante, aqueles com textura em gel são os mais indicados.

Conclusão 

E você, já conhecia alguma dessas curiosidades sobre maquiagens, tanto históricas quanto práticas?

Compartilhe conosco alguma curiosidade ou dúvida sobre maquiagem, suas origens e sua aplicação no dia a dia.

Post anterior: O poder da maquiagem no empoderamento feminino

você pode gostar também