Fundo De Clareamento — O Que é? Como Obter o Tom Certo?

Quando vamos descolorir ou colorir o cabelo, o mesmo sofre forte influência do que chamamos de fundo de clareamento.

Por isso, além de analisar a qualidade dos fios, o profissional precisa considerar esta questão, se quiser chegar ao tom desejado pela cliente.

Com toda a certeza você ficou curiosa para saber mais sobre esse processo, não é mesmo? Siga lendo e veja o guia que preparei.

O Que É Fundo De Clareamento?

Quando realizamos um processo de descoloração, geralmente, ficamos sem saber qual cor vai se revelar.

Os profissionais possuem o conhecimento necessário, por isso, não erram quando vão colorir nossas madeixas.

De acordo com especialistas, o fundo de clareamento é o fator responsável pela altura do tom que nossos fios revelam após uma coloração ou descoloração.

Sendo assim, quem deseja mudar a cor ou mesmo fazer algumas luzes, deve saber que é o fundo de clareamento que vai dizer como chegar ao objetivo.

Por exemplo, fios escuros e com tonalidades avermelhadas, revelam um fundo acobreado, amarelado ou ainda alaranjado.

Basicamente, é por meio desse dado que conseguimos saber quantos tons nosso cabelo tem capacidade de clarear.

Por muito tempo, não nos interessamos por esse assunto, mas com a inclinação para os fios platinados, passamos a ouvir dos cabeleireiros que certas pessoas não alcançam esse propósito de uma vez.

Diferente dos escuros, quanto mais claros são os cabelos, mais rápido conseguimos atingir tons de dourado e amarelo. Nesse caso, chega-se mais facilmente aos tons acinzentados ou arroxeados.

Sendo assim, o fundo de clareamento nos diz que o cabelo preto precisa passar por pelo menos dois processos de descoloração para chegar ao loiro amarelado ou platinado.

Como Usar o Fundo De Clareamento?

Esta é uma das principais dúvidas dos cabeleireiros iniciantes, mas não é algo difícil de entender.

Para fazer a identificação do fundo de clareamento é imprescindível saber a altura do tom. A saber, a altura do tom é a cor natural do fio e isso não se resume a preto, castanho e loiro.

Vale salientar que quando me refiro à altura do tom, vale somente para os cabelos ainda virgens, ou seja, aqueles quem nunca foram coloridos ou descoloridos.

Por exemplo, vamos supor que você deseja alcançar um loiro claro. Nesse caso a altura do tom é 8. Ah! Existe uma tabelinha com estes dados!

Significa, então, que precisará alcançar um fundo de clareamento amarelo, em vez de laranja.

Para isso, é necessário deixar que o pó descolorante haja por mais tempo, mas lembre-se que nem todo fio consegue suportar.

Antes de começar este processo o profissional precisa fazer uma análise série do cabelo da cliente. O objetivo, então, é descobrir se o mesmo não sofrerá muitos danos.

Fundo De Clareamento — Para Que Serve?

O fundo de clareamento serve para nos indicar qual cor devemos aplicar após clarear para ter o que desejamos.

Desse modo, essa informação é fundamental para que o método de coloração realmente dê certo. Além disso, precisamos saber qual cor neutraliza a outra.

Fundo De Clareamento — Como Fazer a Identificação Do?

A princípio, identificar o fundo de clareamento é bem simples… Então, após aplicar o pó descolorante deixe agir, lave e observe a cor.

Caso o fio esteja alaranjado, precisamos aplicar novamente, lembrando que o cabelo precisa aguentar.

Terminando o processo, se observar que chegou a uma tonalidade amarelada, significa que alcançou o Fundo 8. Assim sendo, já conseguirá um loiro claro.

Por outro lado, se o objetivo da cliente for um platinado, você terá que descolorir por mais tempo até chegar ao fundo 9.

Parece complexo, mas com a tabela em mãos, basta encostar as cores nos fios e fazer a comparação.

Geralmente, os fabricantes colocam uma tabelinha em suas tinturas, mas o ideal mesmo é realizar coloração com um profissional.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de fazer alguma sugestão de pauta? Deixe um comentário!

Post anterior: Jornada da desfundencia – treinamento em finanças que funciona

você pode gostar também