4 dicas de depilação em casa para facilitar a vida das mamães

Atualmente, a nossa vida está cada vez mais corrida, cheia de afazeres e muitas vezes, não sobra tempo para o nosso autocuidado. Ainda mais sendo mãe, pois além de cuidar de uma outra vida e suas necessidades, trabalha e cuida da casa, e no fim do dia, está muito cansada. Com isso, na maioria das vezes, se coloca em último lugar.

Dessa forma, uma maneira de se manter bem com sua autoestima, é investindo em se cuidar em casa mesmo! Por exemplo: uma das partes do autocuidado que pode ser feito em casa é a depilação. Com as dicas certas e bons materiais, é possível se cuidar no conforto do seu lar! 

Para isso, uma dica amiga, nunca é demais, principalmente para quem nunca se depilou em casa. Quanto mais soubermos sobre depilação e como fazer de forma segura, menos chances de irritações na pele e outros problemas teremos.

Para te ajudar, separamos as 4 dicas essenciais de depilação em casa para facilitar a sua rotina de mãe e também, alguns dos principais produtos e materiais que vai precisar para esse momento de autocuidado. Vamos lá?

Principais Métodos

Em primeiro lugar, para se depilar em casa, você deve ter alguns materiais que facilitem esse momento de autocuidado. Independente do método escolhido, alguns dos itens podem  ser usados em todos eles. Os principais materiais que você deve investir são, por exemplo:

Para depilações com cera quente, você vai precisar de:

  • Papéis de depilação;
  • Recipiente próprio para aquecer e derreter a cera;
  • Cera (de preferência duas unidades);
  • Espátula ou palitos de picolé;
  • Gel pós depilatório.

Para depilação com lâmina, você vai precisar de:

  • Lâmina;
  • Hidratante, para fazer com a lâmina deslize sem machucar a pele;
  • Gel pós depilatório.

Para depilação com creme depilatório, você vai precisar de:

  • Creme depilatório;
  • Água corrente morna para retirada do creme;
  • Uma toalha de uso pessoal para secar o local;
  • Gel pós depilatório.

Há também outros métodos, como aparador elétrico ou depilador a pilha. O que torna tudo mais prático, pois não são necessários outros materiais, somente os indicados no manual de uso do item, para a sua segurança.

Depois de saber quais são os principais materiais que precisará em cada tipo de depilação, temos algumas dicas para tornar esse processo mais fácil e seguro. Vamos lá? 

1. Higienize bem a região a ser depilada

Antes de depilar, manter a higiene da região em dia é a melhor pedida para evitar a má precisão do seu método depilatório, irritações na pele ou até mesmo cortes. Ao fazer a higiene, você retira resíduos de pele morta, óleos e cremes usados no dia a dia, etc. Dessa forma, o efeito fica muito melhor!

É interessante também, se você lembrar, esfoliar a área a ser depilada um ou dois dias antes do processo. Essa medida ajuda a abrir os poros e que os pelos saiam com mais facilidade, sem machucar a pele. Contudo, faça a esfoliação devagar e com bons produtos, para não irritar a pele.

2. Preste bastante atenção aos materiais usados na hora da depilação

Principalmente para quem vai se depilar com cera, verificar se as luvas, plásticos e espátulas a serem usados estão realmente lacrados. Dessa forma, você evita colocar qualquer material contaminado na sua pele ou na mucosa. É importante frisar que nenhum desses materiais deve ser compartilhado.

No mais, use apenas os materiais próprios para este fim. Papéis comuns ou pedaços de tecidos nunca devem ser usados para puxar os pelos, de nenhuma região do corpo. Isso, além de machucar a pele, pode causar uma dor muito grande.

Nas farmácias, lojas de cosméticos e hipermercados, encontramos kits completos de depilação das mais variadas formas. Por isso, invista somente em métodos seguros!

3. Para cera quente, puxe da forma correta

A cera quente é, sem sombra de dúvidas, um dos métodos depilatórios mais usados na atualidade. O seu resultado dura mais, a pele fica mais lisinha e raramente aparecem os pontinhos vermelhos que coçam, ou às vezes até inflamam, chamados de foliculite. 

Contudo, para que a depilação seja feita de forma segura, é importante saber algumas informações sobre o método. A cera quente deve ser aplicada no sentido do crescimento dos pelos para as pontas, sempre respeitando a direção em que eles nascem. A axila é uma exceção, pois os pelos nascem para ambos os lados. Sendo assim, aplique respeitando cada parte da região.

Na hora de puxar a cera, puxe de forma rápida na direção oposta ao crescimento dos pelos. Em seguida, verifique se os fios foram todos removidos. Se sobrarem alguns, o ideal é retirar com pinça ou um método menos agressivo para não lesionar a pele. Acredite: fazer da forma correta muda completamente os resultados e causa menos dor!

4. Não se esqueça do gel pós depilação

Depois de passar por todas as etapas da depilação, a sensação é de dever cumprido, não é mesmo? Entretanto, não podemos esquecer do gel pós depilação! Ele serve para refrescar, suavizar e hidratar as áreas depiladas. Dessa forma, reduz o atrito, irritação ou até mesmo assaduras.

Ao escolher o seu gel depilatório, opte pelas fórmulas com mentol, pois trazem sensação de limpeza e fresco, além de manter o local hidratado por mais tempo.

Viu só como pode ser simples e prático se cuidar em casa, mesmo com a rotina corrida? Com apenas alguns materiais e alguns minutinhos, você deixa a sua depilação em dia, de forma segura e no conforto do seu lar.

você pode gostar também