Estradiol 17b alto ou baixo? Saiba para que serve o exame

O estradiol 17b é um dos hormônios mais importantes para a saúde do organismo da mulher. Pois, participa do desenvolvimento vou te chamar os caracteres sexuais femininos.

Logo, como é de se imaginar, é importante que esteja presente em níveis altos no corpo das meninas. Além disso, ele também algumas funções importantes no organismo masculino.

Mas, o que é exatamente é esse hormônio? E para que serve o exame que mede os níveis de estradiol no corpo? Continue lendo e tire suas dúvidas a partir de agora.

Importante: as informações desse artigo são apenas para livre consulta. Elas não substituem a orientação do seu médico ginecologista ou obstetra. Vá ao médico e se informe melhor.

O que é o estradiol 17b?

Estradiol é uma forma muito potente do hormônio estrogênio, que é o principal hormônio feminino. Ele é sintetizado pelos ovários em grandes quantidades. No entanto, os testículos e as glândulas suprarrenais também produzem em quantidades menores.

Portanto, ele tem um papel indispensável no desenvolvimento sexual da mulher. Por esse motivo, o corpo feminino produz em maior quantidade. Já que o estradiol está relacionado a:

  • O desenvolvimento das mamas, do útero e da vagina;
  • Mudanças na parte externa dos órgãos genitais;
  • A coleta a distribuição da gordura corporal.

Já para os meninos, os índices desse hormônio não podem ser muito elevados. Por que, casa contrário, dificultam o desenvolvimento dos caracteres sexuais típicos masculinos. 

Além disso, e firmando é importante para a fertilidade feminina. Pois, é um dos responsáveis por permitir que a mulher consiga engravidar

Alterações nos níveis de fenômeno podem indicar condições de saúde distintas

O estradiol 17b é utilizado para diagnosticar diversas condições de saúde, incluindo:

  • O Câncer de ovário;
  • Hipogonadismo;
  • Analisar o funcionamento das glândulas suprarrenais, dos ovários e da placenta;
  • Diagnosticar a puberdade precoce;
  • Fertilidade feminina e masculina;
  • Presença de folículos ovarianos novo dia fiquei antecedem a fertilização in vitro;
  • Diagnosticar a menopausa ou menopausa precoce;
  • Identificar alterações no ciclo menstrual .como a amenorreia que é ausência da menstruação.

Além disso, para as mulheres os níveis de estradiol também são importantes para acompanhar a reprodução assistida. E analisar o funcionamento da função dos ovários em busca de possíveis problemas.

Em algumas condições clínicas perigosas, como tumores do sistema reprodutivo, os níveis de estradiol costumam estar muito elevados. Mas, isso nem sempre é assim.

No hipogonadismo, por exemplo, os níveis desse hormônio podem estar elevados ou até mesmo normais. Pois, seus níveis depende de quais são as causas do Hipogonadismo.  

O que é o exame de estradiol 17b?

Lembre-se: para se informar melhor vá ao seu ginecologista ou obstetra. As informações desse artigo não substituem o parecer médico.

Para medir os níveis desse hormônio no sangue é preciso realizar um exame de estradiol 17b. É importante destacar ainda, que os níveis de estradiol variam nas mulheres adultas conforme a fase da menstruação. Contudo, após a menopausa, esses níveis se estabilizam e se tornam constantes.

O exame é realizado em laboratórios de saúde através da coleta e análise de sangue do paciente. E não há nenhuma contra indicação para a realização desse exame.

No entanto, para as mulheres é importante que o exame se realize no período correto. Normalmente, entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual.

Dicas finais

O estradiol 17b é um hormônio indispensável para o desenvolvimento e para a saúde da mulher durante a vida toda. No entanto, é natural que seus níveis variam ao longo do ciclo menstrual. 

Portanto, para detectar qualquer anormalidade é preciso realizar um exame de estradiol. Então, submeter esse exame a uma análise médica criteriosa.

Não se esqueça que as informações desse artigo são apenas para sua livre consulta. Se você tem dúvidas, ou qualquer alteração de saúde, vá ao seu médico ginecologista ou obstetra. E se informe melhor.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida ainda? Comente!

Post anterior: Tons de base Ruby Rose: qual tipo combina melhor para sua pele?

estradiol 17b