Educação dos filhos: 7 ações essenciais para a participação dos pais

Qual pai não se preocupa com a educação dos filhos, não é mesmo? Assim que se descobrem nessa nova fase da vida, muitos já pensam no desafio que é preparar uma pessoa para os desafios do mundo. 

Isso quer dizer que, além de todas as expectativas e planos, como fazer a primeira festinha de aniversário e até criar site para festa, a educação tira o sono de muitos pais.

Por isso, preparamos esse artigo exclusivo com 7 ações que podem ressignificar a maneira de educar. Sabemos que cada família é única, mas nas dicas que preparamos, tentamos ponderar entre o que deve ser feito e como ir além do óbvio. Confira!

Afinal, qual o papel dos pais na educação dos filhos?

Afinal, qual o papel dos pais na educação dos filhos

A socialização das crianças começa com a família, especialmente com aqueles que cuidam delas. Antes de tudo, os pais fornecem uma importante visão de mundo e valores para os filhos.

Na escola, a criança começa então um processo de socialização que passa pela educação formal. Este tipo de educação se refere ao aprendizado escolar, com uma técnica que se baseia em disciplinas específicas.

Contudo, os filhos carregam consigo outro tipo de educação: a não formal. Considerada complementar, mas que se fundamenta na visão de mundo ensinada pelos pais, esta acontece fora do sistema de ensino formal. 

Portanto, a importância dos pais na vida dos filhos se dá através da transmissão de valores, conhecimentos e costumes.

Além disso, há diversas leis que atribuem aos pais a responsabilidade pelo desenvolvimento e pela educação da criança.

Assim, a relevância dos pais também se manifesta no dever que assumem em providenciar aos filhos um lar seguro, com acesso à educação e com oportunidades de lazer.

7 ações que irão contribuir na educação dos filhos

ações que irão contribuir na educação dos filhos

Todo ser humano é único, então não há uma fórmula mágica padronizada para lidar com filhos da mesma maneira. 

Entretanto, existem técnicas e ações que são comuns a um grande grupo de crianças, garantindo uma melhor comunicação e formas de agir em momentos significativos. Sendo assim, confira 7 ações que contribuem positivamente na educação dos filhos!

Educação dos filhos começa pelo exemplo

Já ouviu o ditado: “o costume de casa vai à praça”? É normal reproduzirmos costumes de quem temos proximidade, sejam eles positivos ou negativos. E isso influencia diretamente na educação dos filhos, afinal eles irão copiar as atitudes de quem os criou.

Portanto, educar pelo exemplo se fundamenta no aspecto da autocrítica, pois exige que você reflita sobre os costumes negativos que têm e que deseja não passar para os seus filhos. 

O exemplo é o fator mais importante na hora de educar uma criança, visto que ele norteia todas as atitudes dela.

Comparecimento nas reuniões escolares

Apesar de serem ambientes com formas de educar diferentes, a escola e a casa precisam manter uma relação de interdependência. 

Como crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento, é muito importante que haja uma valorização do espaço escolar. A melhor forma de manter uma conexão é que os pais ajam como pontes entre os dois espaços. 

Nas reuniões escolares, eles têm acesso a tudo que seus filhos fazem quando não estão em casa. Portanto, para a educação dos filhos, faz-se necessário acompanhar o rendimento escolar deles e verificar como se dá o seu processo de socialização nesse espaço.

Acompanhamento e preparação de local adequado para estudos

Isso se relaciona diretamente com a dica anterior, mas é essencial ter um ambiente propício para que os filhos estudem em casa.

Para isso, prepare um local aconchegante, iluminado e com tudo o que seu filho precisa para poder estudar tranquilamente. Na hora do estudo, computador e telefone celular apenas para pesquisar!

Isso permite que os filhos cresçam com o senso de organização de tempo e de espaço, além de aprimorar a característica da responsabilidade neles.

Diálogo sobre questões escolares contribui na educação dos filhos

Ajudar na tarefa escolar não deve ser visto como uma obrigação enfadonha, mas como uma oportunidade de dividir conhecimentos e aprender coisas novas com os filhos.

Além disso, lembre-se que os filhos sempre têm dúvidas dos ambientes que frequentam. Se o canal de comunicação com você for bom, elas serão redirecionadas para você.

Portanto, seja essa pessoa que demonstra para os filhos a beleza do processo de aprendizado. Assim, eles verão que adquirir conhecimento é para todas as etapas da vida.

Conheça e interaja com os amigos dos seus filhos

Uma dica essencial para a educação dos filhos é entender o seu processo de socialização e se ele está sendo saudável.

Saber quem são os amigos de seu filho não deve ser um mecanismo de controle. Isso significa que você se interessa por ele e quer entender as suas amizades.

Além disso, você pode orientá-lo em como ser um bom amigo, como agir diante de certas situações e identificar se o seu filho se desenvolve emocionalmente de forma adequada.

Informe-se sempre e compartilhe experiências

Como falamos anteriormente, adquirir conhecimento deve estar presente em todas as etapas da vida. 

Por isso, continue se informando e entendendo o mundo ao seu redor. O seu filho vive num mundo moderno, de mudanças muito rápidas. Entendê-las vai te oferecer ferramentas de como se relacionar com ele mais profundamente.

Por fim, compartilhe suas experiências com as crianças. Elas podem se identificar com algumas situações e ter mecanismos para agir em situações semelhantes no futuro.

Crie hábitos frequentes de se divertir com seus filhos

É muito importante ter momentos de lazer, afinal estudar o tempo todo cansa, não é? Por isso, você deve estimular hábitos lúdicos que podem ser feitos em família. 

Novos jogos, brincadeiras divertidas ou assistir um programa com todos podem ser alternativas válidas. Mas lembre-se: não terceirize a educação dos filhos!

Celulares e computadores são ótimos, mas não são substitutos de bons pais. Aprecie a companhia das crianças!

Conclusão

Entenda que uma educação dos filhos eficaz se fundamenta em comunicação aberta e sincera. Saiba falar com os seus filhos de forma respeitosa e humana, mas também impondo limites e responsabilidades.

Além disso, a sintonia é um aspecto comum aos pais, pois diz a entrar em acordo na hora de criar os filhos. Se um dos parentes desautoriza o outro na frente do filho, o senso de autoridade da criança se perde.Por fim, assimile que você não está criando alguém para te ajudar na velhice, mas que está criando uma pessoa para ter autonomia, senso de responsabilidade e respeito.

você pode gostar também