Grávida com dor no pé da barriga: o que fazer? 

O tema grávida com dor no pé da barriga preocupa muita gestantes. Afinal, a mulher deve ficar atenta qualquer dor ou desconforto durante a gravidez. 

Pois, algumas dores até são normais durante esse período. Mas, nem todas. O que exige que as gestantes prestem atenção redobrada a seus corpos e ao que sentem.

Então, no artigo de hoje vamos entender melhor o que é esse problema e o que fazer quando ele ocorre. Mas, se você é uma grávida com dor no pé da barriga procure orientação médica.

Pois, as informações que disponibilizamos hoje não substituem o parecer de um ginecologista ou médico obstetra. 

O que significa grávida com dor no pé da barriga?

A dor no pé da barriga é uma situação muito comum durante a gestação. Pois, é uma dor que ocorre no baixo ventre por causa da compressão dos órgãos internos da mulher para acomodar o bebê.

Logo, conforme o bebê se desenvolve no útero essa dor se torna mais frequente. Por que, a criança ocupa cada vez mais espaço interno no corpo da mulher até o parto.

Apesar de ser normal, é importante que a gestante relate a ocorrência da dor no pé da barriga para seu médico. Então, se é o seu caso, faça isso nas suas consultas pré natais.

Observe outros sinais

Essa dor normalmente aparece a partir  do 2º trimestre e também está ligada ao estiramento dos ligamentos pélvicos. Outra mudança natural que ocorre no corpo das gestantes.

Embora seja considerada normal, em alguns casos a grávida com dor no pé da barriga pode precisar de tratamento médico. Para isso, observe outros sinais que podem acompanhar a dor:

  • Febre;
  • Sangramento;
  • Forte dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Dor no pé da barriga muito intensa;
  • Ou dor muito intensa em outras regiões abdominais;
  • E perda de líquidos através da vagina.

Nesses casos, procure atendimento médico imediatamente. Pois, e sinais podem significar a possibilidade de um aborto espontâneo.

Contudo, não se esqueça. As informações relativas servem apenas para a finalidade de consulta e tirar dúvidas. Então, se você está grávida, procure seu ginecologista e obstetra para mais informações.

Outros motivos para grávida com dor no pé da barriga

Além dos motivos citados acima, a dor no pé da barriga durante a gestação também pode ter outras causas. Pois, é comum que essa dor loucura quando a gestante:

  • Caminhar;
  • Espirar:
  • Se movimentar de forma brusca;
  • Tossir;
  • Rir muito.

Portanto, mais recomendado é que a gestante evite caminhar muito e descanse. Pois, dessa forma o desconforto causado pela dor no baixo ventre diminui.

A gravidez ectópica

A gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fecundado se desenvolve fora do útero. Por exemplo, nas trompas, no colo do útero ou até no abdômen.

Quando isso acontece, há risco de morte eminente da mãe. Por esse motivo, a gravidez precisa ser interrompida. Já que não há condições do bebê se desenvolver por completo fora do útero.

Nesse caso, o problema da dor no pé da barriga começa logo no primeiro mês de gestação. Ou no máximo durante o segundo mês.

E serve como um sinal claro de que algo está errado com a gravidez. Mas, o problema normalmente é identificado assim que a mulher descobre que está grávida.

Pois, os primeiros exames gestacionais do pré-natal detectam a gravidez ectópica. Contudo, se você tem dor no pé da barriga mesmo que saiba estar grávida deve procurar um médico.

Já que essas dores também podem ser sinal de uma gravidez. Inclusive de uma gravidez ectópica.

Dicas finais

O problema da grávida com dor no pé da barriga também pode ocorrer entre o quarto e o sexto mês de gestação. Por que, nesse período ocorrem algumas contrações.

Essas contrações são conhecidas como contrações de treinamento, já que servem para preparar a mulher para as contrações do parto. Logo, ter um pouco de dor no pé da barriga nesse momento também é normal.

Mais, não se esqueça. Se você é gestante procure um médico ginecologista ou obstetra para se formar melhor. Dúvidas? Deixe seu comentário!

Post anterior: Qual antialérgico gestante pode tomar?

você pode gostar também