Grávida de 8 semanas e teste negativo – Entenda!

Você está grávida de 8 semanas e teste negativo? Saiba que você não é a única mulher a passar por isso. Pois, não é incomum obter um falso negativo em um teste de gravidez.

Mas, por que será que isso acontece? A verdade, como vamos ver ao longo desse artigo, é que não existe um único motivo.

Então, continue lendo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Porém, saiba que as informações desse texto não substituem a avaliação e diagnóstico de um médico.

Se você está grávida de 8 semanas e teste negativo, procure um ginecologista ou obstetra para se informar melhor. E fazer uma avaliação completa.

Grávida de 8 semanas e teste negativo: o que significa?

Em primeiro lugar saiba que os testes de farmácia são muito confiáveis. No entanto, eles não são infalíveis. Então, você deve seguir todas as instruções na embalagem. Somente assim é possível obter um resultado confiável.

Apesar disso, pode acontecer que a gestante siga todas as recomendações do fabricante e obtenha um resultado errado. Pois, como mencionamos, os testes podem falhar.

Então, quando a gestante está grávida e o teste dá negativo isso pode significar diferentes coisas. O mais comum, contudo, é que o teste tenha apresentado um falso negativo.

O que fazer quando o teste de gravidez apresenta um falso negativo?

Se você tem certeza de que está grávida e o teste deu negativo, é preciso repetir a testagem. Para isso, faça um novo teste entre 2 a 4 dias após o primeiro.

Repetir o teste de gravidez também é recomendado mesmo que seu resultado tenha dado positivo. Porque, os testes também podem apresentar falsos positivos.

Além disso, você deve procurar seu ginecologista ou um obstetra para mais informações. Afinal, podem haver outros motivos para seu teste apresentar um resultado falso.

Confira a seguir quais motivos são esses. Mas, lembre-se: essas informações não descartam a necessidade de uma consulta médica.

Grávida de 8 semanas e teste negativo: por que isso acontece?

Durante a gravidez o corpo da gestante sofre algumas mudanças hormonais. O HCG – Gonadotrofina Coriônica Humana é um hormônio que as mulheres produzem durante a gestação. Portanto, é o principal indicador dos testes de gravidez.

Então, os testes de farmácia realizam a medição da dosagem de HCG. Pois, os índices de HCG aumentam muito na urina e no sangue durante os três primeiros meses de gestação.

Esse é o motivo pelo qual os testes de gravidez são muito confiáveis. Mas, a melhor forma detectar a presença do HCG é através de um exame de sangue.

E os testes de farmácia que utilizam urina podem falhar com maior facilidade. Porém, essa não é a única razão para você estar grávida e ter um teste negativo

Ciclo menstrual da mulher

O teste de gravidez deve ser feito após o atraso da menstruação. Pois, do contrário, ele vai apresentar um resultado negativo.

Então, quando a mulher tem um ciclo menstrual irregular ela pode suspeitar estar grávida. Contudo, o que acontece é que a sua menstruação está apenas um pouco atrasada.

Se você tem um ciclo irregular faça o teste dois ou mais dias após ter relações sexuais. Porque, isso aumenta as chances de ter um resultado correto.

Grávida de 8 semanas e teste negativo: gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fecundado se aloja fora do útero. Portanto, é uma gravidez que precisa ser interrompida. Já que apresenta grandes riscos de vida para a mãe.

Contudo, embora esteja grávida, nessa situação hormônio HCG demora mais para ser produzido. E quando a gestante faz o teste de gravidez o resultado provavelmente será negativo.

Dicas finais

Uma gravidez ectópica normalmente apresenta outros sinais, como dor muito forte no pé da barriga. Além de sangramento vaginal e uma sensação interna de peso próximo a vagina.

Se isso acontecer com você, vá imediatamente ao médico. E não se esqueça: esse artigo tem como objetivo tornar o conhecimento médico científico mais acessível.

Logo, nenhuma informação aqui substitui o diagnóstico e avaliação do seu ginecologista ou obstetra. Portanto, se você está grávida de 8 semanas e teste negativo, procure seu médico.

Post anterior: Gestação Tubária

você pode gostar também