Pode usar maquiagem vencida? Mitos e verdades sobre o tema

Um dos principais questionamentos quando falamos de maquiagem é: pode usar maquiagem vencida? Quanto tempo depois do vencimento posso mantê-la na minha necessaire?

É extremamente comum que tenhamos aquele produto que está guardado há muito tempo e que nem lembrávamos que ele existe. Porém, é importante ter cuidado com essa questão, pois ela pode ocasionar vários problemas.

Sendo assim, explicaremos se realmente pode usar maquiagem vencida, quais são os mitos, verdades e consequência das maquiagens vencidas.

Pode usar maquiagem vencida?

Aqui, temos a pergunta que não quer calar: pode usar maquiagem vencida? A resposta é NÃO, e isso se dá pelo fato de que a maquiagem é um cosmético com compostos químicos, que após o prazo de validade, perdem as suas propriedades.

Como todo cosmético, as maquiagens possuem alguns conservantes para mantê-lo no prazo de validade, garantindo que você não desenvolva nenhum tipo de alergia ou infecção na pele.

Após o prazo de validade, estes conservantes deixam de funcionar, colocando o produto em risco de contaminação, e por isso, podem causar tantos problemas.

Em alguns casos, a alergia é tão séria que pode causar coceiras, descamações e até mesmo manchas na pele, portanto, não vale a pena arriscar.

Maquiagens e seus prazos de validade

Um dos grandes pontos quando falamos sobre as maquiagens é se pode usar maquiagem vencida é a questão de existir um tempo “extra” onde a maquiagem ainda está funcionando, mesmo depois do vencimento.

Essa afirmação é um dos grandes mitos no mundo da maquiagem. Normalmente, as maquiagens têm o prazo de 36 meses a contar da data de fabricação.

Contudo, esse prazo é cumprido quando o produto é mantido em condições ideais, conforme o descrito na embalagem.

Ou seja, se você deixa a sua maquiagem na bolsa, no carro ou em locais muito úmidos como o banheiro, esse prazo de validade é encurtado, fazendo com que você note a diferença no desempenho do produto e até mesmo alergias.

Por isso, é essencial avaliar o local onde você está guardando as suas maquiagens e aos prazos de validade de cada produto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os produtos podem durar o seguinte tempo, desde que estejam em local fresco e arejado:

  • Máscara de cílios: 06 meses;
  • Batons: 48 meses;
  • Gloss: entre 6 e 12 meses;
  • Sombras e demais itens compactados: 36 meses;
  • Bases aquosas: 12 meses;
  • Bases oleosas: 18 meses;
  • Pó compacto: entre 18 a 24 meses;
  • Blush: entre 18 a 24 meses;
  • Iluminador: entre 18 a 24 meses;
  • Corretivos: 18 meses;
  • Delineador: entre 6 a 12 meses.

Um dos meios para lembrar a data de vencimento e não correr o risco de ter alergias e infecções é etiquetando os produtos com a data em que foi aberta e a data que está na embalagem.

Consequências e riscos de usar maquiagem vencida

Dependendo da maquiagem que você utiliza e do produto, você pode ter reações alérgicas leves, como por exemplo, coceira e vermelhidão no local da aplicação.

Em outros casos, dependendo do estado do produto, existe o risco de sofrer com infecções de pele e dermatites, as quais causam sintomas como a descamação da pele e coceira, sem contar com o risco de conjuntivite.

Por isso, esteja sempre atento à validade dos produtos e no local de armazenamento para não correr riscos.

Conclusão 

De modo geral, não tem como postergar ou prolongar a vida útil do produto após o seu vencimento.

Sendo assim, esteja sempre atento às suas maquiagens, armazene-as no local correto e se você notar alguma alteração no aspecto e no visual do produto, ou ainda, sentir alguma reação alérgica, não hesite em descartá-lo.

Post anterior: Como secar pincel de maquiagem do jeito certo e fazê-los durar mais

Pode usar maquiagem vencida