Grávida com diarreia é normal? E o que fazer?

Será que grávida com diarreia é um problema normal na gestação? É verdade que a gravidez é um dos momentos mais importante da vida. Além disso, para maioria das mulheres, é também o mais feliz.

Contudo, muitas mudanças também ocorrem no corpo da gestante. Tanto questões hormonais, quanto a compressão dos órgãos internos para acomodar o bebê. Entre outras coisas.

Com isso, também surgem alguns desconfortos. No artigo de hoje, vamos entender se grávida ter diarreia é normal. E conferir o que fazer nesses casos.

Importante: as informações desse artigo não substitui o diagnóstico médico. Então, se você está com diarreia na gravidez procure seu ginecologista ou obstetra para uma consulta.

Grávida com diarreia: por que isso acontece?

Não há um único motivo para ocorrência de diarreia na gestação. Além disso, essa é uma ocorrência comum na gestação. Confira alguns motivos comuns para grávidas terem diarreia: 

  • A má digestão: o sistema digestivo passa por mudanças na gestação. Com isso, é comum a ocorrência de náuseas e vômitos. E a náusea e o vômito podem provocar uma má digestão que leva a diarreia;
  • Mudanças hormonais: o corpo da gestante passa por muitas alterações hormonais. E essas alterações tem Impacto sobre o sistema gastrointestinal e podem causar diarreia;
  • Suplementos alimentares: uso de suplementos alimentares pode levar a diarreia é maior sensibilidade estomacal;
  • Uma intoxicação alimentar: durante a gestação é preciso ter cuidado em dobro com os alimentos. Pois, alimentos mal cozidos ou manipulados um pouco higiene podem levar à intoxicação alimentar. Que por sua vez pode causar diarreia.

Além disso, as mudanças físicas que contribuem o sistema digestivo da grávida também podem provocar diarreia é vômitos. Pois, tornam mais difícil processo de digestão dos alimentos.

Grávida com diarreia: como evitar o problema?

Como a grávida é mais suscetível a ocorrência de diarreia, o melhor a fazer é tomar alguns cuidados para evitar o problema. E para isso existe algumas coisas que você pode fazer:

  • Evite comer alimentos muito gordurosos, como as frituras;
  • Como alimentos naturais, como grãos e iogurte, e alimentos grelhados com pouca gordura, como carne branca;
  • Beba água filtrada ou fervida;
  • Prefira ingerir frutas e verduras cozidas, ao invés de cruas.

Com essas dicas, você diminui as chances de ter uma intoxicação alimentar. Além disso, essas mudanças alimentar e servem como uma forma de tratar a diarreia em casa.

No entanto, isso se aplica apenas aos casos mais leves. Outra questão importante é que essas informações não substituem o diagnóstico e orientação médica.

Então, se você é uma grávida com diarreia procure seu ginecologista ou obstetra para uma avaliação completa.

Diarreia na gestação: sinais de uma urgência médica

Quando a diarreia demorar mais de 3 dias para passar você deve procurar um médico. Contudo, se apresentar qualquer um dos sinais abaixo, procure um médico imediatamente:

  • Fezes com sangue;
  • Vômito frequente;
  • Temperatura corporal superior a 38 graus Celsius (febre);
  • Você teve mais de três evacuações líquidas no mesmo dia;
  • Forte dor abdominal.

Então, presta atenção os sintomas da sua diarreia. Já que qualquer um desses sinais representa uma urgente médica que requer atenção imediata.

Grávida com diarreia pode tomar algum remédio em casa?

Existem remédios para diarreia como o Diasec ou Diarresec. No entanto, você não deve se automedicar.

Você só deve tomar medicamentos que são prescritos pelo seu médico. Lembre-se: nem todos os remédios podem ser consumidos por gestantes, já que podem causar problemas para mãe e para o bebê.

Portanto, não tome nenhum remédio em casa sem prescrição médica. Vá ao posto de saúde e marque uma consulta com seu médico.

Conclusão

Se você é uma grávida com diarreia saiba que esse problema é comum. Porém, você não deve se automedicar.

Existem vários motivos que podem levar à ocorrência da diarreia na gestação. Inclusive, as próprias mudanças físicas e hormonais da mulher.

Se você está grávida e com diarreia procure um médico ginecologista ou obstetra para maiores informações. As informações desse artigo não substituem a orientação do seu médico. Dúvida? Comente!

Post anterior: Grávida de 8 semanas e teste negativo – Entenda!

você pode gostar também